sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Trem-bala e um país sem estradas,sem hidrovias, sem ferrovias, sem caminhões...



É um absurdo a criação de mais uma estatal para implantar o trem-bala entre Rio e São Paulo, como se transporte interestadual de passageiros fosse um problema no Brasil. Enquanto isso, os rebanhos estão sendo dizimados no Nordeste porque, com a seca, houve perda da safra de milho. Agora vejam o drama:

O Ministério da Agricultura não consegue caminhões para transportar milho do centro-oeste e de outras regiões do país para um abastecimento emergencial. Tem milho, mas não há caminhões para transportar. Enquanto isso, rebanhos sendo exterminados pela fome naquele pedaço mais pobre do Brasil. Trem-bala? 

Vocês sabem que não há portos, rodovias e hidrovias no Arco Norte do Brasil, onde já se produz mais de 60% dos grãos? A safra é obrigada a descer até Santos, Paranaguá e Rio Grande para ser exportada. 

Sabem quanto custa resolver todo este problema de logística? Pouco mais de R$ 6 bilhões. Ou pouco mais de 10% do que custará o trem-bala, no final das contas. 

Hoje deve ser anunciado que o Brasil, pela primeira vez, ultrapassa os Estados Unidos, tornando-se o maior produtor de soja do mundo, mas não tem portos, rodovias e hidrovias para escoar a produção. Trem-bala?  

Nenhum comentário: