terça-feira, 25 de maio de 2010

O protesto de Binoche



Juliette Binoche, a linda e talentosa atriz francesa que recebeu a Palma de Ouro como melhor intérprte feminina no 63º Festival de Cannes, por sua atuação no filme “Copie Conforme”, do iraniano Abbas Kiarostami, ao receber o prêmio protestou contra a prisão estúpida e sem sentido de outro grande diretor iraniano, Jafar Panahi, que nos deu um dos mais sensíveis filmes dos últimos tempos, O Balão Branco.

O roteiro de O Balão Branco é do mesmo Kiarostami que agora dirigiu Juliette. Conta a história de uma menininha iraniana que deseja ter para as festas de fim de ano um peixinho dourado gordinho, em vez dos raquíticos que sua mãe tem em um pequeno aquário. Seu sonho é um bem gordinho e ela explica o motivo: é porque ele parece dançar quando nada...

É uma tradição do país as famílias terem um peixinho dourado alegrando suas casas para as festas. Depois de muito pedir, ela e seu irmãozinho conseguem que a mãe lhes dê o dinheiro e lá vão eles, felizes, para a loja comprar o peixinho. Mas entre sua casa e a loja, ela perde o dinheiro.... E mais não conto.

Aluguem o DVD e protestem muito contra a prisão de Jahar Panahi, preso por fazer um documentário sobre os protestos na rua por ocasião da eleição do amigo do Lula.

Em tempo: Panahi já estava preso quando Amorim esteve lá das duas últimas vezes e quando Lula chegou continuava preso. Está incomunicável naquela bastilha iraniana da qual falamos ontem. Iniciou uma greve de fome, se não me enagano, há uma semana.

Nenhum comentário: