Sabe aquela história de que os políticos só aparecem de quatro em quatro anos, e para pedir votos? Isso virou coisa do passado, ao menos no mundo virtual. Hoje, com apenas um clique, é possível acompanhar a atuação de prefeitos, vereadores, deputados, entre outros.
Redes sociais, como o Facebook, por exemplo, se tornaram palanques virtuais para os políticos. Um cenário que tende a ficar ainda mais evidente na eleição desse ano.
Fatores como a restrição ao financiamento das campanhas e à propaganda de rua devem aumentar a procura por esse tipo de divulgação, que é fácil, rápida e gratuita.
"Nessa próxima campanha, a rede social terá uma grande importância, pois vai ser uma campanha curta, com pouco dinheiro", afirmou o coordenador regional do PSDB, Francisco de Assis Vieira, o Chesco.
No PT, os militantes participam de cursos para aprender a usar as redes sociais em benefício do partido. Foram cinco na região nos últimos anos, sendo o principal em 2014, em São José, o 'camping digital'.
"Não é apenas em época de campanha. É um trabalho executado há anos, uma forma de se comunicar com esse perfil de novo público", disse Rose Gaspar, a coordenadora regional do partido.
Palanque. Na região, alguns casos se destacam. O prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), por exemplo, tem usado o Facebook para fazer prestação de contas do mandato e até criticar a oposição.
"As redes sociais se transformaram em uma importante ferramenta de trabalho. Por meio dela os munícipes podem ter um contato direto comigo, enviando sugestões e colaborando com a fiscalização dos serviços públicos", disse o prefeito.
Outro político que explora bastante as redes sociais é o deputado Eduardo Cury (PSDB), que posta uma espécie de diário da Câmara dos Deputados. Para ele, o Facebook se destaca pela instantaneidade e por ser uma forma direta de prestação de contas, além de ser uma ferramenta gratuita.
Ao contrário de Carlinhos e Cury, que são responsáveis pela maioria das postagens, há casos de políticos que contratam assessores especializados para cuidar de seus perfis nas redes sociais. É o caso, por exemplo, do prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), que conta com esse serviço desde 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário