O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou oficialmente nesta terça-feira, em discurso no Salão Oval da Casa Branca, o fim da missão de combate no Iraque.
O líder deixou claro, no entanto, que o compromisso com os iraquianos prossegue e pediu às autoridades locais que resolvam o impasse político e formem um "governo inclusivo".
- Nesta noite, anuncio que a missão americana de combate no Iraque acabou. A operação Iraqi Freedom terminou, e os iraquianos agora serão responsáveis pela segurança do país - afirmou Obama, falando da mesma mesa que seu antecessor, George W. Bush, usou para declarar o início do confronto em 2003.
Segundo ele, o fim da guerra não é apenas do interesse do Iraque, mas também dos EUA.
- Chegou a hora de virar a página - disse o presidente americano, que frisou que o assunto mais urgente para o país no momento é promover a retomada da economia americana.
- Hoje, nossa tarefa mais urgente é restaurar a nossa economia e colocar os milhões de americanos que perderam os seus empregos de volta ao trabalho - disse Obama. - Não é uma missão fácil. Mas nos próximos dias, deve ser a nossa missão central como um povo, e a minha principal responsabilidade como presidente - completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário