Folha.com
Com quase todas as urnas contabilizadas, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou um novo balanço das eleições legislativas deste domingo, que dá ainda maior vantagem aos governistas do PSUV, mas os mantém longe da maioria absoluta de dois terços da Assembleia Nacional --o que permitiria ao presidente Hugo Chávez avançar sem obstáculos em sua revolução bolivariana.
Segundo o novo balanço, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, governista) tem ao menos 94 deputados, contra 60 da coligação da oposição Mesa da Unidade Democrática e outros dois da esquerda dissidente do chavismo Patria Para Todos (PPT).
Uma maioria simples, de até 109 das 165 vagas no Parlamento, força o governo Chávez a negociar com a oposição para a aprovação de leis orgânicas e de novos integrantes dos demais poderes públicos, como o Supremo Tribunal, a Procuradoria e o CNE, além de convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
A grande margem, contudo, foi recebida como uma vitória pelo presidente, que transformou as eleições deste domingo em um plebiscito de sua popularidade e um termômetro para sua disputa à reeleição em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário