Declaração foi dada a jornal estatal, neste domingo (21).
Presidente quer estimular crescimento populacional do país.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, sugeriu que as adolescentes iranianas deveriam se casar aos 16 anos, em sua mais nova postura de rejeição ao eficiente programa de controle familiar do país, segundo informou um jornal local neste domingo (21). Após as taxas recordes de nascimentos no início da revolução islâmica de 1979, o Irã implementou um programa de planejamento familiar nos anos 1990 que reduziram drasticamente o número de nascimentos.
Ahmadinejad contesta o programa por sua característica ateísta e importada do Ocidente. "Deveríamos aceitar a idade de casamento de 20 anos para os meninos e entre 16 e 17 para as meninas", disse o presidente, segundo o periódico estatal 'Jam-e Jam'. "A idade de casamento dos meninos atingiu 26 e das meninas 24, e não há motivo para isso".
Desde que chegou ao poder em 2005, o presidente tem procurado aumentar a população do país, que já é de 75 milhões, com um terço entre os 15 e 30 anos. Em julho, ele inaugurou uma nova política para encorajar o crescimento populacional com incentivos fiscais para cada criança nascida - e já disse anteriormente que o país conseguiria alimentar uma população de 150 milhões. Críticos dizem que a política vai apenas aumentar o desemprego, com taxa oficial atualmente de 9%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário