/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/v/j/T0VLAkQWAqLVHBKuMkhQ/joseph-kovacs.jpg)
O corpo do engenheiro Joseph Kovacs, responsável pelo projeto do primeiro avião Tucano da Embraer, foi cremado nesta segunda-feira (15). Ele morreu no domingo (14) em São José dos Campos (SP) aos 93 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Kovacs integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento do primeiro avião Tucano do Brasil e do T-25 Universal, aeronave em exposição permanente na entrada do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos.
A morte dele foi lamentada pela Esquadrilha da Fumaça e pelo Comando da Aeronáutica. (veja repercussão abaixo)
Kovacks era húngaro naturalizado brasileiro. Ele se formou em engenharia e participou de diversos projetos, com destaque para a primeira aeronave Tucano. O projeto é a marca da união entre a FAB e a Embrear e completa 36 anos de criação em setembro deste ano.
A aeronave foi criada em 1977 diante da necessidade de modernização de frota da FAB. Segundo a Embraer, foram quatro anos de projeto, liderado por Kovac, para nascer o primeiro avião da linha, entregue à Força Aérea e à esquadrilha da fumaça.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/6/y/Bfpzk2RqAdgI3gqerF6g/tucano.jpg)
Repercussão
A Esquadrilha da Fumaça postou em sua página uma homenagem ao engenheiro. “O T-25 e o lendário T-27 Tucano saíram de suas pranchetas e conquistaram o mundo, como verdadeiras obras primas. Lamentamos muito o seu falecimento e somos certos de que o seu legado nunca se apagará”. (veja postagem completa abaixo)
O Comando da Aeronáutica emitiu uma nota lamentando a morte do engenheiro. “Estendemos as nossas condolências aos familiares e amigos. Seu legado continuará vivo a cada decolagem dos consagrados T-25 e T-27”, informou.
O corpo de Joseph Kovac foi velado no cemitério Parque das Flores e cremado no início da tarde desta segunda-feira (15).
![]() |
Joseph Kovacs. Se não o conhecia, certamente, conheceu a sua obra. Por mais de 30 anos, nós, da Esquadrilha da Fumaça, voamos aeronaves projetadas por este húngaro naturalizado brasileiro. O T-25 e o lendário T-27 Tucano saíram de suas pranchetas e conquistaram o mundo, como verdadeiras obras primas. Lamentamos muito o seu falecimento e somos certos de que o seu legado nunca se apagará. |
No G1 Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário