quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Embraer vai dar férias coletivas para transição com Boeing



A Embraer anunciou que vai dar férias coletivas para todos trabalhadores que atuam nas unidades instaladas no Brasil para realizar a transição do comando da empresa para a Boeing.

A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. Procurada, a Embraer ainda não comentou.

A companhia norte-americana irá comprar 80% da aviação comercial da Embraer, que fará parte da Boeing Brasil Commercial. O controle será dos americanos, com 20% da nova companhia nas mãos da Embraer.

Segundo o sindicato, as férias coletivas serão concedidas de 6 a 20 janeiro. A medida deve impactar cerca de 15 mil trabalhadores, paralisando as unidades Faria Lima e Eugênio de Melo, em São José dos Campos, Taubaté, Sorocaba, Gavião Peixoto e Botucatu, todas no estado de São Paulo.

Os escritórios da Embraer em São Paulo e em Belo Horizonte (MG) também serão afetados. “A decisão causa apreensão entre os trabalhadores, preocupados com as medidas que a nova direção da companhia eventualmente possa tomar”, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, que representa a maior parte dos trabalhadores da Embraer no país e é contra as férias coletivas.

"Em assembleia, os trabalhadores reivindicaram da empresa a concessão de licenças remuneradas, ao invés de férias coletivas, se fosse preciso parar a produção por conta da mudança do controle operacional", disse Herbert Claros , diretor do sindicato.

Nenhum comentário: