![]() |
Jato executivo fez taxiamento na pista de Gavião Peixoto
sem a interferência humana Foto: Reprodução/Embraer
|
A Embraer fez o primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil. No exercício, um jato executivo Legacy 500, que serviu de protótipo, realizou sozinho a operação de taxiamento na pista de Gavião Peixoto, em um trajeto previamente estabelecido e sem interferência humana.
A experiência é fruto de uma cooperação científica entre a Embraer e a Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), nas áreas de robótica autônoma e inteligência artificial.
Segundo a Embraer, o conjunto de navegação por sensores e imagem conduziu a aeronave pela pista de decolagem, área de táxi e pátio de forma totalmente independente, sem auxílio externo.
Um piloto acompanhou a operação da cabine de comando, caso houvesse alguma necessidade de intervenção. O teste ocorreu na última semana de agosto.
Nos últimos seis meses, pesquisadores da Embraer e da Ufes trabalharam juntos em modelos matemáticos e computacionais de automação, desenvolvimento de softwares, hardwares, kit de sensores a laser, GPS e câmeras, bem como na integração dos sistemas na plataforma aeronáutica.
O sistema autônomo de navegação terrestre foi testado em um simulador durante avaliações preliminares, antes da operação real.
“Nossa estratégia de desenvolvimento tecnológico em sistemas autônomos busca posicionar o país na vanguarda dos processos de inteligência artificial em diversas aplicações,” disse Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário