terça-feira, 31 de julho de 2012

Bombas cluster são proibidas em uma série de países



Pelo fim das bombas cluster

A revelação de que o Brasil vendeu bombas de fragmentação ao Zimbábue, em 2001, pode apressar a tramitação do projeto apresentado por Rubens Bueno na Câmara para proibir a produção no Brasil desses artefatos.

As chamadas bombas cluster são proibidas em uma série de países porque, ao serem detonadas, espalham até 120 000 esferas de aço em um raio de até 28 000 metros quadrados.

Em 2008, cerca de cem países assinaram uma convenção proibindo a fabricação e a venda desse tipo de bomba, mas o Brasil seguiu posição adotada pelos EUA e se recusou a acabar com a produção.

No começo do ano, o governo (além de manter a produção) concedeu incentivos fiscais para a fabricação da bomba a partir da medida provisória 544. No dia da votação da MP, Bueno apresentou uma emenda para excluir as bombas cluster da lista de incentivos, mas a proposta acabou rejeitada.

Bueno, então, apresentou um projeto de lei para “proibir a produção, a utilização, o armazenamento e a comercialização de bombas de dispersão, fragmentação, ou munições cluster, em todo o território nacional”.
O projeto, que tem como relator o petista Carlos Zarattini, está pronto para ser votado na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Tem muita lama nesta cachoeira

Basta, Bastos?



Marcio Thomaz Bastos deixou o caso Cachoeira, informou Lauro Jardim às 8h34 de hoje, na página “Radar”. Por quê? No roteiro oficial, com narrativa linear — em desuso até na novela das 9h —, ficou agastado com o destrambelhamento de Andressa, mulher do contraventor, que teria tentado chantagear um juiz… Ela foi ao magistrado sem seu advogado, e o magistrado a ouviu sem testemunha. Em cinco linhas, há mais jabutis sobre árvores do que em toda a história desse clichê quando se trata de relatar coisas estranhas.


Por Reinaldo Azevedo

Microsoft lança portal Outlook.com que substitui o Hotmail



Interface de fotos do novo Outlook (Foto: Divulgação)A Microsoft lançou nesta terça-feira (31) o portal de e-mails Outlook.com, que substituirá o serviço Hotmail (clique aqui para acessar). O novo serviço, que une a parte Live.com e contatos do antigo Hotmail, bem como contatos do Messenger e arquivos do Skydrive, já está disponível para usuários brasileiros.


Os endereços de e-mail do Hotmail dos usuários não serão alterados, a mudança ocorre apenas na página de acesso do serviço. Não haverá mudanças na senha do usuário, nos contatos, nas mensagens recebidas e enviadas, nas pastas de e-mails e em outros recursos utilizados e criados para uso no Hotmail.

Para atualizar sua conta, o usuário deve acessar o site www.outlook.com digitando seu endereço de e-mail e sua senha atuais. Em um teste feito, usuários que possuem contas no Live.com já conseguem acessar o serviço visualizando o novo Outlook.com.


Como novidade, também, haverá uma versão do Skype embutida no serviço, dispensando a instalação do programa no PC. Na prática, qualquer computador que o usuário acessar e que possui uma câmera poderá ser usado para usar o programa de videochamadas. O serviço ainda não está disponível e seu lançamento deve ocorrer nas próximas semanas.

O Hotmail tem 60 milhões de usuários no Brasil. Mundialmente são 360 milhões de usuários em 220 países.


Caixa de entrada do novo Outlook (Foto: Reprodução)O Live.com era o portal de serviços da Microsoft em que o usuário podia acessar o Hotmai, o Office on-line, o Messenger e o Skydrive. Ao entrar no endereço do serviço, alguns usuários já são redirecionados ao Outlook.com.

O visual das páginas se assemelha ao do Windows 8, novo sistema operacional da companhia que será lançado no dia 26 de outubro. Além de acessar e-mails, o usuário pode conversar com os amigos, acessar contatos e o calendário. Arquivos que ficam no Skydrive, serviço de armazenamento na nuvem da empresa, ficam na mesma área, permitindo serem compartilhados por e-mail.

O Skydrive tem 7 GB de espaço de armazenamento gratuito para todos os usuários.

Microsoft lança portal Outlook.com que substitui o Hotmail (Foto: Divulgação)
Microsoft lança portal Outlook.com que substitui o Hotmail

Marcio Thomaz Bastos não é mais advogado de Cachoeira



Cachoeira e Bastos: o bicheiro
 terá que procurar outro advogado

Marcio Thomaz Bastos não é mais o advogado de Carlinhos Cachoeira. Bastos abriu mão do cliente depois das ameaças, da chantagem e da tentativa de corrupção ativa que Andressa Mendonça fez ao juiz Alderico Santos. Oficialmente, contudo, não será esta a explicação.

Depois da ação de madame Cachoeira, Carlinhos perdeu seu defensor, um dos melhores advogados do país. Bastos tomou ontem a decisão. Está agora informando o seu notório cliente.

Agiotagem também



Agiota ajudava bando do Cachoeira
 a mascarar dinheiro sujo

Em um dos endereços que foram alvos das buscas da Operação Monte Carlo, em Brasília, os agentes da Polícia Federal encontraram com um comparsa do bicheiro Carlinhos Cachoeira uma série de títulos, duplicadas e 431 000 reais distribuídos em quinze cheques de diferentes emitentes.

Para a Polícia Federal, o material encontrado revela que o bando do bicheiro também atuava no ramo da agiotagem e utilizava a factoring para lavar dinheiro sujo obtido nas diferentes falcatruas de Cachoeira.

Ministro diz que GM pode demitir trabalhadores



O Globo

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, admitiu nesta segunda-feira que a General Motors (GM) em São José dos Campos pode acabar demitindo trabalhadores. Cuidadoso, ele minimizou o problema dizendo que o mais importante é o “saldo positivo” entre contratações e cortes na montadora e no setor. A GM tem afirmado que já abriu vagas em outras unidades do país. As declarações do ministro foram feitas três dias após a presidente Dilma Rousseff ameaçar retirar o desconto do IPI dos automóveis, caso as empresas não mantivessem o emprego no setor. 

Após bloqueio da Via Dutra, ministro negocia com caminhoneiros



O Globo



O impasse entre caminhoneiros e o governo federal que levou a categoria a parar na segunda-feira a Rodovia Presidente Dutra (Rio-São Paulo, foto abaixo)), a principal do país, fez acender o sinal amarelo em Brasília. Preocupado com o aumento do número de manifestações, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, receberá a categoria nesta terça-feira para discutir a pauta de reivindicações e estudar uma saída para a crise.

No início da tarde, o ministro conversará com representantes da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), contrária à greve dos transportadores de carga. Para a entidade, que considera que o governo tem se mostrado sensível aos pedidos do setor, a paralisação representa um retrocesso. 

Empresa de Celso Russomanno tem bens bloqueados



Estadão


A ND Comunicação, agência de publicidade da qual o candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB) é sócio, está bloqueada judicialmente e com os bens indisponíveis. O bloqueio, pedido pela Fazenda Nacional e autorizado pela Vara da Fazenda Pública de Diadema, ocorreu em 19 de março deste ano e tem como alvo o empresário Laerte Codonho, sócio do candidato e dono da marca de refrigerantes Dolly.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cachoeira e Nova Iguaçu



E-mails rastreados pelos arapongas

As investigações da Polícia Federal sobre o bando do bicheiro Carlinhos Cachoeira revelam que os arapongas Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, e Jairo Martins, tinham um plano ambicioso para fazer dinheiro rastreando e-mails de internautas de cidades inteiras.

O objetivo dos arapongas era vender os e-mails surrupiados de eleitores (entre dezesseis e 100 anos) a candidatos políticos que estivessem interessados em fazer propaganda eleitoral via internet.

Para colocar o plano em prática, Dadá diz a Jairo, em um grampo da Operação Monte Carlo, que um funcionário da Delta pegaria licença na empreiteira para fazer um curso com o policial aposentado Joaquim Gomes Thomé Neto, para saber como operar a “central” de rastreamento de e-mails.

Segundo Dadá, o “projeto piloto” da indústria da espionagem virtual teria sido posto em prática por Thomé “em Nova Iguaçu”, para um político da cidade.

Mulher de Cachoeira é suspeita de tentar subornar juiz em GO, diz PF




Andressa Mendonça sai do prédio da Justiça Federal de Goiânia,  no intervalo para o almoço de audiência do processo da Operação Monte Carlo (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)

A mulher do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, é suspeita de tentar subornar um juiz federal para tentar beneficiar o bicheiro, segundo informações da Polícia Federal.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, Andressa está na sede da superintendência desde as 9h15 para prestar esclarecimentos, em cumprimento a um mandado de condução coercitiva expedido pela Justiça Federal em Goiânia.


De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira (30) pela PF, o mandado é resultado de investigação que apura se ela teria oferecido vantagem indevida ao juiz Alderico Rocha Santos, da Justiça Federal de Goiás, com o objetivo de obter decisão favorável a Cachoeira na ação penal referente à Operação Monte Carlo, deflagrada no final de fevereiro deste ano.

A suposta conduta de Andressa está prevista no artigo nº 333 do Código Penal, que trata de corrupção ativa, diz a nota. A PF não deu detalhes sobre o suposto suborno e as investigações.

República bananeira – Lulão pressionou para tirar nome de Lulinha de relatório da CPI do Mensalão



Folha:
Texto guardado em sigilo há mais de seis anos revela alterações no relatório final da CPI dos Correios, que investigou o mensalão, para omitir menções ao filho mais velho do ex-presidente Lula. O documento, ao qual a Folha teve acesso, foi redigido pela equipe do deputado ACM Neto (DEM-BA), sub-relator da CPI dos Correios para o tema fundos de pensão. ACM Neto confirmou à Folha que se trata do texto original. Do texto enviado ao relator Osmar Serraglio (PMDB-PR), foram suprimidas menções a Fábio Luís, o Lulinha, e ao fato de a empresa investigada Gamecorp pertencer a ele. Serraglio tinha poderes para alterar o texto do sub-relator. Chama atenção que só tenham sido suprimidos trechos que citavam Lulinha ou eram críticos a ele e a Lula.

Fábio Luís foi investigado porque a Telemar (atual Oi) investiu R$ 5 milhões na Gamecorp em 2005, um ano após ter sido criada por Lulinha, com capital de R$ 10 mil. Dois fundos de pensão investigados pela CPI tinham participação na Telemar, que recebera aporte do BNDES.

Foram suprimidos trechos como “por envolver, naturalmente, como beneficiário, o filho do presidente da República”. Ficou de fora um parágrafo inteiro que criticava o Ministério da Fazenda e juntas comerciais de diversos Estados que não responderam aos pedidos da CPI por informações sobre a Gamecorp. A Fazenda, segundo o texto de ACM Neto, respondeu que repassar essas informações “poria em risco os interesses legítimos da empresa”.

O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), disse à Folha que conversou com Lula diversas vezes e que houve pressão “de todos os lados”, mas silenciou sobre a origem da ordem para retirar o nome de Lulinha. Serraglio confirma as pressões do Planalto. “Essas informações chegavam para gente, ‘ou vocês retiram ou nós vamos criar dificuldades para aprovar’”, disse. “Tinham pessoas mais próximas [do Planalto] que acompanhavam, o Carlos Abicalil (PT-MT), o Jorge Bittar (PT-RJ), era a tropa da frente.”

Para Delcídio e Serraglio, se o nome de Lulinha tivesse sido mantido, o relatório não teria sido aprovado. Mencionar Lulinha seria o mesmo que citar o presidente. A CPI não quebrou o sigilo da Gamecorp.
(…)

Mercados de SP devem dar sacolinhas de graça a partir de hoje



Estadão

Os principais supermercados de São Paulo prometem oferecer gratuitamente sacolas de plástico biodegradável ou de papel para os consumidores a partir desta segunda-feira, em cumprimento a uma ordem judicial. Até domingo, quando a oferta ainda era facultativa, grandes redes como Sondas, Carrefour, Walmart e Grupo Pão de Açúcar ignoravam a recomendação, fornecendo apenas as sacolinhas tradicionais.

No fim de junho, o parecer da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1º Vara Central, deu prazo de 30 dias para que os supermercados iniciassem "gratuitamente e em quantidade suficiente" o fornecimento de sacolas biodegradáveis e de papel.

MP pede aprovação de candidaturas de Serra e Russomanno



Estadão

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo pediu a aprovação das candidaturas de José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) na disputa pela Prefeitura da capital paulista. Os registros eram contestados na Justiça Eleitoral pelo promotor Roberto Senise Lisboa, que alegava que a documentação dos dois candidatos estava incompleta.

A contestação à candidatura de Serra foi retirada pela promotoria, que reavaliou a documentação do tucano e alegou que "o candidato preencheu todos os requisitos necessários para a disputa". Há cerca de duas semanas, o Ministério Público questionou a falta de certidões criminais sobre um processo movido pelo deputado Ricardo Berzoini (PT) contra Serra.

domingo, 29 de julho de 2012

São Paulo arrebenta com Flamengo

Goleiro é principal atração do jogo deste domingo, mas Luis Fabiano faz dois, Tricolor vence por 4 a 1 e deixa Fla em situação complicada


Luis Fabiano, São Paulo x Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

São paulo na volta de Rogèrio Ceni arrebenta com o Flamengo.

Para espantar o pessimismo



Dilma: pacotes para desonerar, criar novas 
concessões e baratear a energia

Dilma Rousseff prepara o lançamento de três projetos retumbantes para agosto. Ao ritmo de um anúncio por semana — no dia 12, o primeiro virá à luz,com as fanfarras de praxe — Dilma pretende dar uma lufada de otimismo no hoje desanimado empresariado.

Um dos pacotes será para a desoneração fiscal das indústrias. O que está em estudo é 30 bilhões de reais de desoneração. Como resume um auxiliar da presidente, será a “reforma tributária da Dilma”, que tem “pensado obsessivamente no custo Brasil”.

Um segundo projeto trata de concessões — de aeroportos a estradas. E, finalmente, o terceiro é o que reduzirá as tarifas de energia elétrica.

Faltam apenas três dias...



Clique na imagem para ver quem são os mensaleiros e os crimes que cometeram. Clique aqui para saber "os caminhos do dinheiro".

O melhor começo de Olimpíada para o Brasil



Com um ouro, uma prata e um bronze, país tem melhor início de Jogos da história

Sarah Menezes, o primeiro ouro do Brasil em Londres. E o primeiro do judô feminino

O salto qualitativo só é esperado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos Jogos de 2016, no Rio. Mas neste sábado, quando as medalhas começaram a ser distribuídas em Londres, o Brasil sentiu uma diferença histórica em relação aos desempenhos anteriores em Olimpíadas. Com um ouro, uma prata e um bronze já conquistados, o país teve o melhor início de Jogos da sua história.

Leia mais em O dia em que o Brasil liderou o quadro de medalhas olímpico

Em 106 cidades brasileiras, campanhas terão um só candidato



Sem concorrentes à prefeitura, políticos precisam apenas do próprio voto para se eleger

O Globo


Entre 15.309 candidatos a prefeito nas eleições de 2012, Fábio Fonseca (PDT) (foto abaixo) está num miúdo grupo de fazer inveja aos demais. Pode se gabar de contar apenas com o próprio voto. É que se apenas ele digitar seu número na urna, será eleito prefeito de Igaratinga (MG).


O motivo é simples: ninguém, além dele mesmo, se lançou ao cargo na cidade de 9,2 mil habitantes. Em igual situação, outros 105 políticos têm a garantia ou o privilégio, este ano, de ganhar por falta de oponentes ou, como se diz no jargão esportivo, no “WO”.


Os candidatos-solo não terão concorrentes por diferentes motivos. Nomes da oposição não tiveram apoio do próprio partido, negociaram alianças em futuras eleições ou cargos no governo, deixaram os preparativos para a última hora e até pelo simples receio de uma derrota anunciada em pesquisas. 

Sem poder pedir votos, parte dos opositores aos candidatos únicos adotou outra estratégia para boicotá-los. Incentivam a população a votar nulo ou branco, espalhando que é uma forma de anular as eleições. Mas o anúncio da possível nulidade do pleito é equivocado. 


sábado, 28 de julho de 2012

CANIBALISMO EXPLÍCITO


Por Carlos Chagas


Sponholz

Entre os mensaleiros, a confusão é geral. Chocam-se suas versões, num espetáculo de canibalismo explícito que só favorece o Ministério Público. No fim, todos são culpados. Para defender-se, cada um ataca o parceiro de ontem . Não sobra ninguém livre de acusações. Tudo numa espécie de ensaio geral esta semana encenado na mídia através de entrevistas e declarações. Imagine-se a partir de quinta-feira, quando os atores entrarão no plenário do Supremo Tribunal Federal, por meio de seus advogados.

Sequer o Lula é poupado, ainda que permaneça fora do processo. Até de operador principal do mensalão o ex-presidente foi chamado. Sabia? Não sabia? As mensalidades de 30 mil reais eram para pagar dívidas de campanhas anteriores ou para garantir votos para o governo? Delúbio Soares recebia instruções de José Dirceu? E José Dirceu, de quem? Dinheiro público era desviado através do superfaturamento de propaganda encomendada pelo Banco do Brasil? O Banco Rural recebia compensações pelos empréstimos liberados? Marcos Valério partia, repartia e ficava com alguma parte? José Genoíno informava o diretório nacional do PT ou era apenas desinformado?

Não tem fim essas e outras indagações agora respondidas pelos próprios réus. Mesmo conflitantes, suas denúncias vão derrubando as próprias defesas, como num castelo de cartas impossível de ser mantido de pé. Um único comentário resume tudo: bem feito para eles!

“Você está assistindo ao “Jornal da Globo”… Na Record???


Já havia acontecido antes. E, agora, de novo! Parece que Ana Paula Padrão ainda não, como direi?, introjetou o fato de trabalhar na TV Record. Vejam isto.

Russomanno é sócio e recebe doação de empresário que defendeu



Ex-deputado promoveu em 2004 audiências sobre disputa entre Coca-Cola e Dolly, marca que pertence a Laerte Codonho

O Estado de S. Paulo

Alexandre Moreira/Folhapress

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, usou o seu mandato quando era deputado federal para defender o empresário Laerte Codonho, que foi condenado à prisão pela Justiça por crime contra a ordem tributária e hoje é o seu sócio.

Dono da marca de refrigerantes Dolly, Codonho foi o principal doador de Russomanno na campanha eleitoral de 2010, quando o então deputado disputou o governo paulista. Deu R$ 250 mil ao candidato, por meio da empresa Tholor do Brasil. Também patrocinou o Programa Celso Russomanno, exibido pela TV Gazeta entre 2006 e 2008, com a marca Guaraná Dolly.

Em 2004, quando era deputado pelo PP, Russomanno apresentou à Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados, o requerimento de número 301, no qual pedia para que fossem investigadas denúncias sobre suposta concorrência desleal da Coca-Cola contra a Dolly.

Quase três anos depois da ação no Congresso, Codonho comprou em 2007 uma participação na empresa de comunicação do candidato, a ND Comunicação e Publicidade, fundada em 1986. A produtora é responsável por fazer os programas políticos e atrações na TV que foram comandadas por Russomanno.

Michelle Janneke - Em um aquecimento vibrante, cheio de graça e beleza

Só por que gostei... 


Ela é jovem, linda, e cheia de vida. E vem iluminando a internet nos últimos dias. Ainda não conhece? Nós apresentamos:

Michelle Janneke, 19 anos, é integrante da equipe de atletismo australiana e, apesar de não estar competindo nas Olimpíadas de Londres, talento é o que não falta.

Arrasou no IAAF Campeonato Mundial de Juniores, ocorrido entre 10 e 15 passados em Barcelona. É pura alegria antes, durante e depois da prova de 100 metros com obstáculos.

Em um aquecimento vibrante, cheio de energia, já mostrava sua confiança e disposição. Durante a prova, entre um obstáculo e outro, seu sorriso mostra que era ali mesmo que queria estar. E venceu. E vitoriosa, parte para o abraço desinteressado nas suas adversárias.

Confira, em diversos ângulos, a performance da atleta, genialmente encaixada por um internauta na canção “Boys (Summertime Love)”, interpretada pela italiana Sabrina Salerno — e que está explodindo no YouTube.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

NA CAPA DA VEJA, O MENSALÃO E O RÉU


Esta é a capa da VEJA desta semana:




Com os seguintes destaques:



1 – “Os planos A, B e C de Dirceu – O D era sair do Brasil: ‘Sair clandestino de novo não custa nada’”

2 – “O julgamento de A a Z: um guia para seguir o processo e entender as manobras dos advogados”

3 – “O petista José Dirceu e mais 37 acusados no caso do mensalão começam a ter seu destino decidido nesta semana no ‘julgamento do século’ no Supremo Tribuna Federal, em Brasília.”

Russomano, ironia do destino?




Enquanto o país se prepara para divertir-se com as Olimpíadas, que já começaram, e o julgamento do mensalão, que começa na semana que vem, as picuinhas da política provincial ganham seu tempero de pimenta de biquinho: não ardem muito, não queimam a língua e nem ajudam muito no sabor.
Mas servem para divertir e fazer passar o tempo.

São Paulo, que é de longe, por tamanho, poder econômico e vocação, o cenário mais importante das eleições municipais de outubro, tem um cenário inusitado: um líder que não sai do lugar, um concorrente oficial que apesar de ungido pelos santos óleos da maior divindade política surgida entre o final do século passado e o começo deste, empacou em um dígito, e um personagem popularizado pela tv e pela defesa do consumidor que corre por fora e ameaça tornar-se um inesperado protagonista dessa disputa.

Celso Russomano é aquele que na TV proclamava que “estando bom para ambas as partes”, os conflitos provocados por divergências entre vendedores e compradores estavam encerrados. E todos iam para casa felizes.

Ele é uma espécie de Procon “avant la lettre” e isso não o tornou nenhum portento político.

Vagou por cinco partidos, entre os quais PFL e PSDB (nunca foi do PT) e foi parar no quase fictício PRB, que foi fundado pelo falecido vice-presidente José de Alencar e que é uma espécie de vitrine política da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo. Não à toa o bispo senador Marcelo Crivella é seu expoente máximo.

Ele vem subindo lenta e consistentemente nas pesquisas Datafolha e já está com 26%, tecnicamente empatado com o líder José Serra e com uma rejeição de apenas 12% contra 37% do ex-governador.

No começo do ciclo de pesquisas de intenção de votos dedicava-se a ele (inclusive de minha parte, confesso) um meio sorriso entre o escárnio e o desprezo, pois afinal de contas não é o nome dos grandes partidos nem das grandes batalhas. Um coadjuvante. Quem dá bola a coadjuvantes?

Recall por causa dos programas de TV, logo ele volta ao seu lugar, escreveram (ou por pudor só pensaram) os “especialistas” em análise política.

Quem resistiria, afinal, ao infalível criador e animador de postes que transforma em ouro tudo o que toca, e o outro, que carrega nas costas os 44 milhões de votos que os opositores do governo não encontram onde despejar?

Uma eleição que nasceu parecendo carregar em si a fatalidade de transformar-se na mãe de todas as batalhas e o destino de tornar-se a infalível prévia eleitoral de 2014, pode ir parar nas mãos de um palavroso repórter que zela pelo bom funcionamento das geladeiras e dos fogões que o comércio relapso vende a seus desavisados clientes.

Não seria uma impagável ironia do destino?

Por Sandro Vaia

Caminhada no Rio convoca sociedade para acompanhar julgamento do mensalão

Grupo que organizou caminhadas contra a corrupção e pela aprovação da Lei da Ficha Limpa organiza marcha pela orla, com distribuição de bolo para festejar julgamento



A quadrilha do mensalão, em quatro atos

Uma manifestação marcada para o domingo, no Rio, tentará chamar a atenção da sociedade para acompanhar o julgamento do mensalão. O ato é organizado pelo Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade. Estão previstas uma caminhada no calçadão do Leblon e de Ipanema, na zona sul, e a distribuição de um bolo que comemora o início do julgamento.

Olhem aí, paulistas e brasileiros! A isto foi reduzida uma das polícias mais eficientes do país! Ou: Flagrantes de um linchamento com ares de campanha eleitoral



Baixaria, estupidez, ilegalidade, maluquice, violência retórica, acusações levianas, proselitismo político, campanha eleitoral, agressões gratuitas. Essa é a síntese, como vocês verão, da chamada “audiência pública” realizada ontem no auditório do Ministério Público Federal, em São Paulo, com a participação de outras entidades, notadamente a Defensoria Pública de São Paulo, representada pela buliçosa defensora Daniela Skromov de Albuquerque.

A estrela do dia foi o procurador Matheus Baraldi, do Ministério Público Federal. Com ampla cobertura da imprensa. Pior do que isso: endosso mesmo, no misto habitual de militância ideológica e ignorância de causa. Ele deu um prazo — sim,vocês entenderam direito! — de três dias para o governador Geraldo Alckmin mudar o comando da PM. Ou… Ou ele promete entrar como uma ação civil pública. “Mas o que o Ministério Púbico Federal tem a ver com essa história?”, poderia se perguntar alguém. Rigorosamente nada! Este senhor exorbita claramente de suas funções. Baraldi, já disse, é imodesto! Ele quer nada menos do que uma intervenção federal em São Paulo porque, segundo ele, o comando da PM perdeu o controle dos soldados. É inacreditável! Ainda que o segundo semestre repita o primeiro em números de homicídios, o Estado fechará o ano com 11,4 homicídios por 100 mil habitantes, o que coloca o estado nas últimas posições — se é que não será a última — no ranking nacional.

Não, senhor Baraldi! Os companheiros terão antes de ganhar as eleições. Se ganharem, levarão!

O procurador deveria estar preocupado em saber como andam as nossas fronteiras, por onde entram armas que não fabricamos e cocaína que não produzimos. Mas não! Ele queria aplauso. E o circo foi montado para isso. Uns pobres desavisados aceitaram participar da audiência para tentar demonstrar que as coisas não eram como se dizia ali. Foram linchados moralmente, chamados de “fascistas”, aos berros! Aquilo não passava de uma chacrinha eleitoral e eleitoreira.

Daniela afirmou que a PM de mata pelas costas e se comporta como se estivesse numa guerra. Foi aplaudida. Não se contentou com isso, não! A polícia que, por ano, realiza mais de 300 mil resgates de pessoas em situação de perigo, foi acusada de prestar falsos socorros. A moça perdeu para Ivan Seixas, presidente do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), que acusou o governo de São Paulo de ter uma política errada e criminosa. Num discurso que poderia ser entendido como incentivo à insubordinação, disse que os oficiais têm privilégios que não são garantidos aos praças (não me diga!) e que — agora vem a coisa muito grave — os policiais dispõem de um kit para incriminar as pessoas, composto de armas e drogas. Daniela e Seixas têm provas ou evidências do que dizem? Pra quê? Era uma sessão de linchamento da PM. Sabiam que teriam ampla cobertura da imprensa.

Um certo Rildo Marques de Oliveira, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, não teve o menor medo de ser feliz. Afirmou que o motivo da audiência pública era, vejam só, o aumento do número de homicídios e raciocinou, como quem relinchasse: se a economia cresceu, por que as pessoas estariam se matando? Uma boa pergunta a ser feita ao governador da Bahia, o petista Jaques Wagner, não é mesmo? Mas ele tem a resposta: é que a PM estaria aplicando pena de morte… Ah, bom! Disse que homens que não aceitam participar de grupos de extermínio são demitidos. Pediu o fim da militarização da corporação e conclamou: “Não podemos ter militares de 1964!” Foi aplaudido de pé!

Calma, que está faltando coisa!

A Sheila, que representa uma entidade de defesa de Direitos Humanos no bairro de Sapopemba, acusou a existência de uma lista de adolescentes marcados para morrer na região — pela PM, é evidente! Mas longe mesmo foi Débora da Silva Maria, da ONG Mães de Maio. Mandou ver: “A Segurança Pública tem de ser extinta”. Segundo ela, jornalistas que falam a verdade sobre a PM são ameaçados. É mesmo? Quem?

Não podia faltar ao evento Ariel de Castro, diretor-presidente da Fundação Criança de São Bernardo. Ele é ligado ao prefeito da cidade, Luiz Marinho, que é do PT, vai se candidatar à reeleição e já foi nomeado por Lula candidato ao governo de São Paulo em 2014. Chamou os policiais de “bandidos de farda”. E a PM e o governo do estado seguiram apanhando, um verdadeiro pelotão de fuzilamento. O coronel Paes de Lira e o deputado estadual Major Olímpio tentaram fazer a defesa da corporação. Pra quê? Foram vaiados, chamados de fascistas, aos berros. Mal conseguiram abrir a boca. Ai vigorava a democracia deles. Ainda bem que a vereadora Juliana Paes, do PT!!!, estava lá para revelar a real natureza do evento. Acusou o governo do estado de “torturas contínuas”.

Fiz uma síntese das delinquências intelectuais e políticas lá ditas. E olhem que falta muita coisa! A PM, segundo o que se disse naquela audiência pública — excitada por uma campanha da imprensa contra a corporação e o governo do Estado como não vejo há anos —, não passa de um centro de tortura, que está completamente fora do controle, existindo apenas para massacrar cidadãos honestos. Os policiais, segundo aqueles valentes, nunca morrem, só matam; nunca salvam vidas, só as condenam; nunca prendem bandidos, só se acovardam; não protegem a população, só a ameaçam.

São Paulo precisa urgentemente importar tecnologia do Rio — se não a de segurança (acho que não é o caso de dobrar os mortos por 100 mil), que seja ao menos a de marketing. Quando PM do Rio é assassinado, vira mártir e ganha carta de Dilma. Os PMs mortos de São Paulo valem menos do que cães sarnentos. Quando acontece abuso policial no Rio, trata-se a coisa como exceção; quando acontece em São Paulo, tem-se a suposta expressão de uma rotina.

Lá vou eu citar Caetano Veloso, para sua eventual chateação: este estado paga um certo preço por não olhar quem sobe e desce a rampa! Refiro-me à rampa do Planalto, é evidente. Até pensei se não seria o caso de importar, então, Sérgio Cabral. Mas acho que ele não se daria bem neste ambiente sisudo e sem charme de São Paulo. E Geraldo Alckmin não sabe dançar da boquinha da garrafa…
Por Reinaldo Azevedo

BC autoriza câmbio em caixa 24h e até em padaria



Cédulas de Euro em caixa eletrônico, Atenas, Grécia

De olho na Copa do Mundo, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira, duas medidas para desburocratizar as operações de câmbio no Brasil. A partir de agora, toda pessoa jurídica – e não apenas as ligadas ao setor de turismo – poderá realizar a troca de moedas. Com isso, caixas de padarias ou recepções de hotéis, por exemplo, poderão fazer a transação. Além disso, o conselho autorizou a instalação no país de terminais de autoatendimento específicos para este tipo de operação.

"As medidas simplificam as operações de câmbio de pequeno valor e proporcionam mais alternativas de acesso", afirma o BC em nota. "As medidas encontram-se em linha com as ações do governo federal para simplificar e modernizar o mercado de câmbio e possibilitam, sem abrir mão da segurança, a criação de rede compatível com centros turísticos dos mais variados portes", diz o Conselho em comunicado.

Até agora, só empresas do ramo de turismo – com credenciamento no Ministério do Turismo – estavam autorizadas a trocar moedas. "Agora, até uma padaria poderá fazer a operação", disse o secretário-executivo do BC, Geraldo Magela Siqueira. Essas operações serão realizadas presencialmente, como numa casa de câmbio tradicional.

Advogados dizem que Duda Mendonça é ‘figura externa ao mensalão’



Estadão


Em novo texto entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados que assumiram este ano a defesa de Duda Mendonça afirmam que o publicitário responsável pelo marketing da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 é uma "figura externa, alheia ao ‘esquema do mensalão’ e à ‘organização criminosa’". O julgamento do caso no STF começa na quinta-feira, 2, e deve durar ao menos um mês e meio.

Duda Mendonça é acusado pela Procuradoria-Geral da União de receber cerca de R$ 10 milhões do chamado valerioduto em uma conta no exterior. O publicitário responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e gestão fraudulenta.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Comandante da PM: "Não iremos nos acovardar"


O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Roberval Ferreira França, publicou nesta quinta-feira uma carta em seu perfil no Facebook comentando as críticas recentes à instituição. França afirma que “neste ano mais de 50 policiais militares” foram assassinados e outros cinco mil ficaram “inválidos na luta contra o crime”. Segundo ele, a polícia não será intimidada. “Não iremos nos acovardar.”

Na carta, o coronel apresenta números da atuação e diz que os resultados do trabalho da PM “parecem incomodar muito algumas pessoas, que tentam por várias medidas atacar e enfraquecer uma das mais bem preparadas e ativas polícias do nosso País”.


Carta ao povo de São Paulo e do Brasil

A Polícia Militar defende e protege 42 milhões de pessoas que residem no Estado de São Paulo. Para quem pergunta se a população confia na polícia, os números falam por si: no último ano atendemos mais de 43 milhões de chamados de pessoas pedindo ajuda, socorro e proteção; realizamos 35 milhões de intervenções policiais, 12 milhões de abordagens, 310 mil resgates e remoções de feridos e 128 mil prisões em flagrante (89 mil adultos e 39 mil “adolescentes infratores”); apreendemos 70 toneladas de drogas e mais de 12 mil armas ilegais; recuperamos 60 mil veículos roubados e furtados. De janeiro a junho, a população carcerária do estado cresceu de 180 mil para 190 mil presos, o que representa 40% de todos os presos do brasil. o estado de São Paulo ocupa o 25º lugar no mapa da violência 2012 publicado em maio pelo Instituto Sangari e registra hoje uma taxa de 10 homicídios /100 mil habitantes, uma das mais baixas do país. Só para ilustrar, o Rio de Janeiro registra a taxa de 30 homicídios/100 mil habitantes e Alagoas chegou à impressionante taxa de 73 homicídios/100 mil habitantes. Tudo isso parece incomodar muito algumas pessoas, que tentam por várias medidas atacar e enfraquecer uma das mais bem preparadas e ativas polícias do nosso país. Essas pessoas ignoram muitos fatos e verdades. Neste ano tivemos mais de 50 policiais militares assassinados covardemente e temos hoje mais de 5 mil policiais militares que ficaram inválidos na luta contra o crime. Mesmo assim não iremos nos acorvardar. A polícia militar de São Paulo continuará sendo a força e a proteção das pessoas de bem que vivem em nosso estado. Como policial tenho orgulho de fazer parte dessa grande instituição e como comandante tenho orgulho dos 100 mil profissionais que trabalham comigo na luta contra o crime.

Peço a todas a pessoas de bem que acreditam em nosso trabalho que divulguem essa carta.

Muito obrigado!!!

Roberval Ferreira França

Coronel PM

Comandante geral

Roberto Jefferson é internado no Rio para retirada de tumor no pâncreas



Época

Roberto Jefferson é internado no Rio para retirada de tumor no pâncreas (Foto: Hudson Pontes / Agência o Globo)O ex-deputado Roberto Jefferson foi internado nesta quinta-feira (26) de manhã no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, onde será submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas, no próximo sábado (28).

A cirurgia é considerada delicada e complexa pelos médicos e deverá durar entre oito e dez horas. Roberto Jefferson foi diagnosticado com câncer na cabeça do pâncreas em estágio inicial.

Além da retirada do tumor, a intervenção vai desfazer a cirurgia bariátrica feita pelo deputado em abril do ano 2000 para combater a obesidade.

A internação acontece a uma semana do início do julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). No processo, Jefferson, cassado em setembro de 2005, é um dos 38 réus.

O ex-deputado foi reconduzido na quarta-feira (18) à presidência nacional do PTB, por aclamação e pelo quarto mandato consecutivo. 

A tentativa golpista dos advogados dos mensaleiros



Advogados de porta de cadeia - que ganham muito dinheiro defendendo todos os tipos de criminosos - nunca demonstraram escrúpulo:

Um grupo de cinco advogados apresentou uma representação à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pedindo que ela interfira pelo adiamento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Corte que também integra. O grupo argumenta que, como o período do julgamento coincide com a campanha eleitoral, "o desequilíbrio em desfavor dos partidos envolvidos é evidente". 

Dois dos signatários trabalham no núcleo jurídico do PT: Marco Aurélio de Carvalho e Gabriela Shizue de Araújo. Oficialmente, entretanto, a iniciativa foi tomada de forma autônoma, sem influência do partido. "Sou, sim, coordenador do setorial jurídico do PT em São Paulo", confirma Marco Aurélio. "Mas essa matéria não foi objeto de deliberação do partido".

Juiz de município do MT obriga os candidatos a divulgar nomes dos ‘doadores’ antes da eleição



Titular da 4ª Zona Eleitoral da cidade de Poconé, no Mato Grosso, o juiz Ramon Fagundes Botelho impôs uma novidade aos candidatos a prefeito e a vereador: terão de revelar os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas antes da data da eleição.

Ao fundamentar sua decisão, o magistrado invocou a recém-sancionada Lei de Acesso à Informação. “Nos assuntos de Estado, o sigilo nunca pode ser estabelecido em favor do interesse pessoal de alguém, só se justificando excepcionalmente, em casos em que o interesse público assim o exija”, disse.

Pela Lei Eleitoral, os candidatos só precisariam listar os doadores na prestação de contas a ser apresentada após as eleições. Em Poconé, a transparência chegará mais cedo, já na escrituração parcial que os comitês terão de levar à Justiça Eleitoral no início de agosto e de setembro. Antes, portanto, do pleito de 7 de outubro.

Em seu despacho, o juiz Ramon Botelho determinou que, uma vez recebidos, os dados referentes aos doadores devem ser divulgados ao eleitorado. Assim, o dono do voto irá às urnas sabendo quem bancou a campanha dos seus escolhidos.

O magistrado matogrossense inspirou-se em decisão de um colega do Maranhão. Chama-se Marlon Reis. Fundador do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), Marlon foi o primeiro juiz brasileiro a determinar a abertura das arcas das campanhas antes do dia da eleição. Nesse ritmo, o Brasil corre o risco de virar uma democracia.

Servidores e empresários


Sem elementos

A propósito, depois de relacionar um rosário de episódios no mínimo duvidosos envolvendo Erenice Guerra, a empresa Capital, de Israel Guerra, e outros envolvidos no assunto, a procuradora da República Luciana Marcelino Martins encerra as 106 páginas de relatório com a seguinte constatação:

– Em que pese a apuração revelar muita proximidade de servidores públicos com empresários que tinham interesse na contratação com a administração, bem como que em alguns casos efetivamente com ela contratou, não há nos autos elementos para a promoção de ação penal.

Erenice e o PMDB

Um documento encontrado no computador de Erenice Guerra pelos peritos da Polícia Federal dá uma pista de como a ex-ministra enxergava (no começo de 2010) a gestão do PMDB no Ministério das Comunicações e, por extensão, nos Correios. O texto diz que “as diretorias dos Correios foram todas loteadas pelo PMDB e a gestão uma verdadeira tragédia (sic)”.

O documento ainda listava os principais problemas registrados nos Correios, como “ausência de liderança do presidente (então Carlos Henrique Custódio), processo de declínio na entrega de correspondências e encomendas”.

‘Blindagem a Dirceu impediu produção de provas do mensalão na CPI'



Estadão


Relator da CPI dos Correios, investigação parlamentar ocorrida entre 2005 e 2006 que embasou a denúncia formal do mensalão, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) afirma que muitas provas do escândalo não foram produzidas por causa da "blindagem" a José Dirceu. O peemedebista afirma que o ex-ministro da Casa Civil contava com uma "tropa de choque" formada por colegas de PT que barrava qualquer iniciativa.

Leia mais em ‘Blindagem a Dirceu impediu produção de provas do mensalão na CPI dos Correios ’

quarta-feira, 25 de julho de 2012

PSDB quer que população assista ao julgamento do mensalão



PSDB quer que população assista ao julgamento do mensalão

A tentativa do PT de tirar o processo do mensalão da campanha eleitoral deste ano foi condenada pelo presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE). Em entrevista ao site tucano, o parlamentar pernambucano disse que os petistas estão trabalhando para que ninguém (a população) possa discernir e tirar suas próprias conclusões. “A ação do PT é uma ação defensiva que só tem um objetivo: deixar o povo fora disso, trabalhar para que ninguém tenha a capacidade de discernir e fazer seu próprio julgamento”, disse Guerra, clamando pela exposição do tema.

“A gente não quer nenhuma confusão com isso. Queremos que a população assista, faça sua própria avaliação do julgamento que acontecerá após sete anos”, reforçou o mandatário tucano.

Conforme o dirigente, o brasileiro tem que acompanhar o julgamento do caso e todos os fatos que o cercam. “Se o povo brasileiro precisa acompanhar fatos relevantes. Nada deve ser impedido. A população tem de ter acesso rigorosamente a todos os fatos”, afirmou Sérgio Guerra, ressaltando que, “por razões óbvias”, o processo chamará a atenção do povo brasileiro.

Polícia de SP, uma das mais eficientes do país, enfrenta o seu pior inimigo: a ideologia vagabunda! Ou: Imprensa, MP e Defensoria contra a PM. Quem sai ganhando?


Amigo de bandido e contra a polícia

É o fim da picada! Sob o apoio entusiasmado de setores da imprensa paulistana que odeiam a polícia por princípio e por agenda — isto é, defendem certas coisas que a polícia combate, seguindo a lei —, o procurador federal Matheus Baraldi Magnani anunciou que vai entrar com uma ação pública pedindo nada menos do que o afastamento do comando da Polícia Militar de São Paulo. Acusação? Perda de controle da situação! É uma agressão ao bom senso, à verdade e à razoabilidade. É um despropósito! Magnani, diga-se, age segundo os seus costumes: chama a imprensa primeiro e pensa depois. É sede de estrelato. Seus óculos são de astro pop  e, parece, a inclinação também. E é amigo dos jornalistas.

CPI quer ouvir as duas mulheres de Cachoeira



Andressa Mendonça, mulher de Carlinhos Cachoeira, passa por um detector de metais ao chegar ao prédio da Justiça Federal em Goiás, onde acontecem os depoimentos do processo contra o marido

A CPI decidiu convocar as mulheres de Carlinhos Cachoeira, a ex e a atual, para depor – em dias separados, claro, porque, sabe-se lá, pode produzir muita confusão reunir as duas no mesmo recinto.

Andréa Aprígio de Souza, a ex-, falará no dia 7 de agosto. E a bela Andressa Cachoeira comparecerá à CPI no dia seguinte.

Erenice Guerra - Livre do tráfico de influência, mas enrolada no Coaf


Livre do tráfico de influência, mas enrolada no Coaf


Na decisão em que determina o arquivamento da investigação contra Erenice Guerra pelos crimes de tráfico de influência e corrupção ativa e passiva, o juiz Vallisney de Souza sustenta que “nada de substancial” foi encontrado no decorrer das investigações, mas deixa escapar algo que pode complicar Israel Guerra, filho da ex-ministra, e outros investigados no caso (além dela própria):

– Do relatório da autoridade policial, depreende-se apenas que as movimentações financeiras de Israel Guerra, Vinícius de Oliveira Castro, Stevan Knezevic e de Marco Antônio Marques de Oliveira, foram consideradas incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal.

O juiz ainda destaca na decisão que relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), “indicando prática de crime de lavagem de dinheiro”, estão em análise na Polícia Federal. Registra Souza:

– O delegado da Polícia Federal que preside as investigações informou que os relatórios produzidos pelo Coaf indicando possível prática de crime de lavagem de dinheiro, já foram encaminhados ao MPF e à Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal visando a instauração de inquérito policial.

Para quem não lembra, o quarteto (Israel, Vinícius, Stevan e Marco Antônio) citado pelo juiz aparece enrolado em diferentes episódios envolvendo as empresas Capital Assessoria e Synergy Assessoria, que vendiam, entre 2009 e 2010, facilidades de acesso aos cofres públicos a empresários interessados em contratar com o governo federal.

As duas empresas eram controladas por Israel, e pelos ex-servidores da Casa Civil Vinícius e Stevan. O trio tinha como trunfo a imagem de Erenice, então servidora de alta patente no Planalto.

Sobre a Capital e a Synergy, o juiz ainda destaca que ambas “teriam deixado de prestar informações sobre as rendas auferidas nos anos de 2009 (Capital) e 2010 (Capital e Synergy)”, mas que não haveria motivos para abrir ação penal porque tais delitos de sonegação fiscal somente se consumam após a “constituição definitiva do crédito tributário na esfera administrativa”.

Piada com ele


Território diplomático

Advogados do mensalão não perdoam nem mesmo os clientes dos colegas. A última piada que circula entre os defensores é a de que Dirceu vai fazer questão de assistir ao julgamento ao vivo em Brasília. Pela televisão. E dentro da embaixada da Venezuela.

Em grampo, comparsas de Cachoeira falam em “mudar de estratégia” , “abrir o maior número de igrejas” e citam Edir Macedo



Em um grampo interceptado pela Polícia Federal em dezembro de 2010, o araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, conversa com Lenine Araújo de Souza, auxiliar direto do bicheiro Carlinhos Cachoeira, sobre uma certa “mudança de estratégia” na atuação em um dos pontos do grupo.

Dadá cita Edir Macedo e fala em “abrir o maior número de igrejas”. Não fica claro no monitoramento da Polícia Federal se os comparsas do bicheiro estão utilizando Macedo como “código” ou se estão, de fato, planejando abrir filiais da Igreja Universal do Reio de Deus. Diz Dadá:

– O careca acertou aquele negócio, sabe? Acertou e aí os caras lá ficaram rodando lá, mas não pediram reforço não, entendeu? Acho só levantamento. (sic)

Lenine responde:

– Não, beleza, mas parece que ele tirou tudo.

E Dadá:

– É ele me falou, falou que ia tirar, tirar tudo e ia mudar a estratégia lá; abrir o maior número de igreja aí, pedir pro Edir Macedo aí autorizar a abrir mais igreja. (sic)

E Lenine:

– Não, beleza, amanhã cedo eu procuro ele, pode deixar.

Advogado de Jefferson diz que Lula 'ordenou' mensalão



Estadão

Responsável pela defesa do ex-deputado Roberto Jefferson, autor da denúncia do mensalão e um dos 38 réus do processo, o advogado Luiz Barbosa disse nesta terça-feira, 24, que seu cliente "exagerou" ao inocentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barbosa vai sustentar tese contrária no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF): dirá que Lula "ordenou" o mensalão.

"O Supremo considerou plausível para iniciar o processo que três ministros - José Dirceu, Anderson Adauto e Luiz Gushiken - estariam pagando deputados federais para votarem projetos de lei de iniciativa do presidente da República. Eles (ministros) foram os auxiliares e ele (Lula) ordenou, sim, que se fizesse aquilo que diz a acusação. Se ele não tivesse ordenado, seria um pateta. É claro que os ministros não mandavam mais do que ele (Lula)", sustenta o advogado.

MPF: Carlinhos Cachoeira pode pegar 20 anos de prisão



O Globo


O Ministério Público Federal diz acreditar que o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, seja condenado a mais de 20 anos de prisão, e que isso aconteça até o final de agosto. O julgamento está na fase final.

Nesta terça-feira, o juiz Alderico Rocha Santos, substituto da 11ª Vara Federal de Goiás e responsável pelo processo, interrogou as primeiras testemunhas do caso — dois agentes da Polícia Federal que participaram das investigações da Operação Monte Carlo, deflagrada em 29 de fevereiro. Durante a sessão, advogados de defesa tentaram dificultar o andamento dos trabalhos, desqualificar as investigações da Polícia Federal e desferiram ataques à imprensa. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

EMPUTECIDO




Nós, brasileiros, deveríamos criar um verbo novo: EMPUTECER

Deveríamos nos emputecer com tudo que nossos políticos, por exemplo, fazem de errado, na condução do nosso país.

Ou nos emputecer com os males que as drogas provocam nas nossas crianças, jovens e adultos.

Podemos nos emputecer com o dinheiro que os governos populistas estão dando a outros países, mesmo com as imensas carências que temos no Brasil.

Podemos também nos desemputecer, escolhendo bem quem merece os nossos votos e apoio.

Ou desemputecer limpando a área de corruptos e incompetentes.

Conjuguemos:

Eu emputeço com mau atendimento, por exemplo. Ou com os serviços públicos cada vez piores que temos.

Tu te emputeces com chimarrão frio…ou cerveja quente.

Ele se emputece com a burrice dos idiotas ou a idiotice dos burros.

Nós nos emputecemos com dinheiro público jogado fora e quando nosso time perde…em casa.

Vós emputeceis, caríssimos, com propaganda mentirosa.

Eles se emputecem com a apatia do povo brasileiro. Vamos fazer o quê? – dizem.

Desemputeçam, amigos, com o que não vale a pena. Nem se for desemputessam…

Mas emputeçam-se, sim, com o que vale a pena e podemos melhorar, neste nosso país.

Precisamos de um povo emputecido, para melhorar o Brasil e a nossa vida.

PSDB quer bloquear dinheiro público para blogs de aluguel.



O PSDB entrou ontem com representação na Procuradoria Geral Eleitoral pedindo investigação sobre o patrocínio de empresas públicas, como a Caixa Econômica Federal, a sites e blogs simpatizantes do PT. Os tucanos pedem ainda que o Ministério Público Eleitoral apure o suposto desvio, ainda que indireto, de recursos públicos para a propaganda eleitoral de candidatos apoiados pelo PT, o que poderia configurar, de acordo com o PSDB, a prática de improbidade administrativa.

"A presente representação tem como objetivo denunciar a utilização de organizações, blogs e sites financiados com dinheiro público, oriundo de órgãos da administração direta e de estatais, como verdadeiras centrais de coação e difamação de instituições democráticas. Da mesma forma, pretende-se denunciar a utilização de tais blogs e sites como instrumento ilegal de propaganda eleitoral", afirma a representação do PSDB.

O partido ainda acusa os petistas de utilizarem esses sites e blogs para tentar desmoralizar o Supremo Tribunal Federal (STF) às vésperas do julgamento do mensalão, em que alguns dos principais nomes do partido figuram como réus, além de conclamar organizações, sindicatos e estudantes, para irem às ruas contra eventuais condenações. "Recursos públicos são também utilizados para, de forma indireta e ilegal, fazer propaganda eleitoral para candidatos apoiados pelo Partido dos Trabalhadores", diz a representação, referindo-se à suposta reunião de Fernando Haddad, candidato do PT à prefeitura de São Paulo, com blogueiros.

Para os tucanos, os fatos listados configuram-se como atentado aos princípios da administração pública e recebimento indireto de doação por meio de apoio e publicidade custeada com o desvio de recursos públicos. (O Globo)

Tomate aumenta cerca de 220% e inflaciona a salada



Tomate aumenta cerca de 220% e inflaciona a salada

O aumento de cerca de 220% no preço do tomate nos últimos dias transformou a salada do brasileiro em artigo de luxo. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o preço do tomate saltou de R$ 1,50 para cerca de R$ 5 o quilo, nesse inverno, fato considerado raro, já que o estudo mostrou que o período de alta mais aguda do preço do tomate vai de janeiro a abril.

"Apesar de atípico, se o inverno for mais rigoroso próximo às áreas de cultivo, isso pode atrasar o amadurecimento do fruto e provocar escassez temporária no mercado", alertou o coordenador da pesquisa, André Braz. Ele explicou que, de acordo com os agricultores, esse é o motivo pelo aumento elevado e abrupto dos preços.

Estudante da PUC-Campinas morre após queda em penhasco no Peru



G1

Estudante de medicina da PUC-Campinas Paula Sibov em foto publicada em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)Uma estudante de medicina da PUC-Campinas (SP) morreu no Peru quando fazia uma trilha com amigos no Valle del Colca. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da universidade em nota enviada na manhã desta terça-feira (24) (leia nota na íntegra abaixo). Paula Sibov tinha 24 anos e caiu de um penhasco quando montava em uma mula em uma região montanhosa daquele país no domingo (22). A jovem é de Osasco (SP) estava em férias e cursava o 4º ano do curso de medicina. O Itamaraty acompanha o caso.

Segundo o jornal peruano Peru 21, a queda foi de 200 metros no Valle del Colca, na província de Caylloma. As autoridades policiais de Colca disseram à reportagem local que Paula retornava da região de Sangalle, em Cabanaconde, acompanhada de amigos, quando a mula que montava caiu de um barranco. Ainda segundo o periódico, policiais e funcionários municipais encontraram o corpo na madrugada de segunda-feira (23). O corpo foi levado para o distrito de Chivay. A liberação depende da ordem de repatriação.

Vale do Colca, no Peru  (Foto: Divulgação/TerradaGente )

População vai julgar STF, diz Eliana Calmon




A ministra Eliana Calmon, corregedora nacional da Justiça, afirmou ontem que o Supremo Tribunal Federal será julgado pela opinião pública ao analisar o processo do mensalão a partir do dia 2 de agosto. “Há por parte da Nação uma expectativa muito grande e acho também que o Supremo está tendo o seu grande julgamento ao julgar o mensalão”, disse ela pouco antes de fazer uma palestra no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

A Procuradoria-Geral da República acusa 38 pessoas, entre elas José Dirceu, primeiro ministro da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva, de formar uma quadrilha para comprar o apoio de parlamentares no Congresso com dinheiro público.

Calmon disse que “não conhece o processo do mensalão, senão por jornais”. “Como ele (Supremo) se porta diante dos autos, a realidade que está retratada nos autos vai ser mostrada quando do julgamento e é neste momento que o Supremo passa a ser julgado pela opinião pública, não é?”, disse a corregedora.

“Não é que o Supremo vá se pautar pela opinião pública, mas todo e qualquer poder, no regime democrático, também se nutre da confiabilidade daqueles a quem ele serve”, completou ela.

Indagada se a pressão pública pode influenciar o resultado, Eliana afirmou: “O Supremo não se deixa muito influenciar pela opinião popular, ele sempre se manteve meio afastado. Mas começamos a verificar que já não é com aquela frieza do passado.”
(…)

GM suspende funcionamento nesta terça-feira em São José


G1

GM suspende funcionamento nesta terça-feira em São José (Foto: Carlos Santos/G1)

A unidade da GM (General Motors) em São José dos Campos dispensou todos os funcionários na madrugada desta terça-feira (24) temendo possíveis mobilizações dentro da unidade. A fábrica amanheceu fechada e isolada. Por volta das 5h, não era permitida a entrada de nenhum trabalhador.

O fechamento ocorre em meio a negociações entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos sobre o destino dos cerca de 1.500 trabalhadores da linha de produção conhecida como MVA (Montagem de Veículos Automotores), que pode ser desativada pela empresa.


Na manhã desta terça, apenas 300 funcionários foram à porta da fabricante porque, segundo o sindicato, os motoristas dos ônibus que levam os trabalhadores passaram nos pontos entregando um comunicado oficial da empresa aos trabalhadores.

Em nota, a GM informou que decidiu dispensar os trabalhadores - sob licença remunerada - porque temia que a fábrica fosse invadida.


Brasileiras denunciam esquema de exploração de modelos na Índia


BBC Brasil

Monique Menezes (Arquivo Pessoal)

Duas semanas após chegarem a Nova Déli, capital da Índia, para trabalhar como modelos, a paulista Monique Menezes, de 21 anos, e a gaúcha Thelma Kaminski, 19, estranharam quando sua agente disse que elas passariam a noite numa festa.


No evento, que terminou de madrugada e não estava previsto no acordo fechado no Brasil, afirmam que tiveram de servir uísque na boca de homens, que as assediaram e tentaram acariciá-las. 

Foi o primeiro sinal de que a viagem, até então encarada como uma valiosa chance de ascensão profissional, não acabaria bem. "Depois daquele dia, ficamos assustadas, mas continuamos trabalhando", diz Menezes à BBC Brasil. "Estava lá para juntar dinheiro, pretendia comprar uma casa quando voltasse."