segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Alunos da USP pedem para a PM ficar no campus


Alunos da USP pedem para a PM ficar no campus

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) estão organizando, por meio do Facebook, um protesto a favor da presença da Polícia Militar (PM) no campus. O evento na rede social foi criado por uma estudante de Letras, e até por volta das 17 horas de hoje mais de 500 pessoas já haviam confirmado presença.

O ato está marcado para acontecer amanhã a partir das 17 horas, na Praça do Relógio, no campus Butantã, zona oeste de São Paulo. A manifestação será feita em repúdio aos acontecimentos da semana passada, quando alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foram detidos com maconha, entraram em conflito com a PM e decidiram ocupar a administração do prédio em oposição à presença dos policiais no campus.

Na página do evento no Facebook, lê-se na descrição "Somos estudantes, somos trabalhadores, somos a maioria. E EXIGIMOS SEGURANÇA! A minoria contra tudo e todos não pode nos impedir de querer o que é nosso de direito! A Cidade Universitária é parte da cidade de São Paulo, e deve ser tratada como tal. Aqui a lei se cumpre, e os fora-da-lei são devidamente punidos!".

Os estudantes que ocupam a FFLCH, por outro lado, devem fazer ainda hoje uma assembleia geral para decidir até quando continuarão no edifício e organizaram um protesto previsto para as 18 horas em frente à reitoria.

Sai decisão do Enem: 13 questões anuladas



JARBAS OLIVEIRA/AGÊNCIA ESTADO

Na noite desta segunda-feira 31, a Justiça Federal no Ceará decidiu anular 13 questões do Enem de 2011. Havia o receio de que toda a prova pudesse ser anulada. A decisão do juiz Luís Praxedes da Silveira determina ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não considerar as questões durante a correção das provas.

As 13 questões anuladas constam do caderno amarelo e são as seguintes:
32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do 1º dia; 113, 141, 154, 173 e 180, do 2º dia.

O pedido de anulação total ou parcial do Enem 2011 foi feito pela Procuradoria da República no Estado, após a verificação de que alunos do colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso prévio a questões do exame. O Inep havia pedido dez dias para se pronunciar, mas a Justiça negou o prazo e concedeu apenas 72h, que terminaram hoje.

O pedido de anulação do Enem foi feito pelo procurador da República Oscar Costa Filho, depois que alunos do Colégio Christus revelaram ter feito exercícios dirigidos com questões idênticas à do exame, que aconteceu há dois fins de semana para mais de 4 milhões de estudantes em todo o país. O procurador apresentou duas propostas, anulação total do Enem ou só das questões que vazaram.

Na justificativa entregue por procuradores do MEC e do INEP hoje, em Fortaleza, o governo repete as explicações dadas até aqui, alegando que o episódio foi isolado. O MEC cancelou as provas dos alunos do Christus e agendou uma nova aplicação para o final de novembro.

A agressão sofrida por Mário Covas


Em maio de 2000, o deputado federal José Dirceu, presidente nacional do PT, decidiu que as imunidades parlamentares se estendiam ao Código Penal ─ e fuzilou com o ímpeto que faltou ao guerrilheiro de araque o artigo 286: “Incitar, publicamente, a prática de crime”. Foi o que fez ao afirmar que os adversários tucanos “têm de apanhar nas ruas e nas urnas”.

Dias depois, o governador Mário Covas foi acuado e agredido por professores grevistas acampados na Praça da República, em São Paulo. O vídeo abaixo mostra o que aconteceu a Covas. No dia em que foi agredido, o governador lutava contra um câncer e fazia tratamento quimioterápico.


Em junho de 2000, professores em greve seguiram a ordem de José Dirceu e agrediram fisicamente o governador Mário Covas. O ataque a um democrata exemplar debilitado pelo câncer desqualifica a tropa do PT para dar aulas sobre política e doença.

Não se pode fazer com ninguém o que os milicianos de Lula fizeram com Covas.

Ronaldo é processado no Rio


Ronaldo enfrenta processo por inadimplência

Ronaldo está enfrentando um processo na Justiça do Rio de Janeiro por inadimplência. A RDNL, empresa com as iniciais do nome do seu filho Ronald, está sendo cobrada desde julho por dever cerca de 80 000 reais do aluguel de um imóvel em Jacarepaguá (RJ). Na quarta-feira, a 6ª Vara Cível determinou a execução da dívida e o pagamento de honorários no valor de 10%.

Senador Reditario Cassol quer pena de morte para reincidentes

De passagem pelo Senado, Reditario Cassol, lamenta fim do "chicote" para os presos e sugere "forca" para quem não deixar o crime

O senador Reditario Cassol, do PP de Rondônia

Apesar de nascido no Brasil e filho de brasileiros, o senador Reditario Cassol (PP-RO) carrega um forte sotaque italiano. Foi criado em uma colônia italiana em Santa Catarina por causa da origem de seus avós. O senador fala “ladrón” em vez de ladrão. Escapam-lhe boa parte dos plurais. Faltam-lhe nomes. Ele trata Gleisi Hoffmann apenas como a "primeira ministra" da presidente Dilma Rousseff. De passagem pelo Senado, já que é suplente do filho, Ivo Cassol (afastado para reestruturar o PP no estado), o ex-delegado tem 72 anos.

Em Santa Catarina ele foi vereador pela Arena e delegado. Depois de migrar para Rondônia, seguiu carreira política e foi escolhido pelo regime militar para comandar a prefeitura de Colorado do Oeste. Na curta passagem pelo Senado, suscitou críticas ao pedir a aplicação de "chicote" em presos.

Trechos da entrevista ao site de Veja:

O que o senhor achou das críticas depois de defender o “chicote” nos presos? 

Eles entenderam mal. Antigamente até chicote havia. A borracha pegava. Hoje é o contrário. A gente era feliz e não sabia.

Por quê? 

Quando eu comandei a delegacia, as coisas eram diferentes. Quando o camarada era preso, ele ia para a cana. As cadeias viviam quase vazias. O preso tinha que prestar serviço. Quando ele não obedecia, o chicote pegava. Depois do fim da pena, nunca mais você via o sujeito de novo. Hoje transformaram o presídio numa creche. Tem do bom e do melhor: comida trocada todo dia, com nutricionista fiscalizando. Tem os direitos humanos lá dentro, do lado deles, esquecendo das vítimas. E ainda com celular, visita íntima e atrás disso a família recebendo um salário de 862 reais, o auxílio-reclusão - esquecendo que as vítimas ficaram sem nada. É uma vergonha. Hoje a polícia prende, o camarada trupica, dá uma esfolada, e vai dizer que polícia empurrou. E o policial é processado. Os culpados somos nós, legisladores, que criamos leis que protegem criminosos.

O senhor defende chibata para ministro corrupto? 

Tinha que ter cadeia para eles. Para mim, quem assalta uma casa ou rouba dinheiro público é ladrão do mesmo jeito.

E a pena de morte? 

Deveriam estabelecer: quem passa a cometer o segundo crime tinha que ir para a forca. É uma realidade. Passa pelo segundo crime, ou que fosse lá o terceiro: forca. Não pode ficar do jeito que está. Cometer dez, vinte crimes e ficar numa boa, no presídio. E o povo brasileiro, que trabalha, é quem sustenta.

E a Lei da Palmada? 

É uma vergonha nacional. Tiraram o poder dos pais de ensinar. Eu, por exemplo, tenho oito filhos. Os primeiros seis tiveram uma conduta correta, trabalharam desde cedo, nunca me incomodaram. Na escola, havia respeito com as professoras, que podiam botar no castigo. Quem entrou com essa proposta (da Leia da Palmada) é sem-vergonha. Meus filhos mais velhos nunca me fizeram passar vergonha. Ao contrário dos outros dois, que estão dando incômodo até no colégio porque a professora não pode dar um castigozinho e os pais não podem passar a varinha.

O senhor têm ainda filhos em idade escolar? 

Um de 10 e um de 14 anos.

Os fascistas do PT!!!


A jornalista Monalisa Perrone, da TV Globo, foi brutalmente interrompida, na porta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por dois cretinos quando fazia uma reportagem sobre a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela tinha acabado de entrar ao vivo, no Jornal Hoje. Seria só a manifestação demencial de dois idiotas? Não exatamente.

Há, hoje, sobretudo na Internet, ex-jornalistas sustentados por dinheiro público — patrocinados pelo governo federal ou por estatais — que incentivam esse tipo de manifestação. Inventam teorias as mais estapafúrdias para acusar os grandes veículos de comunicação de conspirar contra o governo, o petismo, Lula, Dilma, sei lá o quê… Alguns idiotas caem na conversa. Basta a gente ver o que vai pela rede. Mal sabem que alguns pançudos estão sendo regiamente pagos, por órgãos oficiais, para promover esse clima de pega-pra-capar.

Aqueles caras não estavam lá por acaso. Veja o vídeo:

 

Um deles, aquele cuja cara é mais evidente, informa “O Dia” Online, é Thiago de Carvalho Cunha, que já participou de outras manifestações “contra a mídia”.

É coisa de fascistas, que querem impedir na base do grito e da intimidação, o livre exercício do jornalismo. E a Globo, obviamente, é um dos alvos. Eis um bom momento para a reflexão. Um ator contratado da emissora, diga-se, vive fazendo proselitismo “contra a mídia” nos blogs que servem a essa escória, estimulando justamente esse clima. Pertence, na prática, a essa cadeia.




Deputado Marcelo Freixo, do RJ, deixará o país após ameaças de morte



A convite da Anistia Internacional, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) vai deixar o Brasil na terça-feira (1º) após uma série de ameaças de morte. Em 2008, Freixo presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que indiciou mais de 200 pessoas, entre policiais e políticos. Desde então, o deputado passou a sofrer ameaças.


Sete ameaças em um mês


"Vou deixar o país, mas é por pouco tempo. Recebi um convite da Anistia Internacional e em função das várias ameaças e da pressão que isso envolve estou aceitando o convite. Só nesse último mês foram sete ameaças de morte. Mas volto antes de dezembro", confirmou Freixo.


Governo só investe 9% do aumento de impostos

Uma fatia pequena do aumento expressivo da carga tributária ocorrido desde meados da década de 90 se traduziu em novos investimentos públicos no Brasil.

De acordo com cálculo feito pelo economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, de cada R$ 100 a mais em impostos arrecadados entre 1995 e 2010, apenas R$ 8,6 foram direcionados para elevar investimentos feitos pelo governo.

Segundo especialistas, a estrutura do gasto público brasileiro limita o crescimento econômico do país.


Pequena filipina simboliza o ser humano de número 7 bilhões



Danila Camacho bebê 7 bi (Foto: AP)

A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano de número 7 bilhões, uma pequena filipina de nome Danica cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.

O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países pretendiam reivindicar a efeméride.

Danica May Camacho, nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, no José Fabella Memorial Hospital, um centro público da capital filipina, tem 2,5 quilos. Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes das Nações Unidas.

"É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada Camille Dalura na sala de partos, invadida pela imprensa. Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.

"O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial", declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.

PF indicia Wagner Rossi como ‘líder’ de esquema




Além de chefiar desvio de R$ 2,7 mi, ex-ministro é acusado de peculato e fraude em licitação.

Relatório de 40 páginas da Polícia Federal descreve o modus operandi do ex-ministro Wagner Rossi (Agricultura), apontado como "líder da organização criminosa" que teria arquitetado fraude no Programa Anual de Educação Continuada (Paec) - capacitação de servidores - para desvio de R$ 2,72 milhões. A PF vai indiciá-lo criminalmente nesta semana, imputando a ele formação de quadrilha, peculato e fraude à Lei de Licitações.

Lula revela receio de estar careca no carnaval



Passado o choque do diagnóstico, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu neste domingo um dia de ansiedade, à espera da internação e do início do tratamento contra o câncer de laringe que começa nesta segunda-feira pela manhã. Evitou os amigos, mesmo os mais íntimos, e cercou-se da mulher, Marisa Letícia, dos filhos e dos netos.

Não perdeu o bom-humor e as tiradas que marcam sua trajetória. No sábado, ao ter a confirmação de que o tratamento contra o câncer pode fazê-lo perder o cabelo e a barba, reclamou, lembrando que terá em fevereiro, no carnaval, um compromisso inadiável: o desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, do Corinthians, seu time do coração.

ONGs cobram taxa para inscrever famílias no Minha Casa, Minha Vida


Entidades que foram cadastradas pelo governo no Programa Minha Casa, Minha Vida estão cobrando “taxas” para incluir pessoas nele. O programa tem como objetivo financiar moradias populares para pessoas de baixa renda e, segundo reportagem do Fantástico deste domingo (30), dirigentes estão fraudando o processo de seleção habilitando organizações não-governamentais e cooperativas são habilitadas como parceiras. Trata-se de uma negociação por imóveis com as construtoras, onde o governo paga parte da dívida. Em geral, a fraude consiste em informa renda familiar inferior, omitindo dados, para facilitar a inscrição. “Ao receber essa declaração de autônomo, a Caixa não tem como saber se ela é verdadeira ou falsa. A gente presume, quer dizer, existe uma entidade que está apresentando, existem pessoas que apresentam essa documentação. A gente parte do pressuposto que existe seriedade e honestidade. Uma vez detectada qualquer irregularidade a Caixa vai atuar de maneira efetiva”, afirmou Paulo José Galli, superintendente da Caixa. Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida já entregou mais de 450 mil casas e apartamentos.

Vale do Paraíba


Paraíba recebe investimentos

Rio Paraíba entre cavas de areia em Jacareí
O Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) anunciou na última semana um investimento de mais de R$ 25 milhões em obras de prevenção e recuperação do leito do rio. 

O anuncio foi feito durante 3º Seminário do Setor Elétrico na Bacia do Rio Paraíba do Sul, no Parque Tec-nológico em São José dos Campos e o valor será distribuído para cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minais Gerais que são cortadas pelo rio. 

Segundo Edson Fujita, diretor da agência de bacias, a verba será dividida em dois tipos de obras, as ações estruturais que são as obras e serviços de engenharia voltadas para a correção de problemas relativos à qualidade e quantidade das águas dos rios, inclusive toda a parte de reflorestamentos, e as ações estruturantes, que são os programas e projetos de educação ambiental, mobilização e comunicação social, entre outros programas.

Na região, entre as seis obras que devem ser executadas dentro do pacotão de socorro ao rio, está o mapeamento das áreas de riscos de inundações do município de Lagoinha, que deve ter custo total de R$ 136.600 

Já Guaratinguetá vai receber R$ 392.300, para a instalação de uma sala de situação para monitoramento hidrológico e sistema de previsão e alerta de cheias com estação linimétrica para o município, que sofre anualmente com as cheias do rio.

As nascentes do córrego Araçá vão passar por um processo de recuperação e proteção de áreas de preservação permanentes e proteção de nascentes, orçado em R$ 421.246,52.

Ainda de acordo com Fujita, as obras devem ter início no próximo ano e a conclusão depende do cronograma de cada órgão responsável.

“O foco destas obras é preservar a bacia, sempre visando a recuperação dos recursos hídricos do rio Paraíba do Sul”, afirmou.


Novo shopping de Taubaté vai oferecer 9.000 vagas

Obra de construção do Shopping Via Vale no bairro Piracangaguá, em TaubatéO Via Vale Garden Shopping, novo centro de compras em fase de construção em Taubaté, confirmou a instalação de várias lojas-âncora. O local irá contar com redes como C&A, Marisa, Riachuelo e Pernambucanas.
De acordo com a Tenco Shopping Centers, empresa responsável pelo empreendimento, o Via Vale tem mais de 200 lojas para comercialização.

Emprego. Durante a fase de construção, devem ser geradas 2.400 vagas de trabalho. Foram contratadas empresas da região e a mão de obra é recrutada de acordo com a demanda da própria obra (veja quadro ao lado).
Após a inauguração, o shopping espera oferecer 3.000 empregos diretos e 6.000 indiretos. De acordo com Adriano Tupy, diretor de obras da empresa, o recrutamento deve ter início entre junho e julho do ano que vem.
A data prevista para inauguração do shopping é 25 de outubro de 2012. Além das lojas-âncora anunciadas, o Via Vale contará, ainda, com lojas como Centauro Esportes, Ponto Frio, Polishop e Siberian.

Estrutura. O Via Vale está sendo construído às margens da Dutra, em um terreno de mais de 71 mil metros quadrados. O local contará com 1.503 vagas de estacionamento, 25 lojas de alimentação, seis salas de cinema e um supermercado.
A obra começou no dia 1º de fevereiro e segundo a Tenco, já está em estágio acelerado.

domingo, 30 de outubro de 2011

A UNE bebe. Você paga!



Fundada em 1937, a União Nacional dos Estudantes (UNE) foi protagonista de inúmeros episódios de luta por ideais republicanos. Na década de 40, combateu a influência do fascismo europeu no Brasil. Durante os anos mais trevosos do regime militar, seus principais líderes empunharam armas para reivindicar democracia.
Essa gloriosa história pertence ao passado. A moçada agora quer sombra, uísque, gelo e água fresca grátis em troca de servidão automática ao governo. Contestação é coisa de otário. Os líderes da principal entidade estudantil brasileira dissipam sua náusea burguesa com garrafas de vodca, uísque, gelo e caixas de cerveja pagos com nosso dinheiro. Compram tênis e bolsas Puma, Nike ou Adidas, símbolos do “imperialismo”, e mandam a conta para os proletários brasileiros que trabalham e pagam impostos.

A atuação pelega da UNE de hoje envergonha seus heróis do passado. Dominada por parasitas do PCdoB desde os primórdios, a entidade perdeu a força, a voz — e o pudor. Desde 2003, recebeu 42 milhões de reais de dinheiro tomado pelo governo dos proletários brasileiros e entregue aos pequeno-burgueses que fingem estudar.

O Tribunal de Contas da União (TCU) resolveu esmiuçar a aplicação desses recursos e deparou com gravíssimos indícios de irregularidades. Despesas injustificáveis, descritas em notas fiscais suspeitas, amontoam-se nas prestações de contas investigadas. Somente em um convescote da UNE de 2008, apelidado de Caravana Estudantil da Saúde, o TCU suspeita que mais de 500.000 reais tenham sido roubados.


Diz o procurador do TCU Marinus Marsico: “É evidente o descaso da UNE com o patrimônio público. Fico estarrecido de ver tanto dinheiro do povo usado sem obediência aos princípios da moralidade”.

Continuem assim, jovens revolucionários da garrafa, um ministério os espera.

O lulapetismo, uma doença difícil de curar






Corrupção para todos os lados que se olhe. Regime de Contratação Diferenciado, que colide frontalmente com a lei 8.666, baliza para as licitações públicas, isenção total de impostos para gente da Fifa, fornecedores e cupinchas, e agora, dinheiro do FGTS, da conta do trabalhador, para bancar obras. Parece não haver limites para os descalabros feitos em nome da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. 


Enquanto isso, a infraestrutura do país apodrece.

Divulgada na semana que passou, a 15ª pesquisa sobre as estradas brasileiras feita pela Confederação Nacional dos Transportes é mais uma demonstração inequívoca disso. Em um país em que mais de 60% da carga e de 95% da população dependem de rodovias, 57,4% delas são péssimas, ruins ou, no máximo, regulares. Pouco mais de 12% são consideradas ótimas.

Ninguém precisa ser bidu para saber que as ótimas são administradas pela iniciativa privada. E que as 18 melhores são do Estado de São Paulo, campanha eleitoral sim outra também, acusado de cobrar pedágios exorbitantes.

Os críticos dizem que os pedágios pesam no custo Brasil, como se a falta de conservação nada custasse. E o custo vida? 8.516 vítimas fatais em 2010, 183 mil colisões, 15,5% a mais do que em 2009. Só em estradas federais. Impossível atribuir os dados apenas à imprudência.

Mas não basta concessionar. Ao fazê-lo, há de se fazer bem feito, fiscalizar. Algo cada vez mais difícil no desnorteado governo Dilma Rousseff. E pouco vale vangloriar-se de pedágios mais baixos quando as obras previstas em contrato sofrem frequentes atrasos.

Alerta da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), feito em 2010, apontou que trecho da BR-116 está próximo da saturação devido a obras que mal saíram das pranchetas desde 2003. Isso na Dutra, que liga o Rio a São Paulo, eixo fundamental para a Copa, quase o único que restou depois do conto de fadas do trem-bala e das sempre adiadas ampliações dos aeroportos, que não deverão passar de puxadinhos.

Na área urbana o caos não é menor. Os portos ditos turisticamente estratégicos – Santos, Rio, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus – são só plantas arquitetônicas do que deveriam se tornar. Obra alguma começou. As de mobilidade, muito menos. Imagine-se nas cidades dos sem-Copa.

Enquanto isso, o governo Dilma se embrulha na corrupção, na inoperância, na falta de planejamento, gerência e comando. Parece esperar por milagres. E, ainda que aconteçam, estarão longe de dar respostas às urgências estruturais do país.

O atraso não é para 2014 ou 2016. O Brasil está atrasado para o Brasil.

Padre Fábio rebate críticas de Marcelo Rossi




O padre Fábio rebateu as críticas feitas pelo padre Marcelo Rossi, que havia declarado que o colega trocava a batina por camisas de marca, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha. Fábio disse que Marcelo também não usa batina, e que ao contrário dele, ele não quer ter uma igreja só para ele.

Fábio afirmou ainda que não é amigo de Marcelo e também que não acha interessante esconder o voto, como o outro padre. Ele disse que votou em Dilma e que se pudesse colocaria todas as mulheres no poder.

Caçapava - O povo está bem representado?


O vereador, hoje, como um legítimo representante do povo, eleito pelo voto direto, debate, propõe e aprova projetos de lei de interesse da cidade e dos cidadãos, fiscaliza as ações do Poder Executivo, bem como a execução orçamentária e financeira da cidade. Por outro lado, é do cidadão o direito e o dever de cobrar do vereador, cada vez mais, uma atitude propositiva, que vise, única e exclusivamente, ao interesse coletivo.

A Câmara, hoje, tem 10 vereadores eleitos democraticamente, que representam e têm o dever de defender os anseios e as necessidades de mais de 85 mil habitantes. Quer dizer, cada vereador representa cerca de 8,5 mil habitantes. E mais, esses 10 vereadores têm a obrigação de debater e definir, junto ao Executivo, ou seja, a Prefeitura e, principalmente, junto à população, os destinos do Orçamento do Município.

E para isso cada um recebe por mês R$ 4.950,00, tem direito a dois assessores ao custo de R1.600,00 cada e telefone celular, tudo pago pelo povo.

Nossos representantes:

Ana Paula (PT)

Arnaldo Neto (PSC)

Daniel Lazarini (PV)

Henrique Rinco (PSDB)

José Ferreira da Cunha (PSD)

José Bergue (PV)

Neide Palmeira (PSD)

Paulo Eugênio (PRP)

Reinalma Montalvão (PSD)

Sebastião Lopes (PT)

Bem, agora vejam o que nossos dignos representantes estão fazendo:

Clique aqui, depois autor, escolha o nome do vereador, em seguida coloque o período de 01/01/2009 a 31/10/2011 e analise se realmente nossos representantes valem quanto pesam.

E aí... Quem deve permanecer no principado, e quem deve voltar a condição de contribuinte?


Emanuel Fernandes avisa a Alckmin que deixará governo de SP




Alegando questões pessoais, o secretário Emanuel Fernandes (Planejamento e Desenvolvimento Regional) avisou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) que deixará o cargo para retomar o mandato de deputado federal, para o qual foi reeleito em 2010.

A tendência é que o tucano peça licença da Câmara para acompanhar o tratamento médico de sua mulher. Será a quarta baixa no primeiro escalão do Palácio dos Bandeirantes no ano --já saíram, por razões distintas, João Sampaio (Agricultura), Jorge Pagura (Esportes) e Guilherme Afif (Desenvolvimento).

Emanuel é o nome favorito do PSDB para a disputa pela Prefeitura de São José dos Campos, cidade que já administrou por dois mandatos consecutivos (97-2004). Pressionado pela cúpula do partido, ele ainda resiste à ideia.

Fora do governo paulista, terá mais tempo para decidir se entra no páreo, pois não estará obrigado a se desincompatibilizar em março como os demais secretários que tiverem pretensões eleitorais.

A saída de Emanuel reabre a disputa pelo comitê da Copa, presidido por ele. Para o Planejamento, pasta que cuida da execução orçamentária e do custeio da máquina administrativa estadual, Alckmin não tem substituto natural. Já para assumir as ações relativas ao Mundial de 2014, os cotados são Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) e Sidney Beraldo (Casa Civil).

População mundial chegará a 7 bilhões amanhã



Pra onde vai esse trem?

Demógrafo da ONU prevê que a população deve se estabilizar por volta de 2050, mas haja solavanco até lá.



Milícias se alastram por pelo menos 11 estados



A população do Rio de Janeiro não é a única refém das milícias. Em pelo menos 11 estados brasileiros, há ações de grupos paramilitares armados e chefiados por agentes públicos da área de segurança, de acordo com levantamento feito pelo GLOBO, nas duas últimas semanas, com base em dados fornecidos por Ministérios Públicos e Ouvidorias de Polícia.

Os milicianos atuam em territórios urbanos e rurais, onde impõem lei própria e serviços econômicos, além de se envolverem em assassinatos. Em alguns casos, como na Bahia, há suspeita de envolvimento de políticos.

As milícias estão organizadas na Paraíba, no Espírito Santo, no Ceará, em Mato Grosso do Sul, no Pará, em Pernambuco, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais e em São Paulo, além da Bahia e do Rio. Os grupos agem com características diferentes em cada estado. O discurso para controlar as comunidades é parecido: eles extorquem dinheiro de moradores e comerciantes para oferecer segurança privada ilegal. Em troca da proteção, os milicianos prometem expulsar ou matar traficantes.

Um dos casos mais graves está em Salvador. Investigações do Ministério Público apontam que milicianos têm controle de 12 bairros do subúrbio da capital, entre eles Águas Claras, Fazenda Grande do Retiro e Cosme de Faria. Eles exploram o transporte alternativo e a distribuição de serviços de internet, de TV a cabo e de gás.

O modo de operar é semelhante ao de grupos paramilitares do Rio. Vereadores, com base eleitoral na região, estão na mira dos promotores. Segundo o MP, os parlamentares estariam se beneficiando das milícias em eleições.

O Globo


Do escândalo da cueca à liderança do PT na Câmara


Mais um escândalo do PT, o primeiro "dinheiro na cueca" protagonizado pelo deputado José Nobre Guimarães (PT-CE) e seu ex-assessor parlamentar petista José Adalberto Vieira da Silva, aos poucos, também vai virando piada de salão.

Como o mensaleiro João Paulo Cunha (PT-SP), que foi reabilitado e dirige hoje a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a principal comissão da Câmara, o suposto dono dos US$ 100 mil transportados na cueca de Adalberto, no auge do escândalo do mensalão, em junho de 2005, é uma estrela em ascensão e galga, a passos largos, postos de comando na Casa.

Guimarães é vice-líder do governo e despacha em reuniões no gabinete do líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). O próximo passo é assumir a liderança do PT na Câmara em substituição a Paulo Teixeira (PT-SP), em fevereiro.

Em seu segundo mandato de deputado federal, o irmão do ex-deputado José Genoino - como ainda é apontado por muitos no Congresso apesar de já ter estrela própria - não esconde o prestígio que adquiriu no comando de articula$ções para votação de matérias estratégicas para o governo.

Ele foi o relator da MP que instituiu o polêmico Regime de Contratação Diferenciada (RDC) para obras da Copa de 2014. E colaborou, entre outras matérias, com o projeto que definiu regras mais rígidas para crimes de lavagem de dinheiro, em parceria com o líder Vaccarezza, e que foi aprovado semana passada no plenário.

Por O Globo

sábado, 29 de outubro de 2011

Lula fará quimioterapia para tratar tumor na laringe, informa hospital




O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.

Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram o problema. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:


"BOLETIM MÉDICO
29/10/2011
11h00


O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.


Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar



Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"

Lula é diagnosticado com câncer na laringe





Ex-presidente será submetido a quimioterapia no Sírio-Libanês. 


Aguarde mais informações...

A bola da vez




Seis ministros na rua desde junho. Um a cada 23 dias. Este retrospecto com jeitão de recorde fez um importante assessor de Dilma garantir: “Agora, até a reforma ministerial de fevereiro, ministro só deixa o governo por morte natural ou suicídio”. Bem, se surgir um novo escândalo, a solução talvez seja antecipar a reforma ministerial.

A propósito, é grande a preocupação no Planalto com a situação de Carlos Lupi. Na bolsa de apostas dos ministros, Lupi é a bola da vez. A CGU, ainda que discretamente, vem mapeando eventuais encrencas na pasta.

Só tem gente boa




As relações entre a Fifa (leia-se Joseph Blatter) e a CBF (leia-se Ricardo Teixeira) nunca foram tão ruins. Na conversa que teve com Dilma Rousseff há três semanas em Bruxelas, Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, detonou Ricardo Teixeira.

Mais: a Fifa está procurando um escritório de relações públicas para tentar melhorar sua imagem no Brasil — e, claro, junto ao governo Dilma.

A propósito, Ricardo Teixeira e Aldo Rebelo já foram adversários ferrenhos (na CPI da Nike) e depois viraram bons amigos durante o governo Lula. Mas o último movimento de Teixeira não foi pró-Aldo: trabalhou intensamente no mês passado para ajudar a eleger Ana Arraes ministra do TCU, derrotando justamente Aldo.

Polícia vai indiciar estudantes agressores após confusão na USP





Alunos e sindicalistas que depredaram seis viaturas das Polícia Civil e Militar anteontem na Universidade de São Paulo (USP) serão indiciados por dano ao patrimônio público e podem pegar até 3 anos de prisão. A decisão foi tomada ontem pelo delegado Dejair Rodrigues, titular da 3.ª Delegacia Seccional, responsável pelas delegacias da zona oeste de São Paulo.

"Vamos identificar todo mundo. É inadmissível o que ocorreu", afirmou. Um inquérito será aberto na segunda-feira pelo 93.º DP (Jaguaré). "Isso foi um ato cometido por uma minoria. A grande maioria dos estudantes não concorda com o que houve." Rodrigues disse que já recolheu vídeos, fotos e vai convocar testemunhas.

Enquanto a polícia decidia ir atrás dos responsáveis pelas cenas de guerrilha no câmpus do Butantã da USP, os estudantes rebelados desfilavam com seus rostos cobertos por camisetas e erguiam três barricadas em torno do prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Eles também queimaram uma bandeira do Estado de São Paulo e outra do Brasil e estenderam cartazes e faixas nas paredes do edifício ocupado. Diziam que a "repressão" serviria para "impor privatização" da universidade e alertavam que "TV, álcool, açúcar, tabaco, esporte e sexo" também são drogas.

Trânsito mata mais de 40 mil e bate recorde


Movimento de motociclistas na avenida Rebouças; trânsito matou mais de 40 mil pessoas no ano passado

Os acidentes de trânsito deixaram 40.610 mortos no país em 2010, média de 111 por dia e uma alta de 8% sobre o ano anterior. É o maior número em 15 anos, segundo o Ministério da Saúde.

As internações cresceram 15%, beirando 146 mil.

Para o ministro Alexandre Padilha, a elevação se deve principalmente ao aumento da frota de motos. Pelo 2º ano, morreram mais motociclistas que pedestres.


Técnicos incluem também um provável relaxamento da lei seca. O ministro da Saúde admite que a embriaguez é uma das principais causas de acidentes, mas argumenta que fiscalizar é atribuição dos Estados.

Especialistas listam ainda ações do governo federal, como a lei, sancionada por Lula, que regulamentou a profissão de mototaxista e os incentivos a motos e carros, em detrimento do transporte coletivo.

Por Folha de São Paulo

Maria do Rosário vê pelo em ovo e ganha seus 15 minutos de fama





Em seu comentário na rádio CBN, Arnaldo Jabor disse que Orlando Silva “finalmente caiu do galho”. Pronto! Como o ex-ministro dos Esportes é negro, um tsunami de protestos invadiu a internet a chamar Jabor de racista.

Ouçam o comentário de Jabor aqui.

Minha opinião é que Jabor não quis chamar Orlando Silva de macaco.

E aposto que a maioria dos que chamam o jornalista de racista não escutou o comentário na CBN. Mas passa adiante que Jabor foi racista por na verdade não gostar dele.

Pior nesse episódio é a secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, sair a público para jogar gasolina no fogo. Disse ela no Twitter: “Quero repudiar veementemente a declaração racista do Arnaldo Jabor sobre o ex-ministro Orlando Silva. Isso é inaceitável!”

Parece que a ministra, que tem um desempenho bem fraquinho no governo, procura pelo em ovo para aparecer na mídia.

Para latino-americanos, Fidel e Chávez são os piores líderes


Fidel Castro e Hugo Chávez têm a pior avaliação entre os principais líderes políticos das Américas, revela uma pesquisa feita com latino-americanos divulgada nesta sexta-feira. De 0 a 10, o ex-chefe de Estado cubano recebeu 4,1 dos entrevistados, e o presidente venezuelano ficou com 4,4. Os dois ficaram bem abaixo do presidente americano, Barack Obama, dono da nota mais alta e da presidente Dilma Rousseff (6,0), a segunda colocada.

Escolas paulistanas opõem Dilma e Lula... no sambódromo


O Carnaval 2012 promete colocar em lados opostos o ex-presidente Lula e sua sucessora Dilma Rousseff.

Há meses, a Gaviões da Fiel anunciou que o ex-presidente é inspiração para o enredo que levará ao Anhembi no ano que vem: "Verás que o filho fiel não foge à luta _ Lula, o retrato de uma nação".

Dilma, por sua vez, será homenageada pela atual campeã do Carnaval de São Paulo, a Vai Vai, que tem o enredo "Mulheres que Brilham _ A força feminina no progresso social e cultural do país".

É certo que a deferência à presidente é menos direta do que a feita a Lula pela escola corintiana. Mas a letra da Vai Vai não deixa dúvidas de que Dilma também conquistou os corações sambistas.

"Senhora da vida/guerreiras na lida/hoje és presidente e me rendo a teus pés/pra sempre te amarei mulher", diz o samba da escola do bairro do Bixiga.


Por Folha de S. Paulo


Vale do Paraíba

Dia do Saci é comemorado com programação especial em Caçapava





Caçapava recebe de 29 de outubro a 1º de novembro programação especial em homenagem ao Dia do Saci, comemorado no Estado de São Paulo no dia 31 de outubro. O evento é organizado pela empresa Caçapava Turismo e por grupos ambientais e culturais de Caçapava, com o apoio da Prefeitura. 

O projeto Encontro Eco-Cultural dos Amigos do Saci, que está na sexta edição, reúne atividades culturais, ecológicas, esportivas e solidárias, em vários espaços de Caçapava.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Corinthians investe em esporte de contato (Vale tudo... Aiii!)

Para agradar meu amigo JC Flores, uma justa homenagem ao seu time do coração:


spider-300
Você já ouviu a voz do moço? É assustadora...





A torcida está vibrando... Veja o vídeo:


E Vamo Ki Vamo...

Senado holandês usa iPad. O nosso, toneladas de papel




O senado holandês livrou-se de produzir milhares de quilos de papel, há pouco mais de um mês, quando seus membros voltaram do recesso parlamentar. Eles começaram a experimentar uma nova forma de trabalhar com seus projetos.

A casa adotou o iPad, tablet da Apple, e os parlamentares passaram a usá-lo com a meta de não mais carregar pilhas de documento de um lado para o outro.

Enquanto isso, o Senado brasileiro ainda pena para se informatizar. Só em 2010 consumiu 83,6 toneladas de papel. Verdade que a quantidade está em queda: em 2005, por exemplo, foram 89,3 toneladas.

Regras para a sucessão do trono britânico são modificadas




Os 16 países* da Comunidade das Nações (ex-Comunidade Britânica) cujo chefe de Estado é o monarca inglês vão modificar as legislações dos séculos XVII e XVIII que determinam como se dá a sucessão ao trono. Em encontro realizado em Perth, na Austrália, os chefes de governo decidiram fazer três modificações que vinham sendo exigidas pelo público há algum tempo:


1) haverá igualdade sexual na linha de sucessão, prevalecendo a ordem de nascimento. Hoje, as filhas mais velhas ficam atrás dos irmãos mais novos na lista;

2) acaba a proibição de casamentos com católicos. O sucessor (necessariamente membro da Igreja da Inglaterra, a Anglicana) poderá assumir o trono mesmo que casar com um fiel da Igreja Católica. Um católico, entretanto, não poderá ser rei ou rainha

3) os descendentes do Rei Jorge II não precisarão mais de autorização do monarca para se casar.

* Os 16 reinos da rainha são Antigua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão, Tuvalu e o Reino Unido. 

Luciano anuncia fim da dupla com Zezé di Camargo




Uma briga momentos antes de um show em Curitiba (PR) abalou os irmãos Zezé di Camargo e Luciano. Luciano chegou a anunciar o término da dupla. Porém, a assessoria dos cantores negou na internet o fim da parceria.

No teatro Guaíra lotado, o público que esperava ver a dupla foi surpreendida: apenas um dos irmãos subiu ao palco. Zezé di Camargo disse que Luciano foi embora e desabafou...

“Depois de 20 anos de carreira, tudo, estou no palco sozinho, sem meu irmão. Já aconteceu isso uma vez, mas hoje pela segunda vez está acontecendo. Teve um probleminha no camarim. Meu irmão foi embora. Depois a gente resolve o resto, mas o importante hoje é que eu estou aqui e respeito muito a todos vocês”.

Mesmo sozinho, ele começa o show.

Meia hora depois, Luciano apareceu. Um espectador gravou com o celular e postou na internet. Diante da plateia, o cantor declarou que só vai participar dos shows até o fim do ano. Para ele, a dupla chegou ao fim.

“Não era para eu estar aqui agora. Até o final do ano vou cumprir todos os meus compromissos. Mas o ano que vem o meu irmão vai continuar a carreira sozinho, e vocês vão ser com certeza a segunda voz que ele sempre mereceu e que merece para o resto da vida. Valeu de coração e obrigado”.

Depois disso, os dois irmãos continuaram no palco, como se nada tivesse acontecido. E terminaram o show cantando juntos.

Inflação do aluguel desacelera em outubro, mostra FGV


A inflação do aluguel, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, desacelerou de 0,65% em setembro para 0,53% em outubro, segundo informou, nesta sexta-feira (28), a Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano, o índice acumula alta de 4,70% e, em 12 meses, de 6,95%. Em setembro, o IGP-M apresentava alta de 4,15% no ano e, em 12 meses, de 7,46%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), conhecida como a inflação do atacado, que integra o cálculo do IGP-M, também mostrou desaceleração, de 0,74% para 0,68% em outubro.

Custo da construção
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,14% em setembro para 0,20% em outubro. A taxa do grupo serviços recuou de 0,42% para 0,34%. Já o grupo mão de obra subiu de 0,01% para 0,16%. O índice relativo ao grupo materiais e equipamentos repetiu a taxa apurada no mês anterior, de 0,23%.

O perfil de Aldo Rebelo



O comunista Aldo Rebelo (foto) é o novo Ministro do Esporte. Era o que se esperava. Alagoano de Viçosa, filho de tradicional familia alagoana, Aldo não teve espaço político no Estado onde nasceu, principalmente pelas suas idéias comunistas retrógradas.

Eis a "extensa" ficha política de Aldo Rebelo, do PCdoB:

1- Como coordenador político do governo Lula, foi um grande fracasso e acabou defenestrado;

2- Como deputado, se notabilizou pelo projeto que protocolou na Câmara, para a criação do Dia do Saci Pererê.

Portanto, uma ficha fantástica. Foi ou não uma grande escolha de Dilma Roussef?

Ligação de fixos para celulares ficará até 45% mais barata



Ligação de fixos para celulares ficará até 45% mais barata


A Agência Nacional de Telecomunicações aprovou ontem a redução da tarifa de ligações entre telefones fixos e celulares. A medida vale a partir de fevereiro de 2012. Pela nova regra, a taxa que hoje é de R$ 0,54 por minuto vai chegar a R$ 0,425 em 2014. Segundo cálculos da Anatel, o ganho para o consumidor será de 45% nesse período.

Até hoje, o valor alto das ligações para celular foi mantido para estimular a expansão da infraestrutura e o serviço. Mas o governo acredita que não há mais necessidade de incentivar o setor. Com a mudança, a perda de receita das empresas de telefonia móvel pode chegar a R$ 4,5 bilhões até 2014.

Lula aos 66: bolo, ataque à mídia e pizza, muita pizza




Lula fez aniversário de 66 anos. À tarde, soprou as velas de um bolo providenciado pelos funcionários do seu instituto.

À noite, o ex-operário recebeu os amigos na cobertura de São Bernardo para uma rodada de pizza. Gripada, Dilma não foi.

No mundo virtual, o aniversário de Lula foi guindado ao topo da lista de temas mais comentados no twitter brasileiro.
Em agredecimento, o ex-soberano levou à web um vídeo. Repisou na peça o velho lero-lero: o
Brasil avançou, ainda há muito por fazer, blá, blá e blá.

Deu um jeito de enfiar no meio do palanfrório oco uma estocada na imprensa que imprensa:
“Acho que, se vocês continuarem tuitando cada vez mais, vocês vão consolidar mais a democracia, vão democratizar mais os meios de comunicação…”

“…E a gente vai poder ter informações em tempo real, sem que as pessoas mudem aquilo que a gente quer falar, sem que as pessoas tentem fazer a cabeça dos outros.”

Na semana passada, Lula tentatava fazer a cabeça do PCdoB e de Orlando Silva: “resistam”, aconselhou.

A intromissão custou a Dilma um certo desperdício de tempo. Demorou cinco dias para virar a página de Orlando Silva para Aldo Rebelo.

Se a pupila fizesse a cabeça por Lula, talvez estivesse até agora acarinhando a crise. Sob Lula, hoje como ontem, tudo termina do mesmo jeito.

Na festa da cobertura, contou o amigo Paulo Okamotto, foram servidas várias rodadas de pizza.

Por Josias de Souza

Vale do Paraíba


Funcionários cruzam os braços no Sindicato dos Metalúrgicos

SERVIDORES DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS ENTRAM EM GREVE POR REAJUSTE SALARIAL Quem está acostumado a parar, parou. Funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos de São José cruzaram os braços ontem por não aceitarem proposta de reajuste de 10% vinculada à mudança na data-base, de setembro para novembro. A alteração, que já foi rejeitada pelos funcionários, voltou à pauta de negociação ontem, durante a primeira reunião entre a diretoria e a comissão dos empregados. O encontro ocorreu 56 dias depois de vencida a data-base.

Sem acordo, eles realizaram uma assembleia na parte da tarde e, por 18 votos contra 10, decidiram entrar em greve.

Panfletos com a frase ‘Estamos em greve’ foram colocadas na fachada do sindicato para avisar os associados da manifestação.

Na noite de ontem, a diretoria do sindicato se reuniu para discutir o caso. Por meio de assessores, o colegiado informou que a entidade funcionará normalmente hoje e que uma nova reunião com a comissão de funcionários será realizada amanhã. A expectativa da diretoria é resolver o impasse.


$uper$alário de vereador agora é de R$ 10.173

ChargeOs subsídios dos vereadores de São José dos Campos a partir de 2013 será de R$ 10.173. O novo valor foi definido nesta noite, quando os parlamentares aprovaram o projeto que revogava os $uper$alários de R$ 12.907.
A ideia era que a revogação fosse total e que os vereadores permanecessem recebendo os atuais R$ 8.320.
A primeira emenda, que até tentava manter o salário inalterado, foi votara e ... reprovada pelos vereadores.

A segunda, que elevou o subsídio para pouco mais de R$ 10 mil foi aprovada.

Ou seja, o aumento autoconcedido caiu de 55,13% para 22,27%. Logo após a votação os parlamentares evitaram o contato com a população e deixaram rapidamente o prédio.

Estudantes, sindicalistas e integrantes de movimentos populares fizeram vigília do lado de fora da Câmara Municipal de São José dos Campos durante toda a sessão.

Houve princípio de tumulto, quando um grupo forçou a entrada no prédio. A Guarda Civil Municipal teria usado uma bomba de efeito moral para controlar a situação.