sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PSDB está procurando sarna para se coçar




O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) —  que tem a maior votação em número absoutos da história do Sendo — publicou há pouco no Twitter o que segue:

“Há quase uma década sem representação no Senado, o PSDB paulista me ignorou na propaganda política que está no ar. (segue)”

“Resolvi passar recibo publicamente porque sequer fui consultado a esse respeito. (segue)”
“A propaganda do PSDB ignora também o líder político com a trajetória e o prestígio popular de @joseserra_. Vamos bem assim…”

Acho que a coisa fala por si só, não?

Justiça suspende licitação do trem-bala

O Globo





A Justiça Federal suspendeu todos os procedimentos administrativos que tenham por objetivo a licitação para a exploração do trem-bala, ligando o Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo. A decisão atende pedido do Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) e vale até a completa regularização do serviço de transporte público interestadual em todo o país.

Outra condição determinada pela Justiça para a liberação do trem-bala é a apresentação de projeto básico que permita a completa caracterização da obra. Até lá, o governo não poderá conceder subvenção econômica para a implantação, concessão ou exploração do trem.

A 9ª Vara Federal do Distrito Federal também impôs multa diária de R$ 5 mil à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caso ela não publique em outubro os editais de licitação para a concessão de novas outorgas de exploração de todas as linhas de transporte rodoviário interestadual e internacional, com extensão superior a 75 km.

Segundo o MPF/DF, o prazo está previsto em cronograma apresentado pela própria ANTT à Justiça. O cronograma tem ainda outras três etapas até a total regularização das linhas, o que deverá ser concluído em setembro de 2012. Também nessas etapas, o descumprimento dos prazos obrigará a agência a pagar multa diária de R$ 5 mil.

Ameaças de Valdemar e do PR teriam pesado para livrá-lo no Conselho



Além do espírito de corpo, ameaças de deputados do PR pesaram na decisão do Conselho de Ética da Câmara , presidido por José Carlos Araújo (PDT-BA), de arquivar, por 16 votos a 2, as acusações contra Valdemar Costa Neto (PR-SP), sem nem abrir investigação sobre a suspeita de participação no esquema de irregularidades.

Segundo relatos feitos por integrantes do PR ao GLOBO, Valdemar poderia se transformar numa espécie de novo "homem-bomba" se fosse abandonado pelo governo e seus aliados no Congresso. Colegas de Valdemar faziam referência ao deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que denunciou o mensalão em 2005, ao se sentir preterido pelo Palácio do Planalto.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Líder do PSD recusa convite para participar de reunião de partidos da base governista


Folha 


O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), afirmou que não deve aceitar o convite para participar das reuniões semanais realizadas pelos líderes da base aliada ao governo. O motivo: a “independência” da nova legenda, comandada nacionalmente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.”Agradecemos o convite, essa é um atitude elegante e respeitosa ao PSD, mas nós somos independentes. Se aceitássemos esse convite cairia por terra tudo que temos falado, pela simbologia de participar desses encontros”, disse Campos. Mais cedo, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), havia dito que convidaria Campos para participar dos encontros, que acontecem tradicionalmente durante os almoços das terças-feiras.

Projeto propõe que férias escolares coincidam com a Copa em 2014



A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei 1273/11, do parlamentar Cleber Verde (PRB-MA), que determina que as férias escolares em 2014 coincidam com o período dos jogos da Copa do Mundo de futebol. A competição será realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

Conforme a proposta, em 2014, as férias escolares após o encerramento das atividades letivas do primeiro semestre deverão abranger todo o intervalo de tempo entre a abertura e o encerramento do evento esportivo. A medida valerá para os estabelecimentos de ensino públicos e privados.

“Não podemos deixar de propiciar que os torcedores estejam liberados para participar dessa festa que, no Brasil, ultrapassará as barreiras do esporte para se constituir em grande comemoração cívica”, argumenta o autor.


Tramitação


A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, será analisada pelas Comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Atriz de 'Cordel Encantado' vai viver Marina Silva no cinema



A atriz Lucy Ramos

A atriz Lucy Ramos, que interpretou a cozinheira Maria Cesária na novela "Cordel Encantado", da TV Globo, foi escolhida para interpretar a ex-senadora Marina Silva (sem partido) no cinema.

Dirigido pela cineasta Sandra Werneck, o filme será baseado no livro "Marina - A vida por uma causa", de Marília de Camargo César. O filme contará a história da vida de Marina desde sua infância, nos seringais, passando por fatos marcantes da trajetória pessoal e política da ex-ministra do Meio Ambiente, que foi candidata à Presidência da República pelo PV no ano passado e conquistou quase 20 milhões de votos.

A assessoria do filme afirma que a escolha de Lucy, que é de Recife, se deu por conta do jeito parecido com o de Marina. Ela ganhou o papel após participar de teste de elenco e desbancou outras atrizes da própria Globo, como Dira Paes e Vanessa Giácomo.

A previsão é que o filme sobre a vida de Marina --que deve se chamar "Marina e o Tempo" --comece a ser filmado em maio do ano que vem e o lançamento está marcado para 2013.

O PT que protege Valdemar Costa Neto quer tirar Gisele Bündchen do ar



O Brasil assistiu ontem a uma cena explícita de pornografia política. Por 16 votos a 2, o Conselho de Ética da Câmara rejeitou a abertura de processo disciplinar contra o deputado Valdemar Costa Neto (SP), o chefão do PR e um dos réus no processo do mensalão. Ele era, como todos sabem, o grande comandante do Ministério dos Transportes. Nem Dilma Rousseff agüentou. Demitiu o ministro Alfredo Nascimento e mais 25 pessoas no Dnit. Mas a esmagadora maioria do Conselho, sob o comando do PT e orientação do Planalto — a “Faxineira Mestra” não quer mais saber da vassoura para varrer coisa nenhuma —, decidiu que nada há que desabone aquele patriota. Que fique claro: o conselho estava apenas decidindo se existiam ou não INDÍCIOS para abrir o processo. Não era uma sentença de condenação.

Michel Temer (PMDB), o vice presidente, já disse anteontem uma frase e tanto: “Não se pode governar de vassoura na mão”. E com a sujeira debaixo do tapete? Ah, isso pode! Enquanto o PT, num canto, salvava Valdemar, o mesmo PT, no outro, se mobilizava para tirar do ar uma propaganda estrelada por Gisele Bündchen. VOCÊS ENTENDERAM DIREITO: O PARTIDO QUE ESTÁ NO PODER ACHA QUE GISELE FAZ MAL AO BRASIL E QUE VALDEMAR FAZ BEM.

Heraldo Pereira comenta o caso Valdemar e entrevista os deputados Fernando Francischini (PSDB-PR) e Amauri Teixeira, do PT da Bahia, no Jornal da Globo. Veja o vídeo:




PSD no ar


A cúpula do PSD distribuiu ontem comunicado para que todos os políticos que assinaram a ficha de fundação do partido oficializem com urgência a desfiliação em suas antigas legendas e comuniquem a decisão à Justiça Eleitoral.

O procedimento é indispensável para viabilizar a entrada no PSD. O partido quer ganhar corpo o quanto antes para poder solicitar a Marco Maia um espaço físico na estrutura da Câmara. Oficialmente, hoje, o PSD não tem nenhum deputado ou senador.

O tamanho do PSD

A propósito do PSD, uma ala de otimistas espalhava ontem na Câmara que a bancada de deputados poderia chegar a oitenta e ameaçar a posição do PMDB como segunda maior bancada na Casa.


Já a cúpula do PSD, segundo o secretário-geral, Saulo Queiroz, trabalha com a previsão real de 64 deputados, com possibilidade concreta de filiação entre 55 e sessenta parlamentares.


Estratégia secreta

Agora que virou oficialmente partido, o PSD também passou a ser enquadrado na lei de fidelidade partidária. Isto significa que políticos que só agora decidiram migrar para o PSD poderão ter o mandato requisitado na Justiça.

Ciente do obstáculo, o partido de Gilberto Kassab colheu nos últimos meses, em segredo, as assinaturas de políticos que estavam interessados em mudar de partido, mas queriam aguardar a liberação do TSE. Com a consolidação do PSD, filiados ilustres começarão a aparecer.

Uma carreira marcada pelo combate à corrupção


O Globo


A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), provocou um racha no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao afirmar esta semana que há bandidos escondidos atrás de togas . A declaração pode ter parecido surpreendente para alguns, mas não para quem conhece de perto a corregedora nacional de Justiça.

De temperamento forte e incisivo, a ministra tem uma carreira marcada por declarações e decisões de combate à corrupção quase sempre impactantes.

Não por acaso, a ministra se manteve firme diante da tentativa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, de fazê-la se retratar numa reunião do Conselho Nacional, na terça-feira. Eliana se recusou a pedir desculpas e, fiel ao seu estilo, criticou a decisão do conselho de divulgar uma nota de repúdio às declarações que fez sobre bandidos que se "escondem atrás da toga". A ministra disse que não teve a intenção de generalizar as acusações.

A expressão "bandidos de toga" seria direcionada a casos específicos de magistrados comprovadamente envolvidos em irregularidades.

- Acho que houve uma reação desproporcional do Conselho - disse ao GLOBO.

Eliana chegou ao STJ em 1999 e, entre seus padrinhos políticos, estava o senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA), já falecido. Mas não demorou muito para a ministra mostrar que os laços com o mundo político eram só contingência de um magistrado a caminho de um tribunal.

Em 2006, Eliana assinou as ordens de prisão de todos os investigados na Operação Dominó.

Entre os presos estavam dois togados: o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sebastião Teixeira Chaves, e um de seus juízes auxiliares, José Jorge Ribeiro da Luz. A decisão quebrou um tabu. Era a primeira vez no país em que um desembargador, presidente de um tribunal, experimentava um par de algemas sob a acusação de corrupção.

No ano seguinte, Eliana voltou a mostrar que não estava no STJ para brincadeira. Numa canetada só, decretou a prisão de mais de 40 investigados na Operação Navalha.

Senadores se preparam para garantir poder ao CNJ


O Globo



Sob o risco de o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a ação da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), que reduz poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), senadores foram [ontem] a campo para garantir o direito do Conselho de punir juízes envolvidos em irregularidades.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) se antecipou e apresentou uma proposta de emenda constitucional (PEC) reforçando as competências do CNJ.

Demóstenes decidiu explicitar no texto da PEC que cabe ao CNJ "processar e julgar, de ofício ou mediante provocação de qualquer pessoa, faltas disciplinares praticadas por membros ou órgãos do Poder Judiciário e auxiliares da Justiça".

- Decisão do Supremo não se discute, seja ela qual for. Mas, sem entrar em confronto com o Judiciário, vamos deixar claro qual era a intenção da proposta que foi discutida aqui durante a reforma do Judiciário - argumentou Demóstenes.

Vale do Paraíba

Gianecchini visita crianças com câncer em São José

EM SÃO JOSÉ


O ator Reynaldo Gianecchini, que descobriu no mês passado que está com câncer, fez uma visita relâmpago nesta quarta-feira (28) ao Gacc (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), em São José dos Campos.

De cabeça raspada, ele fez a festa com as crianças atendidas pela entidade, distribuindo sorrisos, abraços e autógrafos. Gianecchini pediu para não dar entrevista e disse que gostaria de um momento em particular com as crianças. A visita durou cerca de três horas. O ator já era um colaborador do Gaac antes de descobrir a doença.




Procon realiza blitz no comércio da região central de Caçapava 



A Fundação Procon realiza, a partir deta quarta-feira (28), uma blitz no comércio da região central de Caçapava. A fiscalização é feita para adequação dos estabelecimentos comerciais ao que determina o Código de Defesa do Consumidor, aproveitando a proximidade do Dia das Crianças, quando há um aumento gradual nas vendas.

A última operação deste tipo do Procon foi no Dia dos Pais. Nesta ocasião, entre os estabelecimentos autuados os principais descumprimentos do Código de Defesa do Consumidor foram: produtos sem preço nas vitrines e produtos sem validade e identificação do importador.

Diversas blitz são feitas periodicamente pelo Procon, e para que não sejam autuados os comerciantes precisam seguir os padrões impostos pelo Código de Defesa do Consumidor, que pode ser encontrado para download no site do Procon Caçapava: www.proconcacapava.com.br




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Qual a diferença entre o político e o ladrão?


Do escritor Alcione Araújo sobre a corrupção em Brasília e o banditismo no Rio:

- A diferença entre o político e o ladrão é que o primeiro eu escolho, e o segundo me escolhe.

Governo pede suspensão de campanha com Gisele

A top model aparece em diversos comerciais ensinando, de lingerie, a forma correta de dar más notícias ao marido

Uma campanha publicitária com a top model Gisele Bündchen para a marca brasileira de lingerie Hope fez com que a SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres), do Governo Federal, pedisse a suspensão dos comerciais ao Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) por conteúdo sexista.




Nas propagandas da campanha “Hope Ensina”, Gisele aparece em diversas situações mostrando como dar más notícias do cotidiano ao seu companheiro.

Primeiramente, ela dá a informação com roupas e, depois, de forma mais “persuasiva” e sensual, aparece de lingerie falando as mesmas coisas, justificando o slogan “você é brasileira, use seu charme”.

A SPM afirmou que a propaganda “promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido”, ignorando os esforços que vêm sendo realizados para “desconstruir práticas e pensamentos sexistas”.

Em nota, Sandra Chayo, diretora da Hope, afirmou que os exemplos da campanha não tinham a intenção de parecer sexistas e que o objetivo foi de “mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia”.

De acordo com a SPM, as propagandas também infringem os arts. 1° e 5° da Constituição Federal por apresentarem “conteúdo discriminatório contra a mulher”. 

TRE-RJ cassa mandato da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho



A juíza da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Gracia Cristina Moreira do Rosário, determinou, nesta quarta-feira (28), a cassação dos diplomas da prefeita de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rosinha Garotinho, e do vice-prefeito, Francisco Arthur de Souza Oliveira. Eles foram condenados por abuso de poder econômico e ficam inelegíveis por três anos, a contar da eleição de 2008. O marido de Rosinha, o deputado federal Anthony Garotinho, e três radialistas também foram condenados, por terem usado indevidamente veículo de comunicação social na campanha. Todos também ficarão inelegíveis. Cabe recurso à decisão. As informações são do TRE.

Nova vacina pode tornar a aids inofensiva



Modelo tridimensional do vírus da aids

A aids nunca esteve tão próxima de seu fim como doença letal. O Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIC, na sigla em espanhol) anunciou nesta quarta-feira uma vacina capaz de provocar uma resposta imunológica contra o vírus HIV em 90% dos casos. A pesquisa, que já está na fase clínica, sendo testada em humanos, mostrou que, mesmo um ano após receber a vacina, 85% dos voluntários ainda mantinham a imunidade.

"Se tudo der certo, o HIV representará, no futuro, o que o vírus da herpes representa hoje: uma infecção menor que só atinge pessoas com o sistema imunológico debilitado”, afirmou nesta quarta-feira o pesquisador Mariano Esteban, do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, vinculado ao CSIC, responsável pelo desenvolvimento da vacina. Leia mais.

Quadrilha do Congresso livra a cara de mais um

Conselho de Ética arquiva processo contra Valdemar Costa Neto


Valdemar Costa Neto, durante sessão que rejeitou processo no Conselho de Ética (Foto: Ed Ferreira/Agência Estado)O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (28) arquivar, por 16 votos a 2, o pedido de processo disciplinar contra o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP). Três deputados não foram à sessão.

Em votação aberta, o colegiado rejeitou o relatório apresentado pelo deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), que pedia a abertura de processo por suposta quebra de decoro parlamentar.

Diante da decisão, o conselho deixa de investigar as denúncias que recaíam sobre o deputado, suspeito de envolvimento no suposto esquema de superfaturamento de obras e de cobrança de propina no Ministério dos Transportes.

Em sua defesa, o deputado alegou que não havia provas contra ele e que não poderia ser responsabilizado individualmente em caso de irregularidades (leia abaixo). O deputado acompanhou a leitura do relatório em silêncio, ao lado de um advogado. Após a rejeição do processo, saiu da sala sem falar com a imprensa.

Motorista que desrespeita leis terá que pagar pelos gastos do INSS



O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, fala sobre dificuldade do sistema de contribuição atual. (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS), Mauro Luciano Hauschild


Além de responder judicialmente e criminalmente, quem cometer infrações graves de trânsito também está sujeito a devolver os valores que foram pagos pela Previdência Social para as vítimas dos acidentes, afirmou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. Ele disse, nesta quarta-feira (28), que alguns desses casos estão praticamente concluídos. “A expectativa é que ao longo do mês de outubro sejam utilizadas as primeiras ações para todos que dirigem fora dos padrões esperados”, afirmou em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Brasil em Pauta.

Para Mauro, não é mais possível que toda sociedade pague por pessoas que conduzem mal os veículos que dirigem. “Especialmente naquelas situações que ocorrem violações graves ao código de trânsito”, disse. Segundo ele, para isso, o INSS está fazendo convênios com ministérios públicos, polícia rodoviária federal e estadual e departamentos de trânsito para levantar todas as informações de acidentes de trânsito.

Estrutura do STF reúne mais de dois mil servidores para 11 ministros




Pior, não funciona!!!

Sob a estrutura do Supremo Tribunal Federal (STF), um batalhão de seguranças vigia a Corte, seus funcionários, ministros e familiares. Cerca de 37 para cada um dos 11 magistrados.

Os 400 guardiões estão espalhados na sede e na casa dos ministros em Brasília, bem como em suas residências fixas, fora da capital federal. Nesse grupo, a massa de trabalho empregada em contratos terceirizados é composta por pelo menos 120 homens e mulheres armados.

De recepcionistas, são mais de 230. Ao todo, o STF abriga quase 1.150 funcionários de fora do quadro. Somados aos 1.123 servidores de carreira, dos quais quase a metade acumula função gratificada, a folha de pagamento da Suprema Corte atinge o número de 2.273 pessoas, segundo os dados disponíveis no site do Supremo.

PT vai usar Banco do Brasil nas eleições em São Paulo


A presidência do Banco do Brasil está “fatiando” sua sede em Brasília e transferindo diretorias para São Paulo. O objetivo é fortalecer o PT nas eleições municipais de 2012. Após dobrar a verba de propaganda de R$ 240 milhões para R$ 420 milhões, a diretoria de Marketing vai levar mais de 70% dos cem funcionários para a capital paulista. Ficam em Brasília o setor de “endomarketing” e parte da assessoria de imprensa, que parece ignorar tudo: diz não haver “definição” sobre a mudança.

Vale do Paraíba

Pousada dos Bandeirantes é totalmente destruída durante incêndio, em Caçapava 

Uma pousada desativada pegou fogo na noite desta segunda-feira (26), em Caçapava. Segundo o Corpo de Bombeiros, o estabelecimento fica em um trecho de serra, na estrada que liga a cidade a Monteiro Lobato, no loteamento Pousada dos Bandeirantes. Ainda de acordo com os bombeiros, o combate às chamas começou às 21h33 e só terminou à 1h23 da manhã.

A casa não funcionava mais como estabelecimento há 10 anos, mas os donos moravam no local. Três pessoas vivem na residência, um casal e a filha de 12 anos. Ninguém ficou ferido, mas houve perda total do imóvel.

A causa ainda é desconhecida, mas a família acredita que o incêndio tenha sido criminoso, pois quando chegaram na residência, já em chamas, encontraram a porta arrombada.


São José: Vereadores decidem cancelar concurso público da Câmara 

Os vereadores de São José dos Campos decidiram cancelar o concurso público realizado pela Câmara, em 2009. A prova foi marcada por confusões e irregularidades, sendo cancelada pela justiça. 

A empresa FIP, responsável pelo concurso, será notificada nesta quarta-feira (28). O presidente da Câmara de São José explicou que a demora por essa decisão foi por conta da análise dos relatórios. Apenas recentemente a Câmara teve acesso às contas bancárias da empresa FIP, e ficou constatado que houve recolhimento da taxa de inscrição fora do prazo. A empresa ainda não é obrigada a devolver o dinheiro para os candidatos. A Câmara já avisou que vai solicitar apoio do Procon e Ministéiro Púiblico para que isso seja feito. 

Uma nova data para um novo concurso ainda não foi marcada. 

Mais de 14 mil pessoas se inscreveram para concorrer às vagas no Legislativo. Mas no dia da prova, alguns candidatos não puderam entrar no prédio porque estavam sem documento de identidade ou chegaram atrasados, por causa de um congestionamento nas vias de acesso ao local do exame. 

E nem todo mundo que entrou na sala conseguiu prestar o concurso. Quase 300 pessoas que estavam em um dos blocos não receberam as provas. Além das irregularidades mostradas, também houve problemas nas inscrições. Alguns candidatos fizeram o pagamento da taxa após o prazo estipulado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

TSE aprova registro nacional do PSD, partido de Gilberto Kassab




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) o registro nacional do PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A decisão, por 6 votos a 1, permite que a nova sigla filie candidatos e concorra nas eleições municipais de 2012.


Além da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, votaram a favor do registro os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Contra, apenas o ministro Marco Aurélio Mello.

Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade.

Prefeitura aplica multa de R$ 2 mi e manda Center Norte fechar



O shopping Center Norte, na zona norte de São Paulo, foi multado em R$ 2 milhões nesta terça-feira pela prefeitura. Os técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também determinaram a suspensão das atividades do shopping, dos estacionamentos, e das lojas Carrefour e Lar Center, que funcionam no mesmo complexo.

O motivo da multa e da suspensão é o não atendimento às exigências feitas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que multou o estabelecimento na semana passada por não ter instalado um sistema de extração de gases.

O shopping --um dos maiores da cidade-- e as lojas têm 72 horas para suspender totalmente suas atividades. O fechamento é válido por tempo indeterminado, até que o estabelecimento comprove o cumprimento de todas as exigências ambientais.

Na inspeção desta terça-feira, o Center Norte também foi intimado a atender medidas previstas na legislação municipal: manter o piso de 30% da área dos estacionamentos permeável e que haja uma árvore para cada 40m² de estacionamento.

O estabelecimento, que tem 331 lojas e estacionamento com capacidade para 7.000 vagas, afirma em seu site ser "o shopping de São Paulo que apresenta o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos da cidade".

Justiça sofre com “bandidos de toga”, afirma corregedora


Folha:


A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, fez duros ataques a seus pares ao criticar a iniciativa de uma entidade de juízes de tentar reduzir o poder de investigação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). “Acho que é o primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga”, declarou em entrevista à APJ (Associação Paulista de Jornais). O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar amanhã ação proposta pela AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) restringindo poder de fiscalização do CNJ. A associação pede que o CNJ só atue depois de esgotados os trabalhos das corregedorias regionais.

Na entrevista, Eliana Calmon criticou a resistência dos tribunais a serem fiscalizados pelo CNJ, citando o Tribunal de Justiça de São Paulo: “Sabe que dia eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ”, disse a corregedora. Nos últimos dias, acusados de irregularidades tentaram evitar seus respectivos julgamentos antes de o STF se pronunciar sobre o CNJ. O conselho, por sua vez, incluiu em sua pauta de discussão 11 processos que podem punir magistrados por conduta irregular. Se somados, o CNJ terá mais de 20 casos de juízes investigados na pauta de julgamento neste mês.

Projeto propõe punir corruptos. E Marco Maia ignora


Veja


Repousa solenemente na gaveta de Marco Maia projeto de lei enviado pelo Planalto ao Congresso em 18 de fevereiro de 2010 que “dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.

Na prática, o projeto foi elaborado para punir empresários envolvidos em falcatruas com o dinheiro público. Ocorre que a proposta até hoje não começou a ser discutida porque dois dos quinze partidos que integram a comissão especial do projeto — que tramita sob status de “prioridade” — ainda não indicaram seus membros.

Segundo o sistema da Câmara, o PP precisa indicar um membro e – quem diria! — o DEM ainda não indicou seus dois participantes. Quando um partido se recusa ou demora a indicar participantes de determinada comissão, o regimento manda o presidente da Câmara fazê-lo.

A comissão foi criada em 26 de maio deste ano e Maia, ao que parece, vem ignorando sua responsabilidade no assunto desde então.

Se os congressistas tivessem trabalhado e o projeto, virado lei, empresários teriam sérios problemas com a Justiça ao cometer falcatruas das mais conhecidas no meio político.

Seriam responsabilizados, por exemplo, por oferecer propina ou vantagens a servidores públicos, combinar preços ou fraudar licitações, criar empresas de fachada para simular concorrências, entregar mercadoria estragada ou diferente do objeto do contrato e até aumentar os preços de produtos negociados com o governo.

A lista de irregularidades passíveis de punição é longa e o projeto pode ser lido na página da Câmara.

Decretada prisão de ex-comandante por morte de juíza




DivulgaçãoNo final da noite de ontem, a terceira vara criminal de Niterói decretou a prisão do ex-comandante do 7º BPM de São Gonçalo, o tenente-coronal Cláudio Luiz Oliveira. Ele é suspeito de ser o mandante do assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta no dia 11 agosto em Niterói, com 21 tiros. Atualmente ele estava à frente do Batalhão da Maré, em Bonsucesso, subúrbio da cidade.

Outros cinco policiais militares também tiveram suas prisões decretadas. Eles são acusados de forjar um auto de resistência, para esconder o assassinato de Diego Bellini de 18 anos, morto numa operação policial no Complexo do Salgueiro, São Gonçalo, em junho. Horas antes de ser executada, Patrícia já tinha decretado a prisão de três deles. Eles foram levados da Unidade Prisional da PM em Benfica para unidades diferentes, para evitar que combinem a mesma versão sobre o caso.

A morte da juíza foi planejada mais de um mês antes, de acordo com o rastreamento dos celulares dos acusados. Imagens de câmeras de segurança e de trânsito mostram Patrícia Acioli sendo seguida pelos assassinos por 40 minutos, em sete pontos distintos, desde que ela deixou o Fórum de São Gonçalo até a Região Oceânica de Niterói, onde foi morta pouco antes da meia-noite. As gravações permitiram o reconhecimento dos suspeitos.

Em abertura de festival de cinema, Ana de Hollanda é vaiada


Folha


Ana de HollandaNa abertura do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na noite desta segunda-feira, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, foi vaiada pela plateia ao ser mencionada por um diretor no palco.

Desde que assumiu a pasta, Ana vem passando por diversas crises, inclusive dentro do ministério, e enfrentando reclamações de parte da classe artística.

O festival foi aberto pelo documentário "Rock Brasília-Era de Ouro", de Vladimir Carvalho. O Ministério da Cultura foi elogiado pelo produtor do filme, que disse que graças ao apoio da pasta, "o filme estará em várias cidades do país" a partir do próximo dia 21.

Carvalho então subiu ao palco e disse que o frio que sentia na barriga era "o mesmo que a Dilma sentiu quando tomou posse". Em seguida, ele agradeceu a presença do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, que foi bastante aplaudido pelo público.


"Outro motivo de regozijo é registrar a presença da ministra Ana de Hollanda", disse Carvalho. Foi então que vieram as vaias. Carvalho continuou: "Eu a acompanhei quando ela dava seus primeiros passos na carreira artística".As vaias continuaram, só que mais altas.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que tem mostra competitiva, terá atrações até o dia 16 de outubro, em Brasília e em algumas cidades satélites.

Após suspeita de fraude, Alckmin quer emendas parlamentares na web


G1


Alckmin durante apresentação do Plano Plurianual (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Diante da suspeita de que deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo estão aplicando de maneira irregular os recursos públicos provenientes de emendas ao Orçamento do Estado, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na noite desta segunda-feira (26) que pretende dar “transparência total” ao sistema adotando duas medidas: colocando as emendas que levaram a convênio na internet e publicando todas elas no Diário Oficial paulista. Segundo o governador, a primeira ação começa a valer nesta sexta (30).

As medidas foram anunciadas no dia em que a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital instaurou inquérito civil para apurar a suposta fraude.

O caso veio à tona a partir de denúncia do deputado estadual Roque Barbiere (PTB). De acordo com o deputado, entre 25% e 30% dos deputados estaduais, seus colegas na Casa, estão envolvidos.

Para não abrir mão da corrupção

O Globo


10% para a Saúde: Planalto teme o 'pior dos mundos para o governo'

A presidente Dilma Rousseff manifestou nesta segunda-feira grande preocupação com a disposição do Senado de retomar o texto original da regulamentação da Emenda 29, aprovado na Casa, que estabelece o gasto mínimo de 10% das receitas da União com a Saúde, mas sem a criação de um novo imposto.

O Palácio do Planalto orientou os líderes aliados no Senado a monitorar de perto a base governista e evitar que o texto aprovado na Câmara seja alterado. A proposta de fixar um percentual mínimo para a União é de autoria do ex-senador Tião Viana (PT), atual governador do Acre.

- É o pior dos mundos para o governo - reconheceu nesta segunda-feira um auxiliar da presidente Dilma, ao falar da possibilidade de aumento de despesas sem a criação de uma nova fonte de receitas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bancários entram em greve em todo o País


Foto: Claudio Capucho - Bancos estão em greve em todo país

Os bancários decidiram hoje à noite a realização de uma greve por tempo indeterminado a partir de amanhã em todo o Brasil. O objetivo é forçar os representantes dos bancos a melhorarem a proposta de aumento real de salários da categoria, cuja data-base para renovação da convenção coletiva de trabalho é 1º de setembro.

À noite ainda estavam ocorrendo assembleias por sindicatos de bancários no País. A greve já havia sido aprovada em assembleias na quinta-feira, mas na sexta-feira a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nova proposta de reajuste de 8%, rejeitada pelo Comando Nacional dos Bancários.

O índice de 8% representa aumento real de 0,56%, além da reposição da inflação de 7,4% acumulada nos últimos 12 meses. "É muito abaixo da reivindicação de 12,8% (5% de ganho real mais a inflação)", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

Bruno Covas oficializa pré-candidatura a prefeito de SP




Bruno Covas, neto do ex-governador Mário Covas e secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo

O secretário de Meio Ambiente do Estado e deputado estadual mais votado em São Paulo, Bruno Covas, oficializou nesta segunda-feira sua pré-candidatura à prefeitura da capital paulista pelo PSDB. Em evento lotado de militantes no diretório estadual do partido, o secretário anunciou que transferiu o domicílio eleitoral de Santos para a capital paulista na última sexta-feira e que vai disputar a indicação da sigla em prévias com os pré-candidatos Ricardo Trípoli (deputado federal), o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, e o secretário de Energia, José Aníbal. "Paulista nascido em Santos e paulistano por adoção, aqui cheguei aos 14 anos de idade", disse o pré-candidato, ovacionado pelos militantes. "Vivo em São Paulo há mais tempo do que vivi em minha terra natal. Só não tinha aqui, devidamente formalizado, o meu domicílio eleitoral. Agora tenho. Agora sou paulistano por inteiro".

Bruno Covas chegou na sede do diretório estadual do PSDB aos gritos de "prefeito". O secretário estava acompanhado de sua mãe Renata Covas e do tio Mário Covas Neto, o Zuzinha. Em aproximadamente dez minutos de discurso, o secretário ressaltou a sua ligação com o ex-governador e avô Mário Covas, a quem classificou de "grande mestre". "Carrego a responsabilidade, que me empenho em cumprir, de honrar o seu legado", declarou. O tucano também defendeu a bandeira da renovação na política e disse estar motivado para disputar o pleito com outros novatos. "Isso marca o grande diferencial da eleição do ano que vem: pessoas novas, novas ideias e propostas", disse Bruno Covas.

Brasileiros conformados com a vida não vivida agora se rendem à morte

Augusto Nunes





janeiro de 2011

O Orçamento da União reservou R$ 296,9 milhões para o programa de Prevenção e Preparação para Desastres Naturais, uma peça de ficção vinculada ao lastimavelmente real Ministério da Integração Nacional. A três meses do início da temporada de chuvas e inundações, ninguém viu a cor do dinheiro.

Dos R$ 9 milhões prometidos ao Rio de Janeiro para 2011, por exemplo, nenhum centavo saiu do papel. Por falta de verba, nenhuma obra preventiva abrandou o medo dos moradores da Região Serrana.

Ainda recolhidos a abrigos improvisados nas cidades devastadas, os flagelados de janeiro aguardam a chegada da estação dos temporais com a angústia dos indefesos. Ninguém sabe que fim levaram as 6 mil casas anunciadas por Dilma Rousseff e Sérgio Cabral.

Foram mais de mil os soterrados e afogados há menos de um ano. E os que perderam parentes não se queixam. Outros tantos podem ser levados por inundações e deslizamentos de terra. E os marcados para morrer não protestam. Os brasileiros conformados com a vida mal vivida agora se rendem à morte anunciada.

De novo, Dilma Rousseff e Sérgio Cabral vão assistir de longe à reedição do pesadelo. Enquanto as imagens do horror frequentarem as vitrines dos telejornais e as primeiras páginas, os comparsas capricharão na cara de choro, repetirão promessas que não serão cumpridas e lembrarão que, graças à harmonia entre os governos federal e estadual, o Rio se transformou numa Califórnia sul-americana, só que com praias e mulheres mais bonitas.

Cúmplices por omissão da matança premeditada, Dilma e Cabral não escapariam da ira das vítimas se o rebanho fosse menos obediente. Mas até os intelectuais cariocas, antes tão inclementes com nulidades e impostores, hoje ajudam a manter em altitudes confortáveis a popularidade de uma dupla de farsantes.

Multidões afundadas na pobreza aprenderam faz tempo a sofrer sem balidos. Os deserdados do Brasil vão agora aprendendo que devem ser gratos a seus algozes.


Para não abrir mão da corrupção, governo PT/PMDB, vai continuar matando cidadãos brasileiros para provar que CPMF é necessária!!!

Pacientes idosos eram mantidos nas emergências de seis hospitais


Um levantamento feito pela Comissão de Saúde da Câmara constatou que 101 idosos que já deveriam estar internados em enfermarias permaneciam, no último sábado, em macas ou camas em seis emergências da rede municipal. No Hospital Souza Aguiar, no Centro, havia 26 idosos internados inadequadamente; no Salgado Filho, no Méier, eram 24; no Lourenço Jorge, na Barra, 22; no Miguel Couto, no Leblon, 18; no Paulino Werneck, na Ilha, oito; no Rocha Maia, em Botafogo, três.

Todos já estavam no local há mais de 24 horas, período máximo que um paciente deve permanecer na emergência. Enquanto isso, o único centro especializado no tratamento ambulatorial e na internação de idosos da prefeitura, o Instituto Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, em Vila Isabel, estava operando abaixo de sua capacidade, segundo relatório da Comissão de Saúde.

Faculdades pagam ONGs e igrejas para captar novos alunos


Folha:


Surgiu uma nova figura no meio universitário: o intermediário entre as faculdades privadas e os jovens trabalhadores de menor renda que se tornaram o principal público-alvo de algumas instituições. Associações de moradores, líderes comunitários, ONGs e igrejas fazem parte da malha de captação de alunos. O fenômeno foi constatado pela Folha em bairros da periferia da Grande São Paulo. As entidades intermediárias são remuneradas de duas formas: pelos alunos -que pagam uma taxa semestral ou anual para ter o nome incluído no cadastro para bolsas de estudo- e pelas faculdades, que chegam a pagar R$ 100 por matriculado. As faculdades justificam a contratação da rede de intermediários dizendo que isso é mais eficiente e barato do que gastar com publicidade nas mídias convencionais.

Instituições de São Paulo como Uniban -recentemente adquirida pelo grupo Anhanguera-, Universidade de Guarulhos, UniRadial -ligada ao grupo Estácio de Sá-, Faculdade Sumaré e UniSant’Anna são algumas das que aderiram à prática. Não há um padrão na contratação dos intermediários. As faculdades mais agressivas recorrem a associações de moradores de comunidades carentes, contando que o futuro aluno poderá financiar 100% de seu estudo pelo Fies, do governo federal, ou por outras fontes de financiamento do governo de São Paulo ou privadas. A Uniesp, por exemplo, contatou José Cecílio dos Santos, 43, presidente da associação de moradores do Jardim Boa Vista, na região administrativa do Butantã (zona oeste). Neste ano, ele já encaminhou 200 candidatos para a faculdade, que remunerou a associação em R$ 100 por aluno matriculado. Além disso, a faculdade promete um notebook ao aluno que for aprovado no Fies.

PF pode abrir hoje novo inquérito contra Teixeira


Divulgação

Procurador quer que polícia descubra se presidente da CBF trouxe ao Brasil, ilegalmente, US$ 9,5 milhões; denúncia original é do jornalista Andrew Jennings (à dir.).

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está a um passo de ser alvo de inquérito na Polícia Federal. Ofício do procurador da República Marcelo Freire chegará hoje à Superintendência da PF no Rio. A intenção é investigar oficialmente denúncias feitas pelo jornalista Andrew Jennings, da BBC, segundo as quais Teixeira teria recebido propina de US$ 9,5 milhões, pagos pela falida companhia de marketing ISL, na década de 1990, para votar a favor, dentro da Fifa, da cessão de direitos televisivos de copas do mundo para a empresa. Existe a suspeita de que esse dinheiro teria sido depositado em uma conta na Suíça, mas remetido em seguida, segundo acredita o procurador Freire, de maneira ilegal para o Brasil. A denúncia está na edição de hoje do jornal Lance, em reportagem assinada pelo jornalista Marcelo Auler.

Com críticas a Maluf, Russomano deixa PP e filia-se ao PRB


Folha


Celso Russomanno deixa o PP de Paulo Maluf para se filiar ao PRB

O ex-deputado Celso Russomanno assinou nesta segunda-feira (26) a ficha de filiação ao PRB. Ele deixou o PP, do deputado Paulo Maluf, para ser candidato a prefeito de São Paulo em 2012.

Em seu discurso, Russomanno criticou o ex-companheiro de sigla. "Os partidos políticos foram criados para ter candidatos."

Maluf fez um acordo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Em troca do apoio do PP ao candidato tucano nas eleição em São Paulo, o deputado indicou o economista Antônio Carlos do Amaral para a presidência da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

"Venderam o que não poderiam entregar", ironizou Russomanno sobre o acordo Maluf e Alckmin.
O ex-deputado afirmou que soube que não seria candidato do PP pela imprensa. "Não converso com ele [Maluf] desde o final da eleição", disse.

"Jamais sairia de um partido se não fosse por querer crescer politicamente", completou.
Ele oscila entre 13% e 21% das intenções de voto em São Paulo, de acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada no início deste mês.

Na eleição ao governo de São Paulo, Russomanno ficou em terceiro lugar com 5,42% dos votos válidos.

Mulheres sauditas conquistam direito ao voto


Estadão



As mulheres da Arábia Saudita poderão votar e se candidatar em eleições pela primeira vez desde que a monarquia al-Saud instalou-se no poder, há 88 anos. A medida foi anunciada ontem pelo rei Abdullah bin Abdulaziz al-Saud e valerá a partir de 2015 - excluindo a votação da próxima semana.

As eleições do reino são apenas para metade dos assentos dos 285 conselhos municipais existentes, tendo pouco resultado prático sobre a forma como o país é governado. A reforma, no entanto, tem um grande efeito simbólico.

Em um discurso breve, o rei anunciou a mudança dizendo que foi tomada com base em uma análise do conselho de clérigos do reino. "Recusamo-nos a marginalizar as mulheres na sociedade nos papéis que estejam de acordo com a sharia (lei islâmica). Decidimos, após deliberações de nossos clérigos, incluir as mulheres em nossos conselhos municipais", anunciou.

A participação política das mulheres é a segunda medida de maior destaque adotada pela monarquia saudita para tentar conter a pressão social causada pelas notícias de que revoltas na região derrubaram tiranias.

Em março, apesar da forte repressão, protestos começaram a ser convocados por sauditas em redes sociais como o Facebook. Em resposta, o rei Abdullah anunciou a liberação de US$ 130 bilhões para investimentos na área social e melhoria de salários e infraestrutura.

A questão feminina é uma das mais negligenciadas no reino. As mulheres são proibidas de dirigir e precisam de autorização de um homem - pai, marido, irmão ou filho - para deixar o país ou mesmo para se submeter a certos procedimentos médicos.

Reação. Aliada da monarquia saudita, a Casa Branca elogiou a reforma anunciada pela nação do Golfo em nota divulgada ontem. "O anúncio feito pelo rei Abdullah representa um importante passo na expansão dos direitos das mulheres na Arábia Saudita", diz o texto.

Fidel mostrou "apreço" por Collor em crise política

Em plena crise que levou ao impeachment do presidente Fernando Collor, em 1992, o então ditador cubano, Fidel Castro, enviou uma mensagem de apoio ao brasileiro.

Em junho de 1992, Fidel chamou o embaixador brasileiro em Havana, Asdrúbal Ulyssea, durante uma recepção, e disse que "sente uma grande amizade pelo nosso país e tem grande apreço pelo presidente Collor".

A informação foi encontrada em telegramas confidenciais do Itamaraty obtidos pela Folha. Os documentos fazem parte de uma leva de 636 telegramas inéditos trocados entre o Itamaraty e a Embaixada do Brasil em Havana e que desde ontem estão sendo divulgados na íntegra no Folha Transparência.


A três meses da temporada de chuvas, governo federal retém verbas que deveriam prevenir catástrofes naturais no Rio


O Globo


Tragédia anunciada?

A três meses do início da temporada de chuvas e enchentes de verão, o programa de Prevenção e Preparação para Desastres Naturais, do Ministério da Integração Nacional, conta com investimentos de R$ 296,9 milhões no Orçamento de 2011, mas o dinheiro continua no caixa do governo. Até o momento, o valor executado (pago), de R$ 66,3 milhões, refere-se a investimentos contratados em anos anteriores - 22,3% do total.

Essas obras de prevenção são essenciais para evitar ou atenuar tragédias que se repetem todos os anos, como deslizamentos de terra em áreas de risco. No caso do Estado do Rio, foram reservados R$ 7 milhões para apoio a obras preventivas, mas nenhum tostão foi liberado até agora. Para São Paulo, estão previstos R$ 33,5 milhões, destinados à implantação de reservatórios para contenção de cheias e outras obras preventivas, mas também não houve liberação de recursos.

A justificativa do Ministério da Integração Nacional para a baixa execução dos recursos para prevenção de desastres naturais é que a verba é liberada por meio de convênios com estados e municípios, que estão sujeitos a um "trâmite rígido, com o intuito de respeitar a legislação e as exigências dos órgãos de controle interno (CGU) e externo (TCU), além de evitar possíveis denúncias de desvios e malversação de dinheiro público". A pasta informou ainda que a Secretaria Nacional de Defesa Civil já empenhou (reservou) cerca de R$ 120 milhões "em pleitos voltados para a prevenção de desastres, com planos de trabalho aprovados, que estão em análise técnica e jurídica para, posteriormente, seguirem os passos da liquidação e do pagamento".

Ideli Salvatti: 'A Saúde vai ter um novo imposto'


Estadão


Sem caneta na mão, mas com "muitos baldes de saliva para gastar" na tarefa de unir a base aliada, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), admite que o governo ainda quer a criação de um imposto para financiar investimentos em saúde no País e arrecadar mais R$ 45 bilhões por ano.

A expectativa do Palácio do Planalto é que o tributo seja aprovado em 2012, apesar das dificuldades previstas por causa das eleições municipais.

Nesta entrevista ao Estado, ao mencionar as "fontes" em debate para custear a saúde, Ideli não fez rodeios para definir do que se trata: "É um novo imposto".

Articuladora política do governo, a ministra garantiu, porém, que nada sairá neste ano porque decisões assim precisam ser "adequadas" à situação econômica. "Você não pode trabalhar desonerando de um lado e onerando de outro", ponderou.

domingo, 25 de setembro de 2011

Rock in Rio: Dinho Ouro Preto faz uma justa homenagem a Sarney




Se você tem ouvidos atilados, perceberá que, em meio à execução da bela peça imortalizada por Renato Russo, a multidão recomenda algo ao tetrapresidente do Senado.

"Ei, Sarney vai tomar..." Não, não. Melhor não reproduzir o coro entoado pelas cerca de 100 mil vozes presentes no festival na noite passada. Há crianças na sala da web.

Maçon Palestino é novo Grão Mestre da Grande Loja do Estado de Israel


Maria Helena




Nadim Mansour, árabe palestino, de religião cristã ortodoxa, foi empossado em Tel Aviv como o novo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel, cargo que ocupará até o ano 2013.

A Grande Loja de Israel teve já dois Grão-Mestres palestinos: Yakob Nazih, de 1933 a 1940, e Jamil Shalhoub, de 1981 a 1982.

O novo Grão-Mestre nasceu em Haifa e mudou-se para Acre aos cinco anos de idade ; foi iniciado em 1971 na Loja “Akko”, da qual seu pai foi um dos fundadores, e em 1980 tornou-se seu Venerável. Nadim Mansour é também grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Atualmente, a Grande Loja de Israel tem cerca de 1.200 membros, praticantes de cinco diferentes religiões, distribuídos em 56 lojas, e trabalhando em dez idiomas: hebraico, árabe, Inglês, francês, húngaro, romeno, turco, russo, alemão e espanhol.

A presença de um maçom de origem árabe como Grão-Mestre de uma Loja Maçônica de judeus, é uma demonstração de que existe uma luz no final do túnel, e que a paz entre palestinos e judeus é possível sim!
E não somente a paz, mas a fraternidade pode reinar entre árabes e judeus, como ocorre na Grande Loja de Israel.

A prova maior do compromisso dessa Grande Loja com os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” pode ser vista no Selo da mesma: a Cruz, a Lua Quarto-crescente e a Estrela de Davi estão juntas, simbolizando o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo.

Da mesma forma, a Bíblia, o Corão e a Torah estão no Altar das Lojas, comprovando que todos os Irmãos, independente da fé professada, estão imbuídos do objetivo de trabalhar pela Felicidade da Humanidade. 

Morador de rua tem cartão de crédito, conta bancária e lê muito


 O Globo



A imagem de um homem barbudo, deitado num colchonete na calçada, lendo sociologia, política e romances, não passa despercebida. O ar de intelectual e o raciocínio rápido tornam-se ainda mais surpreendentes quando se conhece a história dele.

Há cerca de três anos, desde que deixou o Rio Grande do Sul, Márcio Pereira dos Santos, o Gaúcho, de 34 anos, não tem endereço fixo. Mora nas ruas e gasta, todos os dias, R$ 5 para tomar banho e comer. E, além do gosto pela leitura, Gaúcho tem conta no banco, cartão de crédito, conecta-se à internet - em lan houses - por redes sociais e recebe Bolsa Família - que, poucos sabem, mas também pode ser concedida a uma única pessoa que esteja abaixo da linha da pobreza.

Nas ruas do Rio, ele recolhe o que encontra pelo caminho, jornais e revistas velhos, com os quais aprende e relaxa.

- O livro é bom porque você confronta suas opiniões com as do autor e aprende. O livro também me faz relaxar - afirma.

Com os livros de sociologia que encontrou nas ruas, conta ter descoberto assuntos que ignorava completamente. No entanto, ele diz que já se interessava pelo trabalho social:

- No dia a dia da rua, a gente acaba entendendo como funciona a política social para os moradores de rua.

Governo de Dilma Roussef só executou 0,5% do Minha Casa


O Globo



A cem dias de acabar o primeiro ano de gestão da presidente Dilma Rousseff, promessas de campanha e alguns compromissos assumidos no programa de governo não saíram do papel ou estão bem distantes de atingir as metas fixadas para 2011.

Destacados entre os principais compromissos da presidente, o programa Minha Casa Minha Vida, a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de Unidades Básicas de Saúde (UBS), de quadras esportivas e de postos de polícia comunitária têm recursos disponíveis no Orçamento da União, mas a liberação até setembro não chega a 10% do aprovado.

O programa de construção de creches, outra promessa destacada na campanha eleitoral, teve um desempenho um pouco melhor, com 21% dos recursos liberados.

Uma das estrelas do PAC e também da campanha presidencial, o programa Minha Casa Minha Vida recebeu o primeiro golpe em março, com o corte de R$ 5,1 bilhões na dotação inicial de R$ 12,6 bilhões prevista no Orçamento.

A justificativa da equipe econômica foi que a segunda fase do programa dependia de aprovação do Congresso, o que só aconteceu em junho.

sábado, 24 de setembro de 2011

Havelange diz que governo quer tirar-lhe passaporte diplomático


Dilma é separada de Havelange (à esq.) por Blatter, durante sorteio das Elimanatórias da Copa


Ex-presidente da Fifa (1974 a 1998), João Havelange afirmou que o governo Dilma Rousseff solicitou que ele devolvesse o passaporte diplomático que possui.

Havelange, 95, afirmou à edição deste mês da revista "Poder" que o documento foi uma "gentileza" do presidente João Figueiredo (1979 a 1985) para "facilitar sua movimentação". O ex-dirigente afirma ter visitado mais de 180 países durante sua gestão na Fifa.

O Itamaraty não comenta o assunto.
Havelange presidiu a CBD (Confederação Brasileira de Desportos --antiga entidade que comandava o futebol) por 18 anos. Atualmente, ele é presidente de honra da Fifa.

Copa do Mundo: em carta, Fifa reclama ao governo




Está muito mais esgarçada do que aparenta a relação entre a FIFA e o governo. No início do mês, Joseph Blatter enviou para Dilma Rousseff uma carta em que reclamava da morosidade das obras da Copa e com a demora de o governo enviar para o Congresso a Lei Geral da Copa(LGC).

O Planalto considerou a cobrança “fora de padrão” — é exatamente esse o eufemismo usado, de forma irônica, claro. Dias depois, o governo mandou para a Câmara a LGC. Mas o clima esquentou ainda mais.
A FIFA considerou inaceitável o projeto. Feriria o que foi acordado quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa e lhe traria prejuízos comerciais enormes. Meia entrada para estudantes e descontos para maiores de 65 anos no preço dos ingressos são um dos motivos da briga. Só que a própria Dilma diz que “não há a menor possibilidade de restringir direitos existentes no Brasil”.

Essa briga promete ir longe. A FIFA para pressionar o governo ameaça até com um plano B, que retiraria a Copa do Brasil. Sabendo disso, os EUA já se movimentam. Nos bastidores os dois lados falam tudo uns dos outros — menos palavras de elogios.

Câmara quer que STJ explique anulação de provas contra filho de Sarney



Estadão




Os ministros da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) serão convidados a debater no Congresso a decisão, tomada na semana passada, de anular provas da Operação Boi Barrica, rebatizada de Faktor, que investiga o empresário Fernando Sarney, acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. Requerimento nesse sentido foi apresentado nesta sexta-feira, 23, à Comissão de Segurança Pública da Câmara pelo deputado Fernando Francischini (PSDB-PR).

Segundo o parlamentar, a anulação de provas dessa e de outras grandes operações realizadas pela Polícia Federal envolvendo políticos, empresários e gente poderosa está causando insegurança jurídica e sensação de impunidade no País. Fernando é filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A sentença do STJ anulou os diálogos telefônicos interceptados na operação e o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que detectou movimentações financeiras atípicas do empresário.

A audiência pública, cuja data ainda será marcada, abordará também a anulação, pelo mesmo tribunal, das operações Dallas, que investigou fraudes no porto de Paranaguá - envolvendo um irmão do ex-governador Roberto Requião e a Satiagraha, que investigou o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, além da Castelo de Areia, que desmantelou um esquema de propina atribuído à construtora Camargo Corrêa.

Cristina Kirchner compra 110 mil dólares em sapatos



Esta semana, o jornal "New York Post" informou que em sua recente visita a Paris a presidente argentina, Cristina Kirchner, gastou cerca de US$ 110 mil em sapatos da marca Christian Louboutin.

A notícia surpreendeu o ex-promotor de Investigações Administrativas do governo e atual candidato a deputado da oposição Manuel Garrido, que na sexta-feira apresentou uma denúncia na Oficina Anticorrupção solicitando que Cristina explique "aspectos confusos" do documento entregue este ano ao organismo estatal.

Segundo Garrido, "se observamos a renda anual da presidente e a evolução de seu patrimônio, concluímos que ela e sua filha (Florencia) deveriam viver com apenas 3 mil pesos (US$ 710) por mês".

'Assassino do ketchup' da Bahia ganha destaque na imprensa mundial


O Globo


A história do pistoleiro contratado para matar uma mulher, que forjou o crime utilizando ketchup, na Bahia, ganhou destaque na imprensa internacional. O jornal inglês Daily Mail diz que o assassino se apaixonou pela vítima e forjou a morte dela com ketchup.

O jornal destaca que o delegado Marconi Lima disse que nunca viu nada parecido em oito anos de trabalho. Também destaca o fato de o assassino e a vítima terem bolado um plano para enganar a mandante do crime.

O ex-presidiário Carlos Roberto de Jesus foi contratado por Maria Nilza Simões, por R$ 1.000,00, para matar Erenildes Aguiar Araújo. Maria Nilza acreditava que Erenildes estava tendo um caso com seu marido. Mas Carlos Roberto se apaixonou pela vítima e, junto com Erenildes, decidiu forjar a morte dela.

Eles compraram ketchup e foram para um matagal. O ex-presidiário derrubou o molho em cima de Erenildes, colocou uma faca presa entre o braço e a costela e tirou uma foto. Com a imagem em mãos, o pistoleiro mostrou para a mandante do crime que o trabalho estava finalizado e recebeu a quantia.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A grande farsa no Congresso Nacional

Vídeo mostra deputados em sessão teatral na Câmara 



Teve contornos teatrais a sessão de ontem da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, revelada hoje por O Globo. Com apenas dois deputados, Cesar Colnago (PSDB-ES) presidindo e Luiz Couto (PT-PB) votando, a comissão aprovou 118 projetos.

A sessão ocorreu porque os deputados da CCJ assinaram a lista de presença pela manhã e recorreram ao velho costume das quintas-feiras: enforcar o trabalho viajando para os estados. Com o quórum virtual existente, Colnago e Couto realizaram uma encenação que durou cerca de três minutos.

O vídeo de quatro minutos da TV Câmara colabora com a farsa ao não exibir imagens abertas do plenário vazio. Em determinado momento, a câmera exibe a imagem de um grupo de assessores, justamente no ponto em que Colnago diz:

- Em discussão. Não havendo quem queira discutir, os deputados que concordam com a aprovação em bloco dos pareceres permaneçam como sem encontram. Aprovado.

O teatro terminou com a aprovação de matérias relacionadas a temas importantes como concessões de radiodifusão, projetos de lei, renovações de concessão de radiodifusão e acordos internacionais.