quinta-feira, 30 de junho de 2011

Já teve início o desmonte da farsa intelectual que tentou apagar da história do Brasil o grande governo do presidente Fernando Henrique Cardoso




O desmonte da farsa intelectual que tentou apagar da história do Brasil o grande governo do presidente Fernando Henrique Cardoso está só no começo. Será um trabalho, infelizmente, um tanto lento porque a vigarice foi longe e contaminou todas as esferas do debate: a imprensa, o pensamento, as escolas. O elogio da mentira e da ignorância a serviço da ideologia mais rastaqüera se espalhou como praga. Vigaristas disfarçados de “intelectuais progressistas”, aos quais falta tudo — leitura, vivência e vergonha na cara — procuraram dar alcance acadêmico à sua ignorância ideologicamente orientada.


FHC foi e, felizmente, ainda é um engenheiro de instituições permanentes, que moldaram e moldam a democracia. Com ele, a sociedade passou a disciplinar o estado por meio de instituições e instâncias livres, como o Congresso, a imprensa, as agências reguladoras, o mercado. Cada avanço, no entanto, grande ou pequeno, teve de enfrentar a fúria bucéfala do petismo, que quer o estado sufocando a sociedade.

Tivessem os petistas vencido a batalha, o país não teria conhecido o Plano Real — votaram contra; a universalização do ensino fundamental — combateram o Fundef; disciplina nas contas públicas — recorreram ao STF contra a Lei de Responsabilidade Fiscal; a rede de assistência social — tachavam os programas hoje chamados de “Bolsa Família” de esmola; a universalização da telefonia e a expansão da economia da informação — combateram a privatização da Telebras; a quase auto-suficiência no petróleo e a chegada ao pré-sal — opuseram-se à quebra do monopólio da Petrobras, que permitiu que se chegasse lá.

No governo, os petistas se aproveitaram, claro!, de cada uma dessas conquistas e tiveram o bom senso de não tentar voltar atrás. Mas também não souberam dar continuidade à grande obra. A sua relação com o capital privado deixou de ser institucional para ser de compadrio. Exaltando as glórias do estado e satanizando as privatizações, o PT permitiu que a infra-estrutura do país mergulhasse na obsolescência, como evidenciam hoje os nossos aeroportos, portos e estradas. Não obstante, alguns “escolhidos” do petismo passaram a contar com favores do Estado. Estão aí hoje os “eleitos” do BNDES. A estabilidade mundial, o crescimento da China e a valorização brutal das commodities permitiram ao PT o reforço substancial da assistência social e a organização de uma economia fortemente ancorada no consumo interno. Mas não se viu, nesse tempo, uma só avanço institucional.

Ao contrário: o que se tem é regressão ao tempo em que o Estado escolhia os vitoriosos; em que ser amigo do rei era condição para o acesso a empréstimos a juros subsidiados. No governo FHC, o BNDESPar emprestava dinheiro a empresas que investiam em infraestrutura, e isso era considerado um crime; no governo petista, o mesmo BNDESPar se oferece para financiar fusão de supermercados, e o petismo afirma que isso representa uma revolução nacionalista.

Os vigaristas continuam ativos, como se sabe. Estão em todo canto, muito especialmente na Internet, parte deles financiada com dinheiro estatal — mais uma forma de apropriação do público pelo privado. Aqueles setores da imprensa e do colunismo que ajudaram a construir a farsa petista ainda resistem. Daqui a pouco, vem 2012, e o Apedeuta, candidato em 2014, subirá em palanques nos quatro cantos do país para reciclar a mesma ladainha de mentiras, de ódio, de ressentimento, de ignorância, tudo aquilo que serviu para o petismo construir uma teoria de poder. Não por acaso, ele se negou a enviar simples “parabéns” ao antecessor! O Babalorixá espera fazer 80 anos um dia para dizer: “Nunca antes na história destepaiz alguém fez 80 anos como eu!”

Quero dizer com isso que a mistificação vive apenas um momento de trégua; está um tanto recolhida para voltar às ruas em breve. O desmonte intelectual da farsa petista já teve início, mas haja trabalho! A máquina de produzir mentiras é rica, poderosa e persistente.


Por Reinaldo Azevedo

E por falar em saúde, vejam o pandinha resfriado


Boa saúde

Refrigerantes diet aumentam acúmulo de gordura na cintura


Efeito inverso: a bebida, usada normalmente para evitar o ganho de peso, está relacionada ao aumento no acúmulo de gordura na cintura

A bebida eleva ainda os riscos de diabetes tipo 2, derrame e doenças cardíacas

Os refrigerantes diet sempre estiveram relacionados a hábitos saudáveis, já que contêm poucas calorias. Mas eles podem ser extremamente prejudiciais à saúde, apontam pesquisas recentes. Segundo dados apresentados em uma conferência da Associação Americana de Diabetes, o consumo regular do refrigerante dietético resultou em um aumento até 70% maior na circunferência da cintura em relação às pessoas que não consomem a bebida. Esses refrigerantes ainda aumentariam os riscos de diabetes tipo 2, síndrome metabólica, derrame e doenças cardíacas.

 
Ao fim do estudo, os pesquisadores perceberam que a média da cintura de todos os participantes tinha aumentado. Mas aquelas pessoas que consumiam periodicamente refrigerantes diet tiveram um aumento 70% maior do que os que não consumiam refrigerantes de qualquer espécie. o período entre a primeira e a última medição foi nove anos e seis meses. Entre os consumidores mais vorazes, que bebem dois ou mais refrigerantes diet ao dia, o aumento na cintura foi de 500%.

Diabetes — Outra pesquisa apresentada durante a conferência mostrou que os refrigerantes diet também estão relacionados com o diabetes tipo 2. No estudo, também da Universidade do Texas, a equipe mostrou que camundongos que ingeriam aspartame — adoçante usado nas bebidas — tinham níveis elevados de glicemia em jejum, um indicador do diabetes ou da condição pré-diabética.

Brasil vai testar superpílula contra doenças cardiovasculares

 
Multicomprimido: a droga contém duas substâncias para o controle da pressão arterial, uma atua sobre o colesterol e a outra evita o entupimento dos vasos do coração


 
Remédio foi eficiente em reduzir em até 60% os riscos de derrame, além de conseguir controlar colesterol e pressão arterial

 
Uma superpílula, que reunirá num único comprimido quatro medicamentos para combater as doenças cardiovasculares, deve ser testada em 22 hospitais do país dentro de quatro meses. Estudos iniciais, feitos no Brasil pelo Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, indicaram que a polipílula reduziu em até 60% os riscos de uma pessoa sofrer enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC), além de controlar o colesterol e a pressão arterial.
O multicomprimido combina duas substâncias para o controle da pressão arterial, uma que atua sobre o colesterol e outra que evita o entupimento dos vasos sanguíneos do coração. Comprovada a função preventiva do remédio, agora os pesquisadores irão verificar seus efeitos em pacientes que já tiveram problemas cardiovasculares. O Ministério da Saúde aguarda os resultados para incluir o medicamento na lista de remédios distribuídos gratuitamente — o que deve ocorrer em 2013. No Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte.

 

Quem tem um pingo de vergonha na cara não fica no PT



 

Vladimir Palmeira decide deixar PT após volta de Delúbio



O ex-deputado federal Vladimir Palmeira, um dos fundadores do PT, decidiu deixar a legenda em protesto contra a readmissão do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. Palmeira, que atuou no movimento estudantil durante a ditadura militar, disse que se sentiu "logrado" pela executiva nacional petista, que havia expulsado Delúbio por seu envolvimento no escândalo do mensalão, mas aceitou seu retorno à sigla.


"O partido renegou o que havia decidido há seis anos. Nós fomos para a linha de frente para defender o partido, que havia decidido expulsá-lo. Agora, quando o partido volta atrás, você fica sem cara", disse Palmeira, que foi deputado federal constituinte e deputado federal, chegando a ser líder do PT na Câmara. Em 2006, candidatou-se ao governo do Rio de Janeiro e ficou em quarto lugar. No ano passado, disputou vaga de deputado federal, mas não se elegeu.

Palmeira se disse decepcionado com a mudança de postura do partido diante do escândalo, considerado um dos episódios mais graves de sua história. "Na prática, a expulsão do Delúbio virou uma suspensão. Fizeram jantares em homenagem a ele e, no fim das contas, ele sequer foi punido", avaliou.

Vigilância retira de circulação 1,3 mi de anticoncepcionais

anticoncepcional (Flávio Florido - 28.out.01/Folhapress)


A Vigilância Sanitária tirou de circulação em São Paulo cerca de 1,3 milhão de anticoncepcionais entre 2007 e 2010, reprovados após análise no Instituto Adolfo Lutz.


Os produtos haviam sido comprados para o Programa de Saúde da Mulher, que prevê a distribuição gratuita dos medicamentos.


De 154 lotes pesquisados, 34 apresentaram problemas de rotulagem ou na quantidade do princípio ativo, o que pode comprometer a sua eficácia.

China inaugura a mais longa ponte sobre mar do mundo

A ponte de 36,48 km teve investimento de US$ 2,3 bilhões e levou quatro anos para ser construída


A China inaugurou nesta quinta-feira a mais longa ponte sobre o mar do mundo, com 36,48 km, na cidade litorânea de Qingdao.


A ponte, que teve investimento de US$ 2,3 bilhões e levou quatro anos para ser construída, liga o centro da cidade ao seu subúrbio de Huangdao, nos dois lados da baía de Jiazhou.


Com esta ponte, a distância entre os dois pontos de um dos principais portos da China --e sede das competições de vela nas Olimpíadas de 2008-- poderá ser percorrida com economia de 20 a 40 minutos.


A nova ponte supera a da baía de Hangzhou, também no leste da China e que com 36 quilômetros era considerada a mais longa do mundo até hoje.


Há várias pontes sobre terra mais longas no mundo, sendo que as três primeiras também estão na China. A maior delas é um lance elevado do trem de alta velocidade Pequim-Xangai, de 164,8 quilômetros, serviço que também foi inaugurado hoje.

Com o pênis, pequeno animal aquático bate recorde de barulho



O pequeno barqueiro foi estudado no Museu de História Natural de Paris (Foto: Reprodução/PLoS One)Um pequeno animal aquático, mais conhecido por usar seu pênis como um instrumento musical, bateu o recorde de barulho, segundo um estudo publicado nesta semana na revista "PLoS One". Debaixo d'água, o Micronecta scholtzi é capaz de tanto barulho quanto uma buzina de automóvel, segundo os cientistas.

É um feito particularmente impressionamente, principalmente porque o corpo do animal tem apenas dois milímetros de comprimento. É um dos menores exemplares do animal conhecido popularmente como "barqueiro".


Apenas os machos da espécies são capazes de cantar -- e fazem isso para atrair as fêmeas. Para fazer tanto barulho, eles usam seus orgãos sexuais como violinos.

 

Detentos poderão descontar um dia de pena a cada 12 horas de aula



Uma alteração na Lei de Execução Penal publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União autoriza detentos que frequentam a escola a abater o tempo de estudo da pena a qual foi condenado.

Assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros da Justiça e da Educação, a mudança na lei aponta que cada um dia de condenação poderá ser trocado pela participação em 12 horas de frequência escolar. Tanto condenados em regime fechado ou semiaberto poderão ser beneficiados.

A nova redação dos artigos mantém a possibilidade de trocar dias de trabalho por tempo de condenação. Segundo o texto, três dias de trabalho poderão abater o equivalente a um dia de pena. Desde que sejam compatibilizados os horários, não haverá impedimento para que o preso acumule o desconto da pena com horas de estudo e de trabalho.

Marta Suplicy não aprende


Fifa reage à perda de superpoderes

O Estado de S. Paulo



Entidade demonstra ''irritação'' com mudança em MP que previa influência ilimitada nos orçamentos para o evento; COI vê falta de colaboração do Congresso


A supressão do artigo que dava poderes à Fifa e ao COI na definição de gastos das obras para Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016 surpreendeu e irritou as entidades esportivas. Oficialmente, porém, nenhuma delas se manifestou sobre a decisão.

A retirada do parágrafo único do artigo 39 da Medida Provisória 527/11 (que, entre outros assuntos, dispõe sobre a flexibilização de contratações para os eventos esportivos), na noite de anteontem, frustrou os planos da federação de futebol - e ainda feriu o "Acordo para Sediar", contrato entre país-sede e a entidade.

O órgão negociou durante mais de um ano a concessão de superpoderes como os que teve em outras edições de Mundiais, casos de África do Sul-10 e Alemanha-06. A Fifa considera fundamental poder intervir livremente em obras para que se mantenha o "padrão Copa" de qualidade.

Nos bastidores, o Estado apurou que o embate político que acarretou as mudanças no texto da MP irritou cartolas suíços.


Filho de político deveria estudar em escola pública?




Se todos os filhos de políticos estudassem nas escolas públicas, a qualidade da educação seria melhor? O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirma que sim. E tenta convencer seus colegas. Está em análise há quase quatro anos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado um curioso projeto de lei (PL 480/2007) de autoria de Cristovam que estabelece que todo político eleito no Brasil nos âmbitos federal, estadual ou municipal matricule, obrigatoriamente, seus filhos na rede de ensino público. O objetivo: incentivá-los a investir mais não apenas na educação, mas na qualidade de outros serviços públicos.

Na semana passada, o debate voltou à tona após um grupo divulgar pelo facebook o texto e a ideia do projeto de lei. No total, mais de 52 mil pessoas já assinaram uma petição online apoiando o PL 480. O senador Cristovam afirma que o apoio da sociedade é a principal arma que tem para conseguir uma aprovação mais rápida do projeto na CCJ.


Giro Pelo Vale e Região



Reunião discute cultura da cana-de-açúcar em Caçapava


No dia 06 de julho, quarta-feira, às 19h, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, em parceria com a Lauzinho Distribuição e Comércio Ltda, a Fertipar Bandeirantes, Agrichem e John Deere realizam uma reunião sobre a cultura da cana-de-açúcar, que acontece na Igreja do Tijuco Preto, às 19h.

O evento tem por objetivo discutir os aspectos gerais da cultura, tratamentos eficientes e econômicos, uso adequado dos produtos, vantagens benefícios, entre outros assuntos. A empresa Lauzinho vai trazer um especialista em adubação que ministrará palestra para os produtores.

Este é o segundo ano que o evento é realizado e estão sendo esperados 40 produtores de Caçapava. Além destes, devem participar também produtores e interessados de fora da região.
No Vale, a cultura da cana-de-açúcar é basicamente para a produção de garapa e abastece os mercados de Santos, São Paulo e Rio de Janeiro.



'Apocalipse' é remarcado


Final do mundo


Dia 29 de junho, data do fim do mundo... se lembra? Bom, isso é o que pregava a vidente Mirian Regina dos Santos, 38 anos, de Taubaté. É pregava, com o verbo no passado. A vidente tem novidades: o ‘apocalipse’ foi adiado e não será mais hoje. O planeta, segundo ela, ganhou nove dias de lambuja. ‘Peça perdão ou morre’, é o novo ‘recado’ de Miriam.

De acordo com a vidente, o mundo vai acabar no próximo dia 9, quando uma bola de fogo atingir o planeta. Só a pessoa que se arrepender do que fez de errado vai viver.

Ontem, Miriam pôs uma faixa na praça Monsenhor Silva Barros, a praça da ‘Eletro’ .
a ‘voz’ / “Faltam 9 dias para acabar o mundo. Peça perdão ou morre. E aí, o que você escolhe?”, dizia a faixa.

E o que aconteceu para o fim do mundo ser adiado? Segundo Mirian, a ‘voz’ (que ela diz ser de Deus) se calou no começo da semana e só vai voltar a se pronunciar na noite de ‘clamor’ marcada para acontecer amanhã, às 19h, na praça da Eletro.


Empresa virtual desaparece e causa prejuízos aos internautas




Uma empresa da região, que vendia produtos pela rede mundial de computadores, simplesmente desapareceu.

Para as pessoas que haviam adquirido algum item no site, restou apenas o prejuízo. É, mas esse problema não acontece só na região. Em todo o Brasil, já seriam mais de 100 pessoas que pagaram e não receberam.

No edifício onde funcionava a sede da Andplay, na região central de São José dos Campos, a sala está fechada. E a informação é de que, há dias, ninguém aparece no local. Pelo telefone, as linhas estão todas fora de área. O site ainda está no ar. Mas, não há mais produtos a venda.


A empresa comercializava principalmente artigos eletrônicos de áudio, vídeo e informática e estaria no mercado desde outubro do ano passado.

Em um site de reclamações, já passa de 100 o número de registros de consumidores do país inteiro que compraram e não receberam. E o caso também foi parar na polícia. Em São José dos Campos, já são quatro boletins de ocorrência.

Mas, o delegado Rubergil Violante diz que ainda não é possível saber se houve prática de estelionato, ou se foi apenas um problema administrativo da empresa. “Nós estamos levantando, junto aos órgãos fiscais, quem são os proprietários. Que a empresa, se está funcionando ou não, ou se mudaram de local e não permitiram o novo endereço, ou até se mudaram de site."

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Para Gleisi, dinheiro da BNDESPar não é público

Ministra da Casa Civil profere a frase mais infeliz do dia ao afirmar que envolvimento do braço de participações do BNDES na fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour não implica uso de dinheiro público


Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann

A ministra Gleisi Hoffmann deve estar tão atrapalhada com sua nova rotina na toda poderosa pasta da Casa Civil que proferiu a declaração mais infeliz desta quarta-feira. Em entrevista no Palácio do Planalto, ela afirmou que a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social na proposta de fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour – não significa uso de recursos públicos. Para apoiar sua tese, a ministra saiu com uma explicação absurda: “Essa é uma operação enquadrada pelo BNDES. Não é uma operação de crédito do BNDES. Portanto, ela não tem recurso público envolvido, nem FGTS, nem Tesouro. É uma ação de mercado realizada pelo BNDESPar e não tem nada a ver com decisão de governo”.


Ora, a BNDESPar – o braço de participação do BNDES – é uma controlada cuja estrutura de capital tem como principal fonte de captação o próprio banco que a controla. Este, por sua vez, para se manter capitalizado, tem recorrido seguidamente ao Tesouro Nacional, que tem como fonte única de recursos os impostos pagos pelos cidadãos e as dívidas que assume. Mais dinheiro público que isso impossível.

Jean Wyllys um Parlamentar com “V” maiúsculo e "p" minúsculo




O Conselho de Ética da Câmara rejeitou (como se lê abaixo), a representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Processá-lo seria ferir os artigos 5º e 53 da Constituição.


Pouco importa se gostamos dele ou não. A Constituição não está aí para que alguém persiga aquele de quem não gosta. E só para considerar rapidamente o mérito: restou evidente que Bolsonaro se confundiu ao dar a resposta a Preta Gil — isso não torna a sua fala necessariamente boa, mas esse é outro problema. Ignorar que o deputado é casado com uma mulher que os próprios militantes negros chamariam “negra” é querer condená-lo contra a evidência. No que diz respeito à senadora Marinor Brito, há uma inversão óbvia: foi ela quem agrediu Bolsonaro fisicamente, não o contrário.


O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), dando seqüência à sua sede pelo estrelado, também acha, que chamar alguém de “veado” é uma ofensa! Como deixou claro, ele se orgulha. Se bem que fez uma ressalva: esse orgulho está condicionado ao fato de o outro também ser “veado”.


Bolsonaro, que se saiba, é heterossexual. Mas estamos vivendo dias em que os “veados” decidem quem é e quem não é um deles.


Há um paradoxo no destempero de Jean Wyllys: se o PLC 122 já tivesse sido aprovado, só a imunidade parlamentar livraria o deputado de um processo por homofobia. NOTEM QUE ELE CHAMOU DE “VEADO” UM ADVERSÁRIO POLÍTICO, alguém que visivelmente detesta; apela a uma suposta condição sexual para ofender a outra parte. Não estaria caracterizada a “homofobia”? Alguém diria: “Que absurdo! Jean é que é homossexual; Bolsonaro, não!” Sim. Mas quem quer criminalizar palavras são os defensores da PLC 122, como Wyllys.


Ou, então, imaginem o seguinte diálogo:

Juiz - Sr. Jean, o senhor chamou o sr. Bolsonaro de veado?
Jean - Chamei, sim, meritíssimo.
Juiz - Foi para desqualificá-lo que o fez?
Jean - Confesso que sim, meritíssimo.
Juiz - Sr. Bolsonaro, o senhor é veado?
Bolsonaro - Não, meritíssimo.
Juiz - Então não há crime aqui.


Agora outro:

Juiz - Sr. Bolsonaro, o senhor chamou o sr. Jean Wyllys de veado?
Bolsonaro - Chamei, sim, meritíssimo.
Juiz - Foi para desqualificá-lo que o fez?
Bolsonaro - Confesso que sim, meritíssimo.
Juiz - Sr. Jean, o senhor é veado?
Jean - Sou, meritíssimo.
Juiz - Então, sr. Bolsonaro, eu o condeno por homofobia.


Entre os privilégios pretendidos pelos sindicalistas gays com o PLC 122, estaria o monopólio do direito de chamar seus desafetos de “veados”? A “homofobia” praticada por homossexuais seria ou não passível de punição?


A sessão do Conselho de Ética evidenciou o grau de seriedade do debate. Wyllys pode até ser homossexual” com “H” maiúsculo. Precisa aprender que nem ele tem o direito de ser um parlamentar e de usar um vocabulário com, respectivamente, “p” e “v” minúsculos. Ser veado não desqualifica ninguém, como ele sugere. Mas também não dá direitos especiais a ninguém. Não ainda ao menos.

Conselho de Ética rejeita representação contra Bolsonaro

Conselho de Ética da Câmara rejeita representação contra Jair Bolsonaro


Por dez votos a sete, o Conselho de Ética da Câmara rejeitou nesta quarta-feira a representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). A maioria dos integrantes do colegiado entendeu que o deputado tem o direito de expressar a sua opinião e portanto votou contra o relatório de Sérgio Brito (PSC-BA), que pedia a abertura do processo.


Durante a sessão, Bolsonaro trocou acusações com Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ).


Wyllys disse que Bolsonaro tinha que limpar sua boca para lhe dirigir a palavra. "Tenho orgulho de ser chamado de veado por outro veado. E o sr. tem que lavar a boca, pois sou homossexual com 'h' maiúsculo, de homem, coisa que o sr. não é", afirmou.


Wyllys disse que Bolsonaro usou da homofobia, que não é crime, para justificar o crime de racismo.

Serra acusa Mercadante de coordenar compra de dossiê em 2006




O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) acusou nesta quarta-feira o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) de coordenar a compra de um falso dossiê contra o tucano na campanha pelo governo paulista, em 2006.


Depois que o petista negou qualquer envolvimento no caso, Serra disse que integrantes do próprio PT reconhecem a participação do ministro.


"Foi um processo coordenado pelo então candidato ao governo, senador Aloizio Mercadante. E agora não só as paredes, como um próprio integrante eminente do PT deu entrevista disponível para o público falando do envolvimento do atual ministro de Ciência e Tecnologia", afirmou, em referência à afirmação do petista e ex-diretor do Banco do Brasil Expedito Veloso, publicada pela revista "Veja", de que a compra do dossiê fora avalizada por Mercadante.


Segundo Serra, cinco anos depois das denúncias o país ainda não conseguiu descobrir a origem do dinheiro que teria sido usado na compra do dossiê.


"Não é um problema de oportunidade. Passaram cinco anos, tinham R$ 1,7 milhão apreendidos, até hoje não se sabe a origem?", questionou Serra.


Encruzilhada

Miriam Leitão


A ideia é ruim, mas o pior é a justificativa: a de que se o Pão de Açúcar se juntar ao Carrefour, o BNDES deve dar a maior parte do dinheiro — 2 bilhões — porque isso vai internacionalizar grupo brasileiro e abrir mercado para os nossos produtos. Balela. Essa ideia é ruim para o consumidor, para o contribuinte e para a economia do país.

O que é desanimador no Brasil é a dependência que até os novos capitalistas têm do Estado. Eles não dão nenhum passo sem que o governo vá junto, não apenas financiando, mas virando sócio. Um capitalismo sem riscos, ou de lucros privados e prejuízos públicos.

Sempre foi assim, mas quando se vê um Eike Batista e um André Esteves, que poderiam ser a renovação dessa velha prática, repetindo os mesmíssimos caminhos que nos levaram a tanto problema no passado, a conclusão é que pelo visto o país vai demorar muito para chegar no verdadeiro capitalismo.

É um disparate completo o BNDES usar o dinheiro de dívida pública ou de fundos públicos para capitalizar uma operação estritamente privada. Ela será boa para o Carrefour, para os Diniz e para o BTG Pactual.

Não é verdade que o Pão de Açúcar será internacionalizado e vai virar um grupo global. Ele vai ter um pedaço de um grupo francês, que será vendido no dia em que a família Diniz quiser vender. O Pão de Açúcar vai deixar de existir como empresa independente e será desnacionalizado.

A família Diniz é dona do negócio e faz o que bem entender — e o que as regras concorrenciais do país permitirem — mas que não se venha com nacionalismos de ocasião. A conversa de internacionalização do grupo não convence.

O BTG Pactual também pode montar a operação que quiser no mercado. O estranho é por que um grupo que tem condições de captar no mercado internacional precisará que o BNDES entre de sócio e dê até R$ 4,5 bilhões para o negócio.

O grande perdedor será o consumidor brasileiro, que tem enfrentado uma concentração cada vez maior do grande varejo.

O número de 27% do mercado brasileiro é enorme em si. Mas pode ser até maior. Está se somando bananas e laranjas. Pequeno varejo de empresas disseminadas pelo interior do Brasil, com o mercado dos grandes supermercados e hipermercados das capitais.

Com a lentidão com que o Cade trabalha, no dia em que ele se pronunciar — e ainda mais num negócio que terá como sócio o próprio Estado brasileiro — tudo já estará consolidado.

Nos últimos anos o Tesouro já se endividou em R$ 260 bilhões — incluindo os R$ 30 bilhões deste ano — para financiar o BNDES nas suas operações. E elas fazem cada vez menos sentido.


Marieta Severo é convidada a interpretar a Dilma em filme



A atriz Marieta Severo pode interpretar a presidente Dilma Roussef nos cinemas. O convite foi feito pelo produtor Antônio de Assis na última sexta-feira, 24, para uma adaptação do livro A Primeira Presidenta, de Helder Caldeira, lançado no início do ano.


De acordo com a assessoria de imprensa da atriz, “o convite foi recebido de bom grado, mas Marieta ainda estudará o roteiro antes de aceitar a papel”.


A obra que baseia o filme não é uma biografia de Dilma Roussef, mas uma análise de sua trajetória política até chegar à presidência e conquistar o feito histórico de se tornar a primeira mulher no cargo.


Não há informações sobre a produção e o lançamento do longa. O produtor Antônio de Assis não foi encontrado.

Marina deixa PV e adia criação de sigla para 2013




Aliados da ex-senadora que têm mandato continuarão na legenda até ser fundado novo partido, para ela concorrer novamente à Presidência em 2014


Em reunião com militantes do Movimento Marina Silva, ontem à tarde, em São Paulo, a ex-senadora Marina Silva começou a comunicar a apoiadores e simpatizantes que deve deixar mesmo o PV na semana que vem. Ela ficará à margem de siglas partidárias até 2013, quando será articulada uma nova legenda - destinada a dar sustentação à sua provável candidatura presidencial em 2014.

O rompimento tem efeito político e ajuda a preservar o patrimônio político da ex-senadora, que saiu da eleição presidencial de 2010 em terceiro lugar, com quase 20 milhões de votos. Na prática, porém, não causa danos imediato à atual estrutura do PV: já está acertado que todos os parlamentares eleitos que apoiam Marina devem permanecer ligados à sigla pelo menos até as eleições de 2012. Aqueles que tiverem cacife para disputar cargos de prefeito ou de vereador terão o apoio dela.

Até a articulação do novo partido, em 2013, Marina ficará sob o guarda-chuva de um movimento que deverá se chamar Verdes e Cidadania. Ele também abrigará a maior parte do grupo que se filiou com ela ao PV em agosto de 2009. Dele fazem parte os empresários Guilherme Leal, que concorreu ao cargo de vice-presidente, e Ricardo Young. Este último, mesmo disputando um cargo político pela primeira vez, saiu do pleito para o Senado em São Paulo com 4,1 milhões de votos, ficando na quarta posição.


Grampo flagra lobby do prefeito de Campinas com marqueteiro de Dilma

Na véspera de viagem da presidente à China e em meio às investigações de fraude em sua administração, Dr. Hélio pediu a João Santana apoio para que empresa Huawei, gigante chinesa e investidora no município paulista, fosse prestigiada pela petista


Prefeitura de Campinas - 11/04/2011


Interceptações telefônicas flagraram Dr. Hélio (PDT), prefeito de Campinas, pleiteando a intermediação do publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas presidenciais do PT de 2006 e 2010, para fazer lobby com a presidente Dilma Rousseff em favor da Huawei - gigante chinesa que atua na área de tecnologia 3G, banda larga fixa e móvel e de infraestrutura de redes para operadoras de telefonia.


"Faz dois anos que venho tratando com os chineses da Huawei", conta Dr. Hélio, em ligação do dia 2 de abril, iniciada às 9h30. "É a empresa que mais contribui, das estrangeiras, com ISS aqui pra Campinas. Eles têm um showroom lá e me convidaram pra eu tá lá pra eles anunciarem esse investimento de US$ 350 milhões aqui no Brasil, né (sic)."

Na ocasião, Dilma se preparava para uma viagem à China, a primeira missão oficial de negócios desde que assumiu a Presidência. Ela e sua comitiva embarcaram dia 8. Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio, e a mulher, Rosely Nassim - a quem o Ministério Público Estadual atribui o papel de chefe de quadrilha para fraudes em licitações e desvio de recursos públicos -, também foram a Pequim e lá se integraram à comitiva.

Cabral dá incentivo de R$1 bi a doador de campanha

 

Cabral autorizou benefício para Michelin dois meses após doação; ele foi o único a receber contribuição de campanha da empresa


Dois meses após receber da Michelin R$ 200 mil em doação para sua campanha eleitoral, o governador Sérgio Cabral (PMDB) concedeu à empresa francesa benefício fiscal para expansão de sua fábrica em Itatiaia (RJ) no valor de R$ 1 bilhão.

Depois de ser reeleito, Cabral assinou, em novembro de 2010, decreto incluindo a empresa no RioInvest (Programa de Atração de Investimentos Estruturantes), voltado para a atração de investimentos de grande porte.

O programa permite acesso ao Fundes (Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social), que dá benefícios fiscais para implantação ou expansão de indústrias.

O peemedebista foi o único político no país a receber doação da empresa. Os R$ 200 mil foram depositados em setembro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.


Sexo duas vezes por semana garante até um ano e meio de vida

Foto: Divulgação



Quem acha que a prática do sexto faz bem apenas para o corpo e a mente, se enganou. A atividade ganhou mais um benefício: o aumento na expectativa de vida. De acordo com estudo inglês, quem transa duas vezes por semana pode ganhar até um ano e meio de vida.

 O Ministério da Saúde do Brasil recomenda que as pessoas façam sexo com frequência, já que a atividade é considerada tão importante quanto controlar a pressão arterial e estar no peso adequado. A própria atividade também garante alguns quilinhos a menos. Em meia hora de uma boa prática sexual, pode-se queimar até 500 calorias.

 Durante a prática, o corpo inteiro entra em estado de alerta e sofre diversas transformações. A substância que garante satisfação e bem-estar, a endorfina, é liberada juntamente com a dopamina, que age no organismo ligada ao vício, uma das razões que explicam porque quem faz sexo costuma querer repetir a dose.

Primeiro casamento gay do Brasil pode ser anulado, diz jurista

Primeiro casamento gay do Brasil. Foto: Thiago Leon


O primeiro casamento gay do Brasil, realizado nesta terça-feira em Jacareí (SP), pode ser contestado na Justiça e acabar sendo considerado nulo, segundo afirmaram juristas ouvidos pela BBC Brasil.


O casamento ocorreu de acordo com decisão do juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, após um parecer favorável do Ministério Público de São Paulo.


Os noivos, Luiz André de Rezende Moresi e José Sérgio Santos de Sousa, estão juntos há oito anos e viviam em regime de união estável. A conversão da união estável em casamento ocorreu no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Jacareí.


No entendimento do jurista Ives Gandra Martins, o casamento homossexual, nos termos atuais, fere o parágrafo 3º do artigo 226 da Constituição Federal, que, segundo ele, prevê que apenas casais heterossexuais podem se casar.


Para Gandra, qualquer pessoa ou entidade --como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo-- pode entrar na Justiça com uma ação de inconstitucionalidade e contestar a união.

Giro Pelo Vale e Região

Geada e frio de -2 graus nesta terça-feira em Campos do Jordão


Geada em Campos do Jordão dia 28 de junho de 2011 - Foto Cristiano Tomaz



Mais uma vez o frio voltou com toda força em Campos do Jordão.


A geada que se formou na madrugada desta terça-feira, 28 de junho, deixou a paisagem da cidade toda branca.

Considerado o dia mais frio do ano, a temperatura medida no Horto Florestal alcançou -2 graus centígrados, segundo funcionários do Parque Estadual.

Desta vez a camada de gelo permaneceu durante bastante tempo, até que o sol aparecesse para derreter. Às 9h da manhã ainda era possível ver gramados, carros e folhagens cobertas pelo gelo.



Embraer festeja desempenho na feira de Le Bourget, França


área da paris air show


A Embraer considerou positiva sua participação no Paris Air Show, salão do setor aeroespacial que terminou no último domingo em Paris, na França.

Foram 39 encomendas da aeronave E-190 anunciadas no aeroporto de Le Bourget, com destaque para a venda de 20 unidades para a Sriwijaya Air, da Indonésia, um dos maiores negócios fechados pela empresa de São José dos Campos após a crise econômica de 2008.

O valor das encomendas dos 39 E-190 foi de US$ 1,7 bilhão (R$ 2,7 bilhões) e pode chegar a US$ 2,6 bilhões (R$ 4,1 bilhões) se todas as opções de compra forem confirmadas pelos clientes.


Vale do Paraíba é a região mais violenta do interior do Estado


Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública mostram uma realidade que preocupa os moradores do Vale do Paraíba e litoral norte. A região é a mais violenta do interior do estado.


Segundo a Secretaria, este ano, de janeiro a maio, foram 165 pessoas assassinadas em todo o Vale. É a segunda região mais violenta do estado, só perde para a capital. Fica à frente das regiões de Piracicaba e Santos, que historicamente registram maior criminalidade.



Prefeito de Taubaté se compara a Jesus Cristo em entrevista


"No momento eu tenho paz, tranquilidade, estou muito tranquilo. Desde o tempo da pré-história já existia essa perseguição, desde o tempo de Jesus Cristo, traições. Vem do passado, não tem como mudar (...). Posso dizer que quando você tem Deus no coração, força interior, você consegue. (...) Se você voltar ao passado, vai ver o que aconteceu, o que fizeram com Jesus Cristo, mas Deus colocou uma missão para Ele. E Ele continuava trabalhando. E eu também tenho uma missaão aqui, Deus me colocou, sou prefeito eleito e reeleito".



Os bueiros pirotécnicos da Cidade Maravilhosa

 



Um bueiro explodiu no bairro do Flamengo, Zona do Sul do Rio, nesta terça-feira. O incidente que ocorreu na rua Senador Vergueiro é o segundo registrado em menos de uma semana no Rio. De acordo com testemunhas, a estrutura soltou muita fumaça e começou a pegar fogo.


Um telefone público próximo ficou totalmente destruído. O bueiro pertence a companhia de energia elétrica Light. O fornecimento de energia foi interrompido entre Flamengo e Botafogo, mas segundo a Light já foi normalizado. Não houve feridos.


Até o início da noite desta terça, técnicos da companhia e bombeiros estava no local. No sábado, duas caixas subterrâneas explodiram em Copacabana. A empresa alegou que a explosão foi causa por um curto circuito em um cabo de baixa tensão.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Papa vira tuiteiro




O papa Bento XVI enviou hoje sua primeira mensagem pelo Twitter, anunciando o lançamento do portal de notícias do Vaticano. O pontífice escreveu: "Queridos amigos, acabei de lançar o News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas orações e bênçãos. Bento XVI".


O portal www.news.va agrega, pela primeira vez, informações de veículos impressos, online, rádio e televisão do Vaticano e é mais um esforço para levar a mensagem de evangelização a uma audiência maior, acostumada com a internet. A iniciativa ocorre após incursões da Santa Sé no Facebook, Twitter e YouTube. Bento XVI colocou ele mesmo a mensagem online usando um iPad, disse Thaddeus Jones, coordenador de projeto e funcionário da Conselho Pontifical de Comunicação Social.


O pontífice de 84 anos mostrou o portal e suas características em detalhes. Jones o descreveu como "interessado e impressionado" e disse que o papa "claramente gostou" da experiência. "Ele admira novas tecnologias", disse Jones. "Trata-se de um momento mais leve, mas também importante, que marca uma nova forma de comunicação." As informações são da Associated Press.


Decisão sobre Battisti faz Antonio Tabucchi cancelar participação na Flip



O escritor italiano Antonio Tabucchi, 67, um dos convidados mais esperados da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano, desistiu de ir ao evento, que começa na próxima quarta (6).


Segundo a organização do evento, "o escritor alegou, como razão da desistência, a decisão da Justiça brasileira em relação ao caso Cesare Battisti".


É a segunda vez que Tabucchi desiste de comparecer. No ano passado, ele foi substituído por Ferreira Gullar.


A mesa da qual Tabucchi participaria, "Ficções da crônica", de número 8, contará com a presença de Ignácio Loyola Brandão e Contardo Calligaris.


Quem quiser a devolução do valor do ingresso deve, de acordo com a organização, ir à bilheteria do evento em Paraty ou entrar em contato pelo e-mail flip@ticketsforfun.com.br.


Tabucchi, especialista na obra de Fernando Pessoa, é autor de, entre outros livros, "Afirma Pereira" e "O Tempo Envelhece Depressa".

Ameaçado casamento real em Mônaco

 





Tensão no Principado de Mônaco.

Corre perigo de não acontecer o casamento real marcado para o próximo sábado do Príncipe Albert 2º com a plebeia Charlene Wittstock, de 33 anos, uma ex-atleta olímpica sul-africana nascida em uma família simples.

No ultimo dia 25, segundo os site da revista francesa L' Express e do jornal conservador Le Figaro, Charlene desistiu de casar, abandonou o principado e foi de carro até a cidade de Nice para tomar um avião com destino ao seu país.

Ela havia descoberto "coisas" sobre o passado do príncipe das quais não gostara nem um pouco.

Albert 2º acionou a polícia francesa. Charlene foi gentilmente detida no aeroporto de Nice e levada de volta a Mônaco, onde está entregue aos cuidados da família Pastor, amiga do príncipe,

Com 53 anos de idade e a fama de mulherengo que os responsáveis por sua imagem pública fazem questão de alimentar, Albert é o segundo filho da princesa Grace e do príncipe Rainier, ambos já mortos.

Ele admitiu ser pai de dois filhos - uma menina nascida em 1991 e fruto de um caso com uma turista americana em visita a Mônaco, e um menino, nascido em 2003, cuja mãe era uma comissária de bordo do Togo.

Caso de fato ocorra, o casamento de Albert com Charlene foi preparado de modo a superar em luxo, pompa e número de convidados o recente casamento em Londres do fllho do príncipe Charles com outra plebéia.

"O prefeito está vendido para a Odebrecht", diz vereador

 


Câmara Municipal de São Paulo teve manhã agitada nesta terça-feira (28). Durante sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), os vereadores discutiram muito, trocaram acusações e quase chegaram às vias de fato no salão nobre. Diante da possibilidade de aprovação do projeto de incentivos fiscais para o Fielzão, o vereador Adilson Amadeu (PTB) pediu a palavra e acusou o prefeito de São Paulo de ter sido comprado pela construtora Odebrecht, que deve construir o estádio do Corinthians.

- Aqui são uns vendidos, estão de brincadeira. Retificando, vendido é o prefeito e o executivo, todos para a Odebrecht, não os senhores vereadores. O senhor prefeito não tem vergonha na cara. Vocês estão de brincadeira.


Assim como havia feito Aurélio Miguel (PR) na semana passada, Amadeu pediu vista do pacote de incentivos. Ele havia feito um acordo com o presidente da CCJ, Arselino Tatto (PT), para devolver o projeto para a sessão de quarta-feira (29), às 11h, mas mudou de ideia depois de toda a confusão nesta terça. Durante a sessão, prometeu que só devolverá o projeto na quinta-feira (30).

Carrefour anuncia proposta de fusão com Pão de Açúcar


Foto: Wikimedia Commons
 



Nesta terça-feira, o grupo francês Carrefour anunciou ter recebido uma proposta de fusão de ativos no Brasil com os da CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), que agrega lojas do Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem. Caso a fusão seja concretizada, as duas empresas serão parte do maior grupo varejista do Brasil.

 A proposta foi formulada pela empresa brasileira Gama, que faz parte do fundo BTG Pactual, juntamente com o apoio financeiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em 27 de junho.

 Se a operação for concretizada, a Gama vai se tornar um grande acionista do Carrefour, que tem o segundo maior setor de distribuição do mundo, tendo uma participação de 18% em seu capital.

 Logo no início da sessão na Bolsa de Paris, após a proposta ser anunciada, a ação do Carrefour avançou 1,64% a 26,88 euros. Enquanto isso,o seu principal concorrente, o grupo Casino caía 3,02% a 63,91 euros. "A operação será, a princípio, muito benéfica para o Carrefour, cujos resultados no Brasil são decepcionantes e que em 2010 perdeu a liderança na distribuição de alimentos para a CBD. As sinergias e as reduções de custos potenciais, combinada com a força de venda do novo conjunto, devem melhorar a rentabilidade da nova entidade", afirmou o agente da Bolsa Aurel em nota.

Lixo espacial passou a 250 metros da ISS

A Estação Espacial Internacional correu risco nesta terça-feira


O lixo espacial que ameaçava a Estação Espacial Internacional passou a apenas 250 metros de distância. A tripulação, que havia se refugiado na nave de socorro Soyuz, pôde voltar à estação, indicou nesta terça-feira a agência Interfax, citando uma fonte espacial russa.


Mais cedo, os seis membros da tripulação da Estação Espacial Internacional foram forçados a deixar a ISS e ir para a nave Soyuz devido à proximidade de restos de lixo espacial, informou a agência Interfax.


"Restos espaciais foram localizados muito tarde para que a Estação Espacial fizesse uma manobra para evitá-los. Os seis membros da tripulação receberam a ordem de subir a bordo da nave Soyuz", indicou a fonte.


Segundo a porta-voz do TSouP, quando a ISS se vê ameaçada por restos de lixo espacial, a tripulação recebe ordem de ir a bordo das naves de resgate para poder fugir da Estação, caso seja necessário. "Trata-se de um procedimento normal de retirada, em caso de necessidade, e os astronautas têm instruções permanentes neste sentido", explicou. Três russos, dois americanos e um japonês fazem parte atualmente da tripulação da ISS.

Goleiro Bruno será ouvido por deputados em Minas

Sua namorada denunciou juíza por cobrança de propina para conceder habeas corpus ao ex-craque do Flamengo


Bruno do Flamengo

O ex-goleiro Bruno Fernandes de Souza está sendo ouvido na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O atleta prestará depoimento à Comissão de Direitos Humanos sobre as denúncias de cobrança de propina, no valor de 1,5 milhão de reais, envolvendo a juíza Maria José Starling, do Fórum da Comarca de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As acusações contra a magistradas foram feitas pela atual namorada do jogador, a dentista Ingrid Oliveira. 

A juíza teria procurado Bruno na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, onde ele aguarda julgamento pelo assassinato da ex-amante Eliza Samúdio. A informação é de que a magistrada solicitou o dinheiro como garantia da concessão de um habeas corpus ao goleiro. Ingrid e o advogado de Bruno, Cláudio Dalledone Júnior, também vão depor. Entre as provas apresentadas contra Maria Starling está um vídeo de 42 minutos que comprovaria o pedido de propina. O material deve ser exibido durante a audiência.

No Sul, frio de congelar cachoeira

 

Nevou em três cidades do RS; 29 municípios da região ficaram abaixo de zero grau

A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, amanheceu ontem coberta pela neve que caiu no final do domingo.

Também nevou nas cidade gaúchas de São Francisco de Paula, a 112 quilômetros de Porto Alegre, e de Bom Jesus, a 250 quilômetros da capital gaúcha. Na madrugada de ontem, pelo menos 29 cidades registraram temperaturas abaixo de zero grau, segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo. Em Urupema (SC), o frio intenso congelou a cachoeira do Morro das Torres.

Curitiba e Florianópolis registraram novo recorde de frio. A temperatura mínima na capital paranaense foi de 0,3 graus e, na capital catarinense, os termômetros marcaram 6,2 graus, informou o Instituto Nacional de Meteorologia. A menor temperatura no Sul foi de 5,7 graus negativos em Urubici (SC).

Hoje, deverá gear nos três estados da Região Sul, menos no litoral de Santa Catarina e Paraná.


Jogos Militares estouram orçamento em 28%



O Rio entrou em contagem regressiva para receber aquele que é considerado o terceiro maior evento esportivo do planeta depois dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. Operários iniciaram [ontem], no Estádio Olímpico João Havelange, a montagem da estrutura da pira que terá o formato de uma pomba (símbolo universal da paz) e será acesa na cerimônia de abertura dos V Jogos Mundiais Militares, no próximo dia 16.

O responsável por acender a pira será Pelé. A escolha do Atleta do Século é uma referência também ao passado militar do ex-jogador, que no fim da década de 50 integrou a seleção do Exército. A presença de Pelé foi revelada pelo cenógrafo Abel Gomes, responsável pelas cerimônias do evento.

Desapareceram os documentos secretos da ditadura

 

Nelson Jobim usou argumento para afirmar que fim do sigilo eterno não deve criar polêmica


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira, 27, que a proposta de acabar com o sigilo eterno de documentos secretos brasileiros não deve criar polêmica em relação ao governo militar (1964-1985), pois os papéis referentes ao período "desapareceram".

Segundo ele, as Forças Armadas não têm "nada a esconder" e não seriam afetadas caso o Senado aprove a Lei de Acesso à Informação. "Não há documentos (sobre o governo militar). Nós já levantamos e não têm. Os documentos já desapareceram, foram consumidos à época, então não há problema nenhum em relação a essa questão."


A história mal contada da viagem de Cabral à Bahia



Uma nova versão sobre a viagem do governador Sérgio Cabral a Porto Seguro começou a ser veiculada na segunda-feira. Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", dois funcionários do Jacumã - resort de luxo em Trancoso, onde o governador ficaria hospedado com empresários - garantiram que Cabral estava no local na manhã do dia 17 deste mês, horas antes do acidente com o helicóptero que matou sete pessoas.


Na noite da tragédia, a assessoria do Palácio Guanabara informou que o governador estava seguindo para o Sul da Bahia para acompanhar as buscas - versão confirmada no dia seguinte em nota oficial, dando inclusive o horário de embarque de Cabral: 17h.


Os segredos de Sarney e Collor



Então está tudo certo. Não passou de mais um mal entendido da série de incompreensões que insiste em perturbar os primeiros meses do governo Dilma Rousseff. A presidente, que antes não queria, depois queria, e agora não quer de novo, enterrou de vez essa história de sigilo eterno para documentos ultrassecretos.


Livrou-se da indução hipnótica dos ex-presidentes José Sarney e Collor de Mello, que queriam porque queriam trancafiar segredos para todo o sempre.

Quem estalou os dedos e quebrou o encanto foi o Itamaraty. Assegurou que o Paraguai não reivindicará territórios de volta, que não há conflitos passados que perturbem o Acre nem qualquer outra fronteira geográfica ou de amizade entre os países com os quais o Brasil se relaciona ou se relacionou desde o descobrimento.

Só resta saber por quais sigilos Sarney e Collor tanto se bateram. Queriam esconder o que?

Como vão guardar em segredo absoluto suas motivações, permite-se liberdade plena para qualquer tipo de conclusão. E, a julgar pela folha corrida de ambos, nada indica ser boa coisa.

Não vamos descobrir nunca. Talvez as próximas gerações até consigam, caso o Senado não modifique a proposta da Câmara de abrir os documentos ao público em, no máximo, 50 anos.

Mas a realidade não se pode esconder.

Donos e herdeiros de clãs que dominam seus estados e dão cartas em outros tantos, Sarney e Collor fizeram glória e fortuna exatamente nos maiores paraísos de miséria do país.

Em todos os indicadores sociais, o Maranhão de José Sarney só ganha das Alagoas de Collor de Mello. Os dois estados têm os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) – Maranhão, 0,683, e Alagoas, 0,677 - ; lideram os rankings de analfabetismo e de mortalidade infantil - Alagoas com 66 mortes por mil de crianças até um ano de vida e o Maranhão com 39 em mil -, e o de menor expectativa de vida. Somam-se aí taxas pornográficas de saneamento: o Maranhão tem apenas 1,4% de esgoto tratado, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico.

Ao querer manter debaixo do tapete atos de quando ocupavam o Palácio do Planalto – único motivo plausível para tanto empenho no sigilo eterno de documentos – Sarney e Collor, que, como se vê, não têm qualquer apreço pela população de seus estados, condenando-as à pobreza eterna, perpetuam-se como símbolos do que há de mais nocivo ao país.

E isso não é segredo.

A abulia dos brasileiros assaltados

Augusto Nunes



A legalização da gastança criminosa em segredo, decerto a mais obscena das pilantragens infiltradas no Regime Diferenciado de Contratações, vulgo RDC, talvez tenha sido escalada para o papel de bode na sala.

Com a remoção do sigilo bandido, os brasileiros que pagam todas as contas podem acabar engolindo sem engasgos, por achá-la menos intragável, a abjeção aprovada pela Câmara. É tudo o que os gatunos querem.

Agir em sigilo é sempre mais confortável, mas furtar com cara de quem presta serviços à pátria é uma das especialidades da turma que organiza, com o olho rútilo e o lábio trêmulo, a Copa da Roubalheira e a Olimpíada da Ladroagem.

O texto que regulamenta o assalto aos cofres públicos sem perigo de cadeia embute uma gazua em cada parágrafo. Uma das mais eficazes é a que elimina tanto a apresentação do projeto básico quanto a limitação das despesas. Favorecida pelas duas espertezas, a procissão de “gastos imprevistos” vai produzir milagres da multiplicação do patrimônio de matar de inveja um Antonio Palocci.

Os retoques que conseguiram tornar apavorante um horizonte desde sempre perturbador confirmaram que, para anabolizar a criatividade, nada melhor que a ganância. O deputado Jovair Arantes, do PTB de Goiás, emplacou uma emenda que estende as regras do RDC a todas as obras executadas num raio de 350 quilômetros em torno de qualquer das 12 sedes de grupos da Copa.

Como Brasília vai hospedar uma das chaves, por exemplo, a licença para roubar será estendida a Goiânia, onde Arantes caça votos. Excitada com a ideia, a bancada do PDT radicalizou: propôs a aplicação da malandragem em todo o território nacional.

Giro Pelo Vale e Região

Justiça autoriza casamento gay em Jacareí


Sérgio Kauffman e Luiz André Moresi durante a cerimônia de união estável (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Sérgio Kauffman e Luiz André Moresi durante a
cerimônia de união estável


A Justiça de São Paulo autorizou nesta segunda-feira (27) o primeiro casamento civil gay do Brasil. De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ) do estado, o juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, homologou a conversão da união estável entre o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Segundo o TJ e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), é o primeiro caso de casamento civil homoafetivo no país.



Procura-se Roberto Peixoto

Procura-se o prefeito de Taubaté. Esta segunda-feira (27) foi o primeiro dia útil desde que Roberto Peixoto foi solto. Por isso, a expectativa era de que ele aparecesse para cumprir expediente no Paço Municipal, mas não foi o que aconteceu.

A assessoria de imprensa informou que Roberto Peixoto não esteve na prefeitura nesta segunda-feira (27). Ele estaria despachando documentos em outro local que não foi revelado ou informado. E ainda de acordo com a assessoria, não há nenhuma entrevista coletiva programada por enquanto.



Justiça determina o afastamento do prefeito de Bom Jesus dos Perdões

A Justiça determinou nesta segunda-feira (27) o afastamento do prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Carlos Rignik Junior, que é acusado de fraude em licitações. O afastamento atende a um pedido do Ministério Público.

Segundo a juíza da cidade, há evidências de que o prefeito abriu duas licitações para a contratação de um mesmo serviço: a realização de um festa na cidade em 2008. Quem assume a prefeitura a partir desta terça é o vice, Eduardo Henrique Massei.



Impostômetro atinge R$ 700 bilhões 25 dias mais cedo que em 2010

 

O Impostômetro, medidor eletrônico de arrecadação tributária mantido em São Paulo pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), atingiu por volta das 14h desta segunda-feira (27) R$ 700 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o começo do ano.

De acordo com a ACSP, o valor foi contabilizado 25 dias antes da data em que o mesmo montante foi alcançado em 2010, no dia 22 de julho.

A previsão do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), um dos criadores do "impostômetro", é de que até o final de 2011 sejam arrecadados R$ 1,4 trilhão em tributos.