Ranking da consultoria Interbrand elegeu as marcas globais mais valiosas do mundo. Nenhuma brasileira está na lista
Das dez maiores marcas do mundo atualmente, sete são do setor de tecnologia. A conclusão é da Interbrand, consultoria de marcas (branding), que apresenta a 12ª edição do ranking das 100 Melhores Marcas Globais. A Coca-Cola segue como a marca mais valiosa do mundo, segundo a pesquisa. A fabricante de bebidas vale 71,8 bilhões de dólares, aumento de 2% em relação ao levantamento anterior, quando valia 70,4 bilhões de dólares. A segunda marca mais valiosa é a IBM, que se valorizou 8%, de 64,7 bilhões de dólares em 2010 para 69,9 bilhões de dólares na edição 2011 do levantamento. Em seguida, aparecem, em ordem: Microsoft, Google, GE, McDonald's, Intel, Apple, Disney e HP na décima posição. Destas, a que mais cresceu foi a Apple, que saltou da 17ª colocação no ano passado para a 8ª posição neste ano.
Brasileiras – Não há empresas brasileiras entre as 100 marcas mais valiosas. "Várias companhias brasileiras poderiam entrar para o ranking de acordo com o valor da marca, entretanto, elas precisam avançar em outros quesitos", disse Penido. É preciso que a empresa tenha um terço de sua receita fora do local de origem e deve ser lembrada por pessoas em qualquer lugar do mundo, mesmo fora do seu setor de atuação. Vale e Petrobras são fortes candidatas a entrar no ranking por conta da atuação em outros países, porém, as duas companhias são pouco conhecidas fora de suas atividades. Já o Itaú Unibanco atingiu o valor de marca necessário, mas não possui presença global. Diferentemente da Alpargatas. "A fabricante das Havaianas tem presença mundialmente reconhecida e sua receita tem forte contribuição de outros países, mas ainda não atingiu o valor mínimo para entrar no ranking", conta Penido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário