sábado, 9 de abril de 2011

Notícias do Vale



Inpe sediará o maior programa internacional de estudos espaciais

A Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla em inglês) acaba de anunciar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como sede do mais importante e abrangente programa de treinamento do mundo na área.

O SSP13 (Space Studies Program) trará a São José dos Campos cerca de 120 estudantes de diversos países para aulas sobre engenharia e aplicações de satélites, política, gestão e legislação espacial, entre outros temas. Serão nove semanas de estudos multidisciplinares, de 17 de junho a 17 de agosto de 2013.

Embora possua um campus central na França, a cada ano a ISU elege instituições ao redor do mundo para realizar este programa. “Estamos orgulhosos, pois o INPE e a cidade de São José dos Campos terão a oportunidade de reunir especialistas do mundo todo, ao mesmo tempo em que se destacam as iniciativas brasileiras nas áreas de aplicações, engenharia e ciências espaciais, promovendo a cooperação internacional”, comenta Gilberto Câmara, diretor do INPE.
 
 
Obra do novo Fórum de São José já tem mais de seis anos de atraso
 
A construção do novo Fórum de São José dos Campos virou uma novela. Já são seis anos desde o início da obra e ainda não há previsão de quando será entregue. Enquanto isso, pilhas de processo se acumulam no prédio antigo, já sem condições de atender a população.

Nesse tempo, duas empresas que venceram a licitação abandonaram o projeto. Uma terceira está tocando a obra. O custo também mudou dos R$20 milhões anunciados, para R$25 milhões.

O aumento no valor, segundo a Secretária de Obras, foi por causa de mudanças no projeto. “Houve uma solicitação por parte da Secretaria de Justiça de alteração de várias utilizações para os prédios com relação a layout, com relação a cargas, e com isso tivemos que desenvolver novos projetos, alterar as planilhas e os serviços”, explica a Secretária de Obras, Flávia Pitombo.

O projeto inicial previa um prédio de seis mil metros quadrados, com salas de Varas, Salão do Júri e Cartórios. O atual tem 19 mil metros quadrados e inclui uma área para o Ministério Público e lanchonete.
 
 
Taubaté: genro e mulher do prefeito ficam sem trabalho

A prefeitura de Taubaté foi notificada da exoneração do genro e da mulher do prefeito Roberto Peixoto, pedida pela Justiça. Por conta da decisão judicial, os dois não foram trabalhar nesta sexta-feira (8).

Desde janeiro, Luciana Peixoto estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social. Já o genro do prefeito, Anderson da Silva Ferreira, ocupa o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Turismo. O Tribunal de Justiça acatou o pedido do Ministério Público que considerou irregular a contratação deles. No entedimento do MP, essa prática configura nepotismo.

Segundo o secretaria de assuntos jurídicos de Taubaté, na segunda-feira a prefeitura vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário: