segunda-feira, 11 de abril de 2011

Família Sertaneja

Rimas de reis e sertanejos

Parece cena de cinema. Essa foi a impressão que a maioria das pessoas teve no lançamento da novela "Cordel Encantado", que a Globo estreia hoje no horário das seis. A trama pode ser resumida em amostra da história de realezas europeias e nordestinos que se fundem em lendas heroicas como nos poemas e nas prosas da literatura de cordel feita na Europa, na Idade Média.

O romance da mocinha com o mocinho será o foco em discussão como sempre escrito nos roteiros. Mas esse enlace de desejo e amor terá como pano de fundo o envolvimento de pessoas que têm estilos de vida diferentes e estão em extremos opostos do mundo.
 
 
Tom e Arnaldo: simpatia sertaneja

Eles são descontraídos e sorridentes, então é fácil entender por que a dupla Tom e Arnaldo é tão querida no circuito sertanejo. Espontaneidade e o jeito divertido são características que eles levam ao palco. "Queremos levar alegria às pessoas com a nossa música", diz Arnaldo.

Na estrada desde 2008, eles começaram em festas de amigos e churrascos. Na primeira apresentação juntos, em um bar de Sertãozinho, tudo foi de improviso. "Tocamos o repertório que cada um estava acostumado", lembra Arnaldo, 29, que, na verdade, se chama Leandro.

Ninguém poderia imaginar que a brincadeira se tornaria profissão. Hoje, com mais de 15 pessoas na equipe, a dupla cumpre agenda de shows em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
 
 
Irmãs Barbosa

irmas_barbosa
Elas não vieram de estados do norte ou nordeste do país, nem do campo ou do interior. Elas são da Paulicéia Desvairada mesmo. No concreto cinzento da cidade é que encontraram a inspiração para dar mais cor a suas vidas. Aprenderam a cantar por acaso. Ainda bem pequenas ajudavam a mãe a arrumar a casa e entre uma faxina e outra cantavam para o tempo passar mais depressa. Intuitivamente, Dinah fazia a primeira voz e Edna, a segunda.

Percebendo as duas belas vozes que tinha dentro de casa, seu Osvaldo, o pai, que também é músico, resolveu incentivar as filhas a trilharem a carreira artística. Amante da boa música sertaneja de raiz, ele passou a mostrar a beleza dos sons da terra e aos poucos foi lapidando o talento das meninas como dois diamantes. As horas intermináveis de estudo de voz, afinação e ensaios aos poucos foram preparando o terreno para que o dom das irmãs logo se firmasse definitivamente.

Sem perder tempo, seu Osvaldo tratou de inscrevê-las em festivais de música sertaneja e a confirmação do talento das meninas vinha sempre com os primeiros lugares conquistados. Marcaram presença, por dois anos consecutivos, no Festival Arizona promovido pela rádio Globo, o mais importante e decisivo da carreira delas. Em 1979 ficaram em segundo lugar e no ano seguinte arrasaram com o primeiríssimo lugar.
 
 
Confiram aí: Irmãs Barbosa - Sanfona Xonada.
 

Nenhum comentário: