terça-feira, 12 de abril de 2011

Doações sob risco na Região Serrana do RJ

O Globo


Cerca de 85% das doações vindas de todo o Brasil para Teresópolis foram enviadas a sete galpões emprestados por empresários locais. Nesta terça-feira, data em que a tragédia completa três meses, ainda há mais de 400 mil quilos de arroz, 60 mil de feijão, 130 mil litros de água, seis mil pacotes de fraldas, 35 mil sabonetes e outros milhares de produtos à disposição das vítimas, guardados em três imóveis.

Esses exemplos da solidariedade, porém, correm o risco de estragar por má administração: os donos dos galpões, que não estão cobrando aluguel pelo uso do espaço, admitem que não têm mais condições de manter a situação sem a ajuda financeira da prefeitura.

Eles estimam que o custo por mês de manutenção seria de R$ 30 mil, enquanto o total de doações valeria, em média, R$ 5 milhões. Hoje, movimentos sociais de Teresópolis promovem uma manifestação, batizada de "Dia do chega", organizada por 42 entidades da sociedade civil com a expectativa de reunir dez mil pessoas na Praça Olímpica, no Centro.

Nenhum comentário: